Lideranças discutem a implantação do PROERD em Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 04/06/2018 09h54, última modificação 04/06/2018 09h54
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar em ação conjunta com as escolas e famílias, promove aos adolescentes a conscientização sobre o uso de entorpecentes, noções de cidadania, técnicas de autocontrole, valorização da vida, dentre outros.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) está em fase de implantação em Ipiranga do Norte/MT. Na tarde de 22 de maio, reuniram-se lideranças locais - do Executivo e Legislativo Municipal, diretoras de instituições escolares, CONSEG e munícipes - junto ao Tenente Coronel Óttoni Cézar Castro Soares, adjunto do comando Regional da Polícia Militar de Sinop, para discutir a viabilização do projeto no Município.

O PROERD é um programa desenvolvido pela Polícia Militar, em ação conjunta com as escolas e famílias, para educar os jovens para uma vida mais saudável, no qual é trabalhado a prevenção do uso de drogas e a violência entre estudantes. Uma das principais metas é ajudar as crianças e adolescentes na identificação das pressões e influências diárias que estimulam situações de vulnerabilidade para o uso de drogas e à prática de violência, e assim desenvolver habilidades para resisti-las.

Segundo Nei Alves Pereira, presidente do CONSEG de Ipiranga do Norte/MT, há dois anos foi realizado o pedido de capacitação de um policial local para a aplicação do programa e agora está sendo estabelecido parcerias com as escolas, Prefeitura e Câmara de Vereadores para a sua concretização. De origem estadunidense, o PROERD foi criado em Los Angeles em 1983 e dado a eficácia dos resultados de seu programa inspirou a sua criação no Brasil em 1992 e chegou ao Mato Grosso há 18 anos. Sinop, município pólo da região, desenvolve há cerca de 10 anos.

As aulas utilizam um material didático próprio, denominado ‘o livro do estudante’ de uso específico do Proerd.  Com ele são abordados fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica de resistência às pressões dos colegas e da mídia para o uso de entorpecentes, técnicas de autocontrole para se afastar da violência e lidar com o estresse, promoção da auto-estima, tomada de decisão e a valorização da vida.

O programa está em fase de estruturação, mas com data indefinida para o início das aulas junto aos estudantes. “O CONSEG vê um momento importantíssimo em fazer esta parceria, porque é benéfico para as nossas crianças. Nas palavras do nosso prefeito [interino Lisandro Ferreira] também está claro em dar todo o suporte para o PROERD acontecer”, afirmou Nei Alves Pereira.