Obras municipais foram inauguradas na celebração do 12° aniversário do "Grito do Ipiranga"

por kary_imprensa — publicado 25/04/2018 13h55, última modificação 25/04/2018 13h55

Neste último domingo, 22/04, quatro obras municipais de Ipiranga do Norte foram oficialmente inauguradas. Com as presenças de autoridades locais e políticos da região, da diretoria da Companhia Energética de Sinop (CES - UHE Sinop) e munícipes, a solenidade do 12º aniversário do “Grito do Ipiranga” iniciou às 8h30 na Câmara de Vereadores e prosseguiu com as visitas às obras.

Concretizadas através de diversos parceiros, as quatro obras concluídas foram entregues e confiadas aos secretários municipais, na manhã de domingo, para o atendimento à população ipiranguense. Confira os detalhes:

OBRA

VALOR

ORIGEM DO RECURSO

TAMANHO /  MODELO

ACADEMIA DA SAÚDE

R$ 241 279, 68

MINISTÉRIO DA SAÚDE (R$ 180 mil) + PRÓPRIO (R$ 61 279, 68)

134,06 m²

AMPLIAÇÃO DA EMEI CRESCER E APRENDER

(CONSTRUÇÃO DE TRÊS NOVAS SALAS DE AULA)

R$ 286 101,45

192 m²

DELEGACIA DA POLÍCIA CIVIL

R$ 179 746, 87

84,51 m²

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO CLUBE DE MÃES

CONVÊNIO:

R$ 120 mil

OBRA: R$ 109 MIL

SECID - EMENDA PARLAMENTAR DO DEPUTADO ESTADUAL MAURO SAVI (PSB).

306,66 m²

CONCESSÃO DE USO DE VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

CONVÊNIO:

R$ 120 MIL

BEM: R$ 99 925, 22

CAMIONETE L 200 TRITON

Os recursos investidos pela Companhia Energética de Sinop fazem parte do Programa de Apoio aos Municípios destinados às áreas de saúde, segurança e educação, que visa converter a indenização - devido à construção da hidrelétrica em uma parte do território de Ipiranga do Norte/MT -  em benefícios à população. O ex-ministro da agricultura, Neri Geller, esteve na solenidade e destacou a relevância da parceria entre a CES e o Município. “Investimento como esse da Usina são extremamente importantes, não só do ponto de vista econômico, mas social e principalmente do ponto de vista da sustentabilidade”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte/MT, Pedro Alessandro Nascimento (DEM), em seu pronunciamento destacou sobre os benefícios da parceria entre a CES e o Município, na qual além dos investimentos locais, estimula o progresso e o desenvolvimento da região através da geração de energia.

“Como é bom essa parceria com a Usina de Sinop, porque graças a essa parceria muita coisa boa está sendo colhido aqui em Ipiranga do Norte e com certeza muito mais iremos colher no futuro. Isso é um exemplo de que a gente constrói uma sociedade justa, melhor [...] com perspectiva de futuro ao seu povo com as parcerias”, discursou Pedro Alessandro.

Em resposta, o diretor presidente da CES Jean Christophe Delvallet recordou os investimentos já realizados em Ipiranga do Norte nas áreas de educação, saúde e segurança. Informou, inclusive, que futuramente será viabilizado recursos destinado ao monitoramento eletrônico a fim de auxiliar na segurança pública. Aos presentes agradeceu a parceria e comunicou que em setembro é previsto o enchimento do lago para iniciar a geração comercial no final do ano. “Agradecemos muito [...] e a parceria vai continuar. A usina vai ficar por muitos anos e essa proximidade - e esse entendimento -  vai continuar”, afirmou o francês Jean Delvallet.

Já a obra do Clube de Mães recebeu o recurso da Secretaria de Estado das Cidades (SECID/MT) através de emenda impositiva do deputado estadual Mauro Savi (PSB). Isto, em atendimento à solicitação encaminhada pelo ex-vereador Claudir Dapper (PP), ainda no mandato passado. O parlamentar não pode comparecer na inauguração, mas o vereador do Município de Sorriso/MT, Leandro Damiani (PSC), o representou e fez as honras na solenidade.

Participaram da solenidade de inauguração das obras as seguintes autoridades:

Diretor presidente da CES, Jean Christophe Delvallet;

Diretor de Meio Ambiente, Ricardo Padilha;

Gerente de Meio Ambiente, André Vasques;

Ex-ministro da agricultura Neri Geller;

Vereadores de Sorriso/MT Leandro Damiani (PSC) e Nereu Bresolin (DEM);

Prefeito Municipal de Ipiranga do Norte/MT, Pedro Ferronatto (PSDB);

Vice-prefeito, Lisandro Ferreira de Jesus (PDT);

Presidente do Legislativo Municipal, Pedro Alessandro Alves Nascimento (DEM);

Sub-tenente da Polícia Militar, Jurandir Leite da Silva;

Vereadores de Ipiranga do Norte/MT, Marcos Vargas (DEM), Fabiano do Povo (DEM), Cleonaldo França (SD), Nelson Fernandes (PSB), Jacir Laureano Maria (PSDB) e Junior Federice (PSD);

Secretários municipais: Michele Corrêa (Educação), Cláudia Helena (Assistência Social), Rogério Noro (Saúde) e Marcelo Bresolin (Coordenação Geral e Agricultura).

Academia da Saúde.

Novas salas de aula na EMEI Crescer e Aprender.

Clube de Mães "Amor e Vida".

Veja as fotos: