Produtores comemoram 15 anos de parceria público-privada em rodovia que interliga Ipiranga do Norte a Sorriso

por kary_imprensa — publicado 20/03/2018 10h01, última modificação 20/03/2018 10h01

Um grupo de produtores rurais de Mato Grosso comemorou neste sábado (17), os 15 anos de fundação de uma associação que possibilitou a pavimentação entre os municípios de Sorriso e Ipiranga do Norte, através de um projeto-piloto de parceria público-privada com o governo do Estado.

A Apasi (Associação Pró-Asfalto Sorriso/Ipiranga) nasceu em 2003 com cerca de 300 produtores tendo como objetivo o asfaltamento da MT-242 no trecho entre dois dos principais polos de produção agrícola da região Norte do estado. No acordo coube aos produtores bancar o custo da base e sub-base, ou seja 60% do valor da obra. A capa asfáltica foi “dada” pelo governo.

As obras começaram em agosto de 2003. Dois anos depois, preocupados com a manutenção da nova rodovia a associação construiu a praça de pedágio, a primeira de Mato Grosso. A operação, em caráter experimental começou em dezembro de 2006.

Passados quatro anos de operação sem qualquer ônus para o Estado, a rodovia e a praça de pedágio foram licitadas e a associação criada pelos produtores, agora com status de concessionária, ganhou o direito de exploração da rodovia pelo período de 20 anos.

Na comemoração deste sábado, os produtores destacaram o sucesso da parceria, que entre outros, ajudou a salvar vidas e diminuir o custo de manutenção dos veículos, sobretudo carretas e caminhões que fazem o transporte da produção regional. O recurso arrecadado com o pedágio é revertido na manutenção da própria rodovia e na compra de máquinas, equipamentos e veículos de socorro ao usuário, como duas ambulâncias, por exemplo.

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) participou da comemoração ao lado dos prefeitos Ari Lafin (Sorriso) e Pedro Ferronato (Ipiranga do Norte). Os diretores da associação parabenizaram o parlamentar por sua luta em defesa do setor produtivo e pediram que interceda pela melhoria na infraestrutura e logística de transportes. “Nilson, eu sei o quanto você está incumbido de nos representar em todo os nossos problemas, mas vamos dar uma prioridade nas BRs-242 e 163”, pediu o produtor Darci Ferrarin.

Nilson Leitão, que no último ano presidiu a frente parlamentar da agropecuária no Congresso, agradeceu o reconhecimento e fez destacou que se a economia brasileira tem dado sinais de recuperação, ela se deve ao setor produtivo. “O Brasil tem vivido um novo momento, um momento de recuperação da economia e a retomada da geração de emprego e renda e este sucesso passa necessariamente pelas mãos de homens e mulheres como vocês, que encaram as adversidades e as vencem. O que vimos aqui é prova de o setor produtivo é forte não apenas da porteira para dentro, onde sua competência é incontestável, mas onde quer que sejam chamados a colaborar”, disse Leitão, sob aplausos.

O vereador Nelson Fernandes (PSB) representou a Câmara de Ipiranga do Norte/MT no evento e na noite de ontem, 19/03, elogiou a administração da APASI durante a 7ª Sessão Ordinária: “Foi uma apresentação muito bonita e estão de parabéns porque não temos o quê reclamar da nossa pista daqui a Sorriso que está bem conservada”, disse.

FONTE: FOLHAMAX com adaptações.