Alexandra Cossul pede fornecimento de chapéus com proteção solar para servidores municipais

por Karynne Fernandes publicado 04/12/2023 11h56, última modificação 04/12/2023 11h56

Imagem meramente ilustrativa, não corresponde ao dia da sessão.

A vereadora Alexandra Cossul apresentou na 36ª Sessão Ordinária, 13/11, a Indicação nº 163/2023, na qual indica a necessidade de fornecimento de chapéus com protetor de nuca e proteção solar contra os raios ultravioletas (UV) para os servidores que trabalham expostos ao sol em Ipiranga do Norte/MT.

A iniciativa da vereadora tem como base a necessidade de proporcionar maior proteção aos servidores públicos que desempenham suas funções sob exposição solar, especialmente em um período de intenso calor na região. O trabalho ao ar livre sob o sol pode aumentar o risco de câncer de pele, dentro outros problemas.

Dentre os servidores afetados por essa exposição estão agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, garis, vigias, zeladoras, e servidores da Secretaria de Obras, entre outros. A vereadora defende que todos eles necessitam de cuidados redobrados ao trabalhar sob o sol escaldante.

Em nota justificativa, explica que os chapéus com proteção UV são confeccionados com um tecido especial que bloqueia até 98% dos raios UV. Em vez de permitir que partes dos raios solares se infiltrem na roupa, esses chapéus bloqueiam praticamente todos os raios ultravioleta, protegendo a cabeça, o rosto e o colo.

A concretização dessa medida, atuará na prevenção e redução dos riscos de câncer de pele, contribuindo para um maior bem-estar laboral da equipe.

Para Cossul, “essa aquisição não será uma despesa para o poder público e sim um cuidado e uma forma de prevenção contra o câncer de pele.  De tal forma, que essa medida também visa diminuir os atendimentos futuros no SUS com consultas médicas e cirurgias de câncer de pele”, argumenta em nota.