Câmara concede título de Cidadão Honorário a Valcir Batista Gheno

por Karynne Fernandes publicado 08/08/2023 12h20, última modificação 08/08/2023 12h37

Em uma sessão realizada na manhã de ontem, 07, a Câmara aprovou por unanimidade a proposta de conceder o Título de Cidadão Honorário ipiranguense ao ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Valcir Batista Gheno. A iniciativa foi apresentada pelo vereador suplente João Cebola e obteve o apoio unânime dos demais.

Valcir Batista Gheno, reconhecido por seu engajamento em prol do desenvolvimento da comunidade rural e pelo compromisso com a defesa dos interesses dos produtores rurais, foi recordado como um exemplo de dedicação e trabalho em benefício da região. A sua trajetória à frente do Sindicato dos Produtores Rurais foi marcada pela busca de melhorias para o campo.

Nascido em 1960, na cidade gaúcha de Palmeiras das Missões, Valcir Batista Gheno migrou para o Mato Grosso com sua família em busca de novas oportunidades quando tinha apenas 8 anos. A família instalou-se no oeste do Paraná e, anos mais tarde, estabeleceu-se em Nova Ubiratã, já no Mato Grosso. A partir de então, a jornada de Gheno pelo desenvolvimento da região iniciou.

Ao longo dos anos, Valcir Batista Gheno desempenhou um papel fundamental no progresso de Ipiranga do Norte. Seu comprometimento com a cidade é exemplificado por sua atuação em várias áreas-chave. Ele foi um dos fundadores e presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte, uma entidade crucial para a defesa dos interesses da comunidade agrícola, a qual é a espinha dorsal da economia local. Além disso, Gheno participou de diversos conselhos municipais e foi uma figura central no movimento "Grito do Ipiranga", uma iniciativa que se expandiu para o âmbito nacional em prol da agricultura.

Além de suas contribuições para o setor agrícola, Valcir Batista Gheno também esteve envolvido em importantes aspectos culturais e sociais da cidade. Ele ocupou papel relevante no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), onde foi um dos idealizadores do tradicional evento "Porco a Paraguaia", uma festa que ganhou reconhecimento estadual. Gheno é o atual Presidente do Rotary Clube de Ipiranga do Norte, uma organização voltada para o serviço comunitário.

A concessão do Título de Cidadão Honorário é uma honraria que visa reconhecer indivíduos que, mesmo não sendo naturais da região, tenham contribuído de maneira significativa para o seu progresso e bem-estar. A entrega oficial do título está prevista para ocorrer em uma cerimônia solene com data ainda a definir.