Gestão Eficaz reúne 300 servidores de 31 municípios do polo de Sinop

por kary_imprensa — publicado 14/05/2018 08h43, última modificação 14/05/2018 08h43
Gestão Eficaz reúne 300 servidores de 31 municípios do polo de Sinop

Gestores da região de Sinop recebem capacitação sobre assuntos ligados à administração pública

Cerca de 300 servidores públicos de 31 municípios do polo de Sinop participam, nesta quinta-feira (10 de maio), da abertura do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento prossegue até o meio-dia desta sexta-feira (11) e tem por objetivo orientar gestores e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo sobre temas que geram mais demandas à Consultoria Técnica do TCE-MT.

O conselheiro interino Moises Maciel participou da abertura do evento e reforçou a função pedagógica do TCE, de levar conhecimento aos gestores, para que revejam os seus procedimentos e se tornem mais eficientes. "O Tribunal de Contas deixa as suas instalações, em Cuiabá e vem até os municípios para se reunir com os servidores e compartilhar conhecimento", destacou.

Capacitando gestores e servidores, o Tribunal de Contas espera impactar a qualidade das ações ofertadas pelo Poder Público ao cidadão. A avaliação é do secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Gabriel Liberato. Por esse motivo, o Gestão Eficaz percorre, todo ano, os municípios polo de Mato Grosso, sempre levando temas diferentes, atuais e pertinentes. Em 2018 o programa já visitou Rondonópolis e Cáceres.

Rosana Pereira Martinelli, prefeito do município de Sinop

Os temas abordados este anos são: 'Regras de Aposentadoria e Pensão: Perspectivas e Reforma Previdenciária', 'Relações do Poder Público com Organizações do Terceiro Setor', 'Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões Públicas', 'Gestão Orçamentária e Financeira Municipal', e 'Dispensa e Inexigibilidade de Licitação (aspectos gerais e jurisprudência selecionada)'.

A prefeita Rosana Pereira Martinelli abraçou a ideia de sediar o Gestão Eficaz justamente por entender que o resultado dessa capacitação pode ser revertido para a população. O município, que já é parceiro do Tribunal de Contas no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que prevê cumprimento de metas, pretende ser não apenas polo em saúde e educação, mas também em gestão e transparência de políticas públicas.

Maria do Socorro Pereira, vereadora
 Marion Machado, diretor pedagógico

Representando o Poder Legislativo, a vereadora Maria do Socorro Pereira, a Branca, disse que Sinop será nesses dois dias um polo de conhecimento e aprendizado para gestores e servidores públicos. Ela ressaltou que os vereadores precisam estar mais preparados para atender os cidadãos, que estão cada vez mais exigentes na defesa de seus direitos.

Diretor pedagógico e financeiro da Unemat, que cedeu o auditório para a realização do evento, Marion Machado observou que a universidade sempre será parceria de eventos que busquem o bem comum, o princípio iluminista do qual a universidade é guardiã.

•PROGRAMAÇÃO
Dia 17 de maio em Sorriso
VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Participam do Gestão Eficaz em Sinop representantes do municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Ipiranga, do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

FONTE: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO