Ipiranguense é medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

por kary_imprensa — publicado 19/09/2018 12h40, última modificação 19/09/2018 12h51
Eduardo Froes, medalhista de bronze na edição de 2017, recebeu a sua premiação no final de agosto de 2018.

Acervo pessoal da família.

Foi em 2017 que o estudante Eduardo Tanaka Froes, 14 anos, participou da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e se destacou após superar duas etapas de provas. A solenidade de premiação, ocorrida na Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá/MT, foi realizada recentemente em 31 de agosto, trazendo a medalha de bronze para Ipiranga do Norte/MT.

Até a época do desafio, com 13 anos de idade, Eduardo Tanaka Froes teve toda a sua formação escolar na rede pública de Ipiranga do Norte. Residente no Município a mais de 10 anos, cresceu como ipiranguense e estudou na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Em seguida cursou o 6º e o 7° ano na Escola Estadual André Antonio Maggi, instituição que representou na OBMEP. Apenas neste ano iniciou seus estudos em uma escola particular.

Novato no concurso, Eduardo Froes comenta que sentiu nervosismo antes da prova, mas que tranquilizou-se ao perceber que conseguiria resolver as questões com facilidade. A primeira etapa contou com questões objetivas e a segunda com discursivas. Para o desafio, ele não contou com a sorte e dedicou horários extras de estudo em casa, com o auxílio do seu pai, o engenheiro agrônomo Áureo Froes de Moraes Junior. Juntos, pesquisaram sobre as provas anteriores e as resolviam, a fim de estimular o raciocínio lógico do adolescente. Com um apreço especial por matemática, o estudante possui um rotina diária de estudo em casa de cerca de 3 horas e encontra tempo para outras atividades, bem como se entreter na companhia dos amigos. Na escola, Eduardo contou que a sua professora de matemática, Juliana Wegnyn, contribuiu muito no seu aprendizado. Acredita que a sua conquista pode servir como exemplo para as autoridades estaduais de que as escolas pequenas trazem resultados e merecem mais atenção e investimento.

Das mãos do coordenador regional da OBMEP no Mato Grosso, o professor da UFMT André Krindges, o adolescente Eduardo Froes recebeu a sua premiação no nível I, para estudantes do 6° e do 7° ano do ensino fundamental. Na Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte/MT o vereador Fabiano do Povo elogiou a conquista e o orgulho dado não apenas aos seus pais, mas para todos de Ipiranga do Norte/MT. Uma moção de aplauso deverá ser dedicada a ele na sessão solene de final do ano.

registrado em: