Cesar Damo indica necessidade de investimento em equipamentos de fisioterapia e a construção do laboratório de análises clínicas

por Karynne Fernandes publicado 15/03/2023 12h10, última modificação 15/03/2023 12h33

Na 2ª Sessão Ordinária, 13/02,  o vereador Cesar Damo apresentou duas indicações relacionadas à Saúde: a construção do laboratório de análises clínicas; a aquisição de equipamentos de fisioterapia e do protocolo Pediasuit, de terapia intensiva, para promover ajuste biomecânico para crianças.

O vereador Cesar Damo ressaltou a importância dessas indicações para a Saúde e que o laboratório foi promessa de campanha da atual gestão do Executivo: "tendo o laboratório de análises clínicas do Município sobra dinheiro para investir na própria Pasta da Saúde e também em outras”, comentou.

Em resposta, o Executivo informou que já está trabalhando em vista de construir o laboratório de análises clínicas e que o processo encontra-se em fase de licitação.  "Em breve esse sonho será realidade", escreve em nota.

Sobre a Indicação n° 018/2023, Damo comentou que a sala de fisioterapia é deficiente de muitos equipamentos para melhor atender os pacientes em reabilitação ou com necessidades especiais. Este pedido poderia ser atendido pela Prefeitura com o uso das emendas impositivas dos vereadores dedicadas à Saúde.

O Protocolo Pediasuit é um programa de terapia intensiva projetado para ajudar crianças com distúrbios neurológicos ou musculoesqueléticos, a evoluir no desenvolvimento motor, promovendo ajuste biomecânico que envolve o uso de um traje e equipamentos especializados. O traje é usado durante uma série de exercícios e atividades que são adaptados às necessidades e objetivos individuais da criança. Esses exercícios ajudam a melhorar o equilíbrio, força, coordenação e amplitude de movimento da criança, enquanto o traje fornece suporte e estabilidade.

Em nota, a Prefeitura informou que encaminhará para “avaliação de viabilidade e providências pela Secretaria Municipal de Saúde”.

Mais indicações do vereador:

Indicação: 017/2023: Aponta a necessidade de reforma na antiga sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE.

Em nota, a Prefeitura informou que "é nosso desejo a realização da referida obra, no entanto, precisamos trabalhar em parceria com o SAAE, autarquia que goza de independência administrativa e financeira para viabilizar recursos e concretizar essa obra tão importante. Parabéns pela iniciativa e gratos pela atenção".