Audiência Pública discute segurança no trânsito de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 02/06/2016 10h15, última modificação 02/06/2016 10h57

Preocupação com a segurança no trânsito. Este foi um dos motivos que mobilizou a Câmara e moradores para uma audiência pública, 19/05, junto ao Poder Executivo. O plenário lotado de munícipes oportunizou a discussão sobre o assunto, e o manifesto de necessidades.

O pedido de convocação da audiência, de autoria do vereador Nelson Jr. Padilha DSC09234.jpgFederice (PSD), com o apoio unânime da Casa Legislativa, destinou-se à discussão sobre a construção de faixas de pedestres elevadas nos perímetros escolares. De acordo com o vereador, às crianças são vulneráveis à perigos no trânsito, e a construção das faixas poderia contribuir para a segurança próximo às escolas. O secretário de coordenação geral da Prefeitura, Marcelo Jardel Bresolin, refletiu sobre a realidade de Ipiranga do Norte, e questionou se no presente momento as faixas elevadas atenderão as necessidades do Município. Destacou queDSC09244.jpg a função destas é a acessibilidade para os que possuem dificuldades de locomoção, e não propriamente como um redutor de velocidade. Outro ponto ressaltado pelo secretário é a ausência de calçadas em vários pontos da cidade. Esta realidade torna a construção inviável no momento, sobretudo pelos possíveis problemas de drenagem que poderão ser ocasionados, de acordo com a sua visão.

Segundo a assessora Silveth Xavier de Oliveira, engenheira civil, o Poder Executivo vem realizando levantamento de dados para a sinalização de trânsito, e quDSC09263.jpge o projeto abrange a cidade toda. Em meio às contribuições na discussão, o assunto foi ampliado abarcando a segurança no trânsito municipal como um todo. O presidente da Câmara de Vereadores Sérgio Araújo (PSDB), disse ao tratar a respeito da segurança para as crianças que “o problema para nós é imediato” e que “o grande problema é na saída da escola”, enfatizou. 

 

A vereadora e professora Susana Teixeira (PP) reforçou que a Câmara de Vereadores já cobroDSC09272.jpgu por meio de várias indicações problemas sobre o trânsito municipal. “Faz tempo que estão estudando esse projeto de trânsito. Até quando que pretendem estudar ou quando que vai se por em prática?” questionou.  Para o secretário Marcelo Bresolin “marcar data na Administração Pública não é fácil”, disse. Garantiu que os estudos estão adiantados, mas preferiu não estipular prazos. “Não adianta a gente se iludir falando que semana que vem está resolvido. Não é bem assim. Mas a nossa parte estamos fazendo dentro da legalidade, dentro da técnica, dentro da necessidade que a população precisa. [...] Assim que tivermos dados e informações do projeto vamos partilhar e ampliar a discussão”, argumentou.

Alguns munícipes reclamaram sobre a ausência de lombadas em muitas ruas. “Há mais de 4 anos [...] que solicitamos quebra molas na Rua dos Ipês” indignou-se uma moradora. Segundo ela, os excessos de velocidade dos veículos expõem as crianças de sua igreja a perigos, e uma das coisas que mais se necessita, além dos redutores, é de conscientização. Outra moradora reclamou do excesso de velocidade das carretas na Rua das Andorinhas. Segundo relato, a rua se tornou saída para os caminhões oriundos dos armazéns, e com a ausência de lombadas estes trafegam em altas velocidades. “Se um caminhão matar uma criança, esse caminhão vai fazer o quê? Vão embora e deixa uma mãe e um pai sofrendo. Vocês tem que atender quem mora lá e não os caminhoneiros”, reclamou indignada, sendo em seguida aplaudida pela maioria.

Dentre os pedidos e sugestões dos cidadãos estão: a construção de quebra molas nas ruas; criação do Conselho de Segurança do Trânsito; Guarda Municipal; Programa de educação para o trânsito nas escolas; maior fiscalização por parte da Polícia Militar; e a criação da Legislação de Trânsito Municipal.

(Ouça a DSC09255.jpgaudiência pública na íntegra aqui)

 “Essa discussão toda passa pela criação da legislação de trânsito de Ipiranga do Norte, porque enquanto não houver uma legislação, você não pode cobrar uma lei que não existe”, ponderou o presidente Sérgio Araújo (PSDB).

Segundo o vereador Claudir Dapper (PP), popularDSC09283.jpg Tuco, no ano de 2013 foi entregue ao Poder Executivo um modelo de Lei de Municipalização do Trânsito de Poconé/MT, adquirido por meio do DETRAN. “Quando você tem essa lei você consegue recursos para [...] sinalização”, disse. Os vereadores Júnior Federice (PSD) e Nelvio Tocolini (PMDB) também reforçaram a importância da Lei e cobraram a sua realização.

Em resposta, a engenheira civil Silveth Xavier de Oliveira, pediu aos vereadores para que pudessem (re)encaminhar ao secretário Marcelo Bresolin a legislação e as possíveis propostas. Com base nisso, o vereador Júnior Federice deixou como sugestão a realização de uma reunião do Poder Executivo, com o Legislativo, Polícia Militar e o Conselho de Segurança para a discussão de ideias antes da elaboração da minuta.    

(Ouça a audiência pública na íntegra aqui)

registrado em:
Mauro Augusto de Oliveira Kock
Mauro Augusto de Oliveira Kock disse:
10/06/2016 17h27
Boa tarde, não participei desta audiência pública por dois motivos. O primeiro é pelo fato de no dia e horário estar ocupado em outro compromisso mas o segunda é o desgosto em não ser valorizado no município pela administração municipal e dos servidores públicos não serem valorizados em nosso município, como recentemente foram enganados em uma assembléia geral sobre o nosso PCCS. Em primeiro lugar o poder executivo sabe que já fui Psicólogo Perito Examinador de Trânsito, que tenho pós-graduação nesta área e que inclusive já fui premiado no II Prêmio DETRAN/MT de Educação no Trânsito para o município de Ipiranga do Norte. O Projeto ao qual fomos premiados é justamente para o município de Ipiranga do Norte, mas foi engavetado por ser de minha autoria. Até quando a população será penalizada por desvalorizar os servidores públicos que se destacam? O que a população tem a ver com isto para ser penalizada em este projeto não ter sido colocado em prática? Sem mais palavras, deixo aqui meu desabafo com esta gestão que não valoriza os seus servidores públicos!!!
Comentários foram desativados.