Carreta da Saúde de combate à hanseníase fará atendimentos médicos gratuitos em Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 10/09/2018 08h55, última modificação 10/09/2018 09h21

Foto: Prefeitura de Simplício Mendes/PI

A Carreta Novartis da Saúde estará em Ipiranga do Norte na próxima quarta-feira, 12/09, com uma programação destinada ao atendimento médico gratuito acerca da hanseníase e da leishmaniose. Na data, serão realizados em conjunto, pela Secretaria de Saúde,  o 3° Circuito da Saúde, com diversas palestras preventivas para a qualidade de vida, e o Setembro Amarelo, em promoção à saúde mental e a prevenção ao suicídio.

Quatro médicos infectologistas do programa, mais três clínicos gerais da rede de saúde municipal, estarão realizando a busca ativa das doenças junto aos pacientes. A Carreta Novartis da Saúde conta com 5 consultórios internos para o atendimento aos ipiranguenses. Os diagnosticados com as enfermidades receberão o tratamento completo.

O que é Hanseníase?

Em paralelo, o 3° Circuito de Saúde contará com palestras sobre gravidez na adolescência, fisioterapia pélvica, hipertensão, diabetes, nutrição, atividade física, prevenção contra a dengue com amostras de larvas em microscópio, saúde mental e prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo, dentre outros. Serão oportunizados, inclusive, testes rápidos de hepatite, sífilis, HIV, glicemia capilar, atualização da carteira de vacinação e a aferição da pressão arterial.  Já a Farmácia Municipal receberá medicamentos vencidos e em desuso dos munícipes. Isto, para a realização do adequado descarte do material.

CARIDADE

Em auxílio ao Hospital do Câncer de Mato Grosso, a Secretaria de Saúde está mobilizando a arrecadação de alimentos não perecíveis, agasalhos e fraldas. Haverá ponto de coleta das doações durante o evento.

HABITAÇÃO POPULAR

Na oportunidade, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social terá um stand no evento. Isto, a fim de realizar o cadastramento para o programa de habitação popular através de financiamento pelo Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal. Ipiranguenses com renda familiar de até R$ 7 mil reais poderá realizar a inscrição.

Toda a programação terá início às 8 horas da manhã do dia 12, no posto de saúde próximo aos Correios (PSF I), localizado na Rua dos Cajus. Maiores informações: Secretaria de Saúde -3588 1672; Secretaria de Trabalho e Assistência Social - 3588 1555.