Candidatos a Conselheiros Tutelares serão apresentados durante a sessão desta segunda-feira, 25

por Karynne Fernandes publicado 22/09/2023 14h22, última modificação 22/09/2023 14h22

A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte realizará, em sua 30ª Sessão Ordinária (25/09), às 8h, um evento para a apresentação dos 11 candidatos concorrentes ao cargo de conselheiro tutelar. A convocação foi feita pelo presidente da Câmara, Rogério do Gás. Os cidadãos estão convidados a comparecer para conhecer e conversar com os candidatos.

Cada candidato terá a oportunidade de usar a tribuna por três minutos para se apresentar e expor suas ideias e propostas de atuação no Conselho Tutelar. O encontro propõe uma aproximação entre os candidatos e a população, proporcionando um espaço de diálogo e esclarecimento sobre os objetivos e funções do Conselho Tutelar.

Além da presença física, o evento será transmitido ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook, @cmipirangadonorte, permitindo que mais cidadãos acompanhem as apresentações e participem de forma virtual.

Informações Eleitorais

As eleições para o Conselho Tutelar de Ipiranga do Norte estão marcadas para o dia 1° de outubro, das 8h às 17h, e ocorrerão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município. Podem votar todos os cidadãos que possuem título de eleitor registrado em Ipiranga do Norte, sendo permitido votar em apenas um candidato.

Serão disponibilizadas cinco vagas para membros eleitos e cinco vagas para suplentes. Este processo eleitoral é uma oportunidade para a comunidade ipiranguense escolher seus representantes, pessoas que irão atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Portanto, a participação cidadã é fundamental para uma escolha consciente e efetiva.

Conheça os candidatos:

A Importância do Conselheiro Tutelar

O papel do conselheiro tutelar é de extrema importância para a promoção, proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Este profissional atua como um elo entre a comunidade e o sistema de garantia de direitos, sendo fundamental para a efetivação de políticas públicas de atenção à infância e adolescência.

Os conselheiros tutelares são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles atuam em casos de negligência, exploração, abuso, crueldade e opressão, atendendo a reclamações, denúncias e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias e comunidade em geral.

Além disso, esses profissionais desempenham um papel educativo, conscientizando a comunidade sobre os direitos das crianças e adolescentes e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa.

A escolha consciente de conselheiros tutelares competentes, comprometidos e éticos é fundamental para a defesa e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes no município, impactando diretamente no desenvolvimento social e no bem-estar dos ipiranguenses. Por isso, a participação dos munícipes no processo de eleição destes representantes é crucial.