Vereadores de Ipiranga do Norte se unem à mobilização em prol do Hospital Regional de Sorriso

por kary_imprensa — publicado 24/05/2017 20h15, última modificação 25/05/2017 12h42

O Hospital Regional de Sorriso, responsável pelo atendimento da saúde pública de 15 municípios da região do Teles Pires, enfrenta grandes dificuldades. Com os repasses do Governo do Estado de Mato Grosso atrasados, a unidade hospitalar sofre com a possibilidade de fechamento devido a carência de recursos básicos.

Uma audiência pública foi realizada na manhã de ontem, 23/05, na Câmara Municipal de Sorriso/MT para discutir a realidade do Hospital Regional e buscar medidas para a solução do problema. A diretora geral Ligia Souza Leite e o diretor técnico Roberto Yoshida (recentemente afastados dos cargos) explicaram aos presentes as dificuldades enfrentadas pelo HRS, em um apelo por ajuda à unidade hospitalar. Em seu pronunciamento, Ligia Leite afirmou que não fechará as portas do hospital enquanto houver condições de sua manutenção: “O Hospital Regional vai resistir até o último minuto, enquanto a gente tiver medicação, funcionários comprometidos, alimentação... nós estaremos atendendo a população”, disse. Confirmou, inclusive, que os estoques durarão apenas para alguns dias. Sobre a possibilidade de transferência de pacientes, explicou que os demais hospitais da região já se encontram superlotados, e não suportariam a demanda do Regional de Sorriso.

A audiência pública reuniu prefeitos, secretários, vereadores, bem como representantes da sociedade civil organizada, dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires.  O Consórcio integra os municípios de Ipiranga do Norte, Tapurah, Vera, Sorriso, Sinop, União do Sul, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Cláudia e Feliz Natal. A ata da reunião foi assinada pelos agentes políticos, e busca-se a realização de uma reunião com o Governo para cobrar soluções ao problema. De Ipiranga do Norte/MT estiveram presentes os vereadores Fabiano do Povo (DEM), Junior Federice (PSD), Jacir Laureano Maria (PSDB), Cleonaldo França (SD), Pedro Alessandro Nascimento (DEM), Sandro Alessi (PSB) juntamente com o prefeito Pedro Ferronatto (PSDB) e o secretário de saúde Rogério Noro.

O presidente da Câmara de Ipiranga do Norte/MT Pedro Alessandro Alves Nascimento (DEM) defendeu, na ocasião, que o Governo do Estado priorize a Saúde Pública de Mato Grosso. “A mensagem que nós temos que mandar para o governador é simples e direta: Senhor Governador, pegue a chave do cofre que Vossa Excelência têm, feche algumas portas e abra as portas da saúde”, disse.

Um ato público de mobilização será realizado amanhã, 25/05, em Sorriso/MT. A caminhada terá início às 15h30, com saída do Hospital Regional e seguirá até Agro Baggio, na BR 163. Em protesto, o tráfego da rodovia deverá ser interditado por 2 horas. Todos os cidadãos da região são convidados a participar trajados com roupas de cor preta.

Sobre a manifestação, o presidente Pedro Alessandro Alves Nascimento destaca que o protesto é uma medida “drástica” para que o “Governo do Estado possa ouvir o clamor da população que luta por uma atenção maior à saúde pública”, e será realizada de maneira “ordeira e pacífica”. “As vezes a gente pode achar que essa atitude é drástica, mas infelizmente nós sabemos que historicamente os governantes só atendem as demandas da população quando se toma atitudes drásticas como essa. Não seria bom paralisar a BR, mas para que a gente seja ouvido talvez seja necessário”, comentou Pedro Alessandro (DEM).

Assista a audiência pública completa: