1° DE OUTUBRO DIA DO VEREADOR

por Imprensa01 — publicado 01/10/2021 08h20, última modificação 01/10/2021 08h22

1º de outubro
Dia daquele que trabalha e luta sempre pelo futuro da nossa sociedade e do nosso município
A Câmara Municipal deseja um feliz dia a todos os vereadores.

O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira (o Brasil é uma federação composta por três esferas de poder: União, Estados e Municípios).

Assim, o vereador tem um papel equivalente ao que deputados e senadores possuem nas esferas mais amplas (Estados e União).
Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo.

E como um vereador pode representar, na prática, os eleitores? Pode-se dizer que a atividade mais importante do dia a dia de um vereador é legislar.

O que isso significa?

Podemos entender pelo verbo legislar todas as ações relacionadas ao tratamento do corpo de leis que regem as ações do poder público e as relações sociais no nosso país.

O papel de um vereador é de suma importância mas que precisa da participação e apoio da comunidade.