Câmara Mirim realiza sua 2ª sessão ordinária; vereadores prestigiam o projeto

por Karynne Fernandes publicado 26/07/2023 13h05, última modificação 26/07/2023 13h05

A segunda sessão dos vereadores mirins de Ipiranga do Norte aconteceu hoje, 26, com a presença de 8 dos 9  jovens parlamentares eleitos pela comunidade escolar. O evento iniciou às 9 horas no Plenário da Câmara, abordando importantes pautas para os estudantes.

Sob a condução do presidente mirim, Giovane Magalhães de Jesus, de 17 anos, puderam exercitar a prática legislativa, se familiarizarem com o uso dos microfones, debates de ideias e a votação das matérias em pauta. Durante a sessão, os vereadores mirins apresentaram propostas voltados para melhorias na infraestrutura da escola estadual; a criação de programa de reciclagem; ampliação das coberturas externas dos postos de saúde; e instalação de placas ausentes em várias ruas e travessas. Ao todo, foram aprovadas 2 moções de aplauso mirim e 7 indicações. 

Em gesto de reconhecimento e gratidão, o presidente mirim Giovane Magalhães de Jesus foi o autor das duas moções de aplauso.  A primeira parabeniza o presidente da Casa, Rogério do Gás, pela sua iniciativa em retomar o projeto Vereador Mirim. “Esse projeto é muito significativo ao longo dos anos, pois haverá sempre um grupo de pessoas representando a escola”, disse Giovane. A segunda foi dirigida à secretária de Educação, Elisangela Carbonari, pela criação da fanfarra municipal quer vem se destacando em apresentações em outros municípios vizinhos.  

Os vereadores, Neto da Farmácia, Fábio Tavares, Cesar Damo e Alexandra Cossul marcaram presença e acompanharam a sessão com entusiasmo, destacando o papel em incentivar o interesse dos jovens pela política e questões públicas. Ao término da sessão os vereadores conversaram com os jovens, oferecendo feedbacks, esclarecendo dúvidas sobre a vereança mirim a fim desenvolverem ainda melhor a participação no programa.

Logo após, foi desenvolvido, pela vereadora Alexandra Cossul, um mini treinamento sobre postura e oratória. Na ocasião, os mirins puderam praticar a exposição e articulação de ideias com o uso do microfone. Ao final, foi oferecido um momento para convivência com lanche.


A próxima sessão mirim está prevista para acontecer em 11 de agosto, às 8h, e será aberta ao público.