Perguntas Frequentes

por Interlegis — publicado 09/01/2019 12h30, última modificação 07/07/2023 10h15
Esta é a FAQ do site, uma relação de perguntas que são feitas com frequência para a Casa Legislativa e suas respectivas respostas.

FAQ

Perguntas e Respostas

Sobre a Câmara

1. O que é a Câmara Municipal de Vereadores?

A Câmara Municipal de Vereadores é o órgão legislativo responsável por representar a população em nível municipal e exercer funções legislativas, fiscalizadoras e deliberativas.

2. Qual é a função da Câmara Municipal de Vereadores?

A Câmara Municipal tem como principais funções legislar, fiscalizar o poder executivo local, aprovar o orçamento municipal, representar os interesses da população e discutir e votar projetos de lei. Cabe à Câmara Municipal legislar sobre assuntos de interesse local, observadas as determinações e a hierarquia constitucional, suplementarmente à legislação federal e estadual, e fiscalizar, mediante controle externo, a administração direta e indireta.

3. Onde está localizada a Câmara Municipal de Vereadores?

A sede da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte – MT, Avenida Vitória n° 972, bairro: Centro, município de Ipiranga do Norte – MT.

4. Qual o horário de funcionamento da Câmara Municipal de Ipiranga?

O horário de funcionamento da Câmara é das 07:00 às 13:00 h de segunda à sexta.

5. Quero falar com a Câmara, como eu faço?

Você pode entrar em contato com a Câmara indo pessoalmente em sua sede, por telefone, por e-mail ou por meio do protocolo eletrônico. Clique aqui para ver as informações de contato.

Sobre os Vereadores

1. Quantos vereadores compõem a Câmara Municipal?

 Hoje a Câmara Municipal de Ipiranga do norte - MT é composta por 9 vereadores, sendo a quantidade de vereadores proporcional ao tamanho da população, conforme Constituição Federal.

2. Qual é a remuneração dos vereadores?

A remuneração dos vereadores pode ser vista no Portal de Transparência. Clique aqui para ver a remuneração dos Vereadores.

3. O que é verba indenizatória e como funciona para os vereadores?

 A verba indenizatória é uma quantia destinada aos vereadores para ressarcir despesas decorrentes do exercício de suas funções. As regras e valores da verba indenizatória são estabelecidos pela legislação municipal. Clique aqui para acessar a Lei que regulamenta a Verba Indenizatória.

4. Como posso acompanhar o trabalho dos vereadores?

Você pode acompanhar o trabalho dos vereadores por meio das sessões da Câmara Municipal, das redes sociais, do site oficial da Câmara e da imprensa local, que costuma cobrir as atividades dos vereadores.

5. Qual é a função do presidente da Câmara Municipal?

O presidente da Câmara Municipal é o vereador responsável por presidir as sessões, representar a Câmara perante outros órgãos, coordenar os trabalhos legislativos e administrativos, entre outras atribuições.

Sobre as Sessões

1. Quais são os dias e horários das sessões da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte?

Os dias e horários das sessões são definidos pelo regimento interno. As sessões ordinárias acontecem segunda-feira às 08h da manhã, porém podem ser alteradas de acordo com a necessidade. Já as sessões extraordinárias não tem dia e horário fixo, são convocadas e agendadas de acordo com a necessidade e por deliberação da Mesa Diretora e demais vereadores. 

2. Posso participar das sessões da Câmara Municipal? Como funciona?

Sim, as sessões da Câmara Municipal são abertas ao público. Você pode acompanhar as Sessões pessoalmente no Plenário da Câmara ou através da internet pelo nosso Canal no Youtube. Clique aqui para acessar o Canal do Youtube.

 

Sobre as Matérias e Processo Legislativo

1. Como eu fico sabendo quais projetos estão em trâmite?

A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte conta com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, que é onde estão todas as informações sobre os projetos e demais matérias. Clique aqui para conhecer o SAPL.

2. Como acompanhar um projeto de lei?

Para acompanhar um projeto de lei ou uma matéria acesse o SAPL clique em Matérias Legislativas e pesquise a matéria que gostaria de acompanhar. Clique aqui para acessar as Matérias Legislativas.

3. Dá para saber o que vai ser votado?

Para saber o que vai ser votado em uma sessão acesse o Site e clicar em Pauta das Sessões. Clique aqui para acessar a pauta das sessões.

4. Como funciona o processo de votação dos projetos de lei na Câmara Municipal?

O processo de votação dos projetos de lei na Câmara Municipal segue as regras estabelecidas pelo regimento interno. Após a discussão e análise nas comissões, o projeto é colocado em votação durante as sessões, onde os vereadores podem votar a favor, contra ou se abster.

5. Como faço para sugerir um projeto de lei na Câmara Municipal?

Todo cidadão pode sugerir projetos ou idéias legislativas. Acesse ouvidoria sugestões Clique aqui para saber como fazer sua sugestão.

6. Onde encontro as leis municipais?

Clique aqui para acessar as Leis Municipais.

 7. O que é uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)?

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um instrumento utilizado pela Câmara Municipal para investigar determinados fatos relevantes para o interesse público. As CPIs têm poderes de investigação equiparados aos de autoridades judiciais.

8. Qual é o papel da Câmara Municipal na aprovação do orçamento do município?

A Câmara Municipal tem o papel de analisar, discutir e votar o projeto de lei do orçamento municipal enviado pelo poder executivo. Os vereadores podem propor emendas ao projeto e têm a responsabilidade de garantir que o orçamento atenda às necessidades da população.

Transparência e Acesso à Informação

1. O que é o Portal da Transparência?

O portal de transparência é uma plataforma online disponibilizada por todo órgão público, com o objetivo de promover a transparência e facilitar o acesso dos cidadãos a informações sobre a gestão pública. O portal de transparência contém dados e documentos relacionados às receitas, despesas, licitações, contratos, remuneração dos servidores, entre outras informações financeiras e administrativas do órgão. Clique aqui e conheça o Portal de Transparência da Câmara Municipal de Ipiranga .Clique aqui para acessar.

2. Como posso ter acesso às informações das despesas da Câmara Municipal?

As informações financeiras da Câmara Municipal estão disponibilizadas no Portal de Transparência em Despesas. Clique aqui para acessar. 

3. Como acesso as informações sobre os servidores e suas remunerações?

As informações sobre os servidores e suas remunerações estão disponibilizadas no Portal de Transparência em consulta de servidores . Clique aqui para acessar.

4. Onde encontro informações sobre as Licitações?

As informações sobre as Licitações estão publicadas no Portal da Transparência na sessão Licitações e Contratos. Clique aqui para acessar. 

5. Não encontrei a informação que eu estava procurando o que eu faço?

Se não encontrou a informação que estava procurando você poderá enviar um Pedido de Acesso à Informação através de nosso SIC-Serviço de informação ao Cidadão. Clique aqui para acessar.

 

Ouvidoria

1. O que é a Ouvidoria?

A Ouvidoria Legislativa Municipal é um órgão de interlocução entre a Câmara Municipal e a sociedade, constituindo-se em um canal aberto para o recebimento de solicitações, pedidos de informações, reclamações, sugestões, denúncia e quaisquer outros encaminhamentos da sociedade, relacionados à Câmara Municipal e suas competências. Clique aqui e saiba mais sobre a Ouvidoria.

2. Como posso entrar em contato com a Ouvidoria?

Clique aqui e saiba quais são os canais de atendimento da Ouvidoria.