Eluir Cavassin e Fábio Tavares indicam aquisição de equipamentos para Secretaria Municipal de Obras

por Karynne Fernandes publicado 30/03/2023 11h15, última modificação 30/03/2023 11h14

A Câmara encaminhou ao Executivo as indicações n° 010, 035 e 043/2023 aos quais apontam a necessidade de aquisição de um cavalo mecânico, triturador de troncos e um caminhão ¾ para a Secretaria de Obras. Os pedidos têm em vista melhorar as condições de trabalho dos funcionários e aumentar a eficiência dos serviços prestados aos ipiranguenses.

Os vereadores justificam que a aquisição desses equipamentos é fundamental para garantir a qualidade dos serviços de limpeza urbana e manutenção de estradas e vias públicas. O triturador de troncos, por exemplo, seria utilizado para o descarte adequado de resíduos de podas de árvores e arbustos, enquanto o caminhão e o cavalo mecânico seriam empregados no transporte de equipamentos e materiais de construção para obras e reparos em vias públicas.

Sobre a Indicação n° 035/2023 que pede o triturador de troncos, seu autor Eluir Cavassin comentou que a aquisição deste equipamento ajudaria na adubação, bem como não criar entulhos no lixão. Em apoio, Neto da Farmácia ressaltou que, a fim de melhor atender, ser adquirido um equipamento com maior capacidade para materiais pesados.

O triturador de troncos é muito útil para jardinagem e paisagismo, bem como limpeza urbana, pois permite a transformação dos resíduos de podas e cortes de árvores em material para compostagem ou para uso em paisagismo e jardinagem. Ajuda a reduzir o volume de resíduos sólidos e também a economizar dinheiro em despesas com transporte e descarte desses resíduos.

Em resposta oficial, a Prefeitura afirmou que já está em processo de aquisição do triturador e “em breve o referido equipamento já estará a disposição da secretaria competente e em plena atividade”, diz em nota.

Quanto ao pedido do caminhão ¾ (n° 043/2023), seu autor Eluir Cavassin explicou, em Plenário, que o atual veículo já possui muitos anos de uso e encontra-se em estado precário. Fábio Tavares elogiou o pedido e complementou sugerindo ao colega para incluir em seu pedido também a aquisição de um pequeno munck para facilitar nos serviços de obras.

Em assunto relacionado, já tramitou na Casa a Indicação n° 010/2023, de Fábio Tavares, em que pede a aquisição de um cavalo mecânico. A utilização deste veículo pode trazer diversos benefícios, principalmente no transporte de materiais, maquinários e equipamentos pesados para as obras em andamento. Com o uso de um cavalo mecânico, é possível transportar cargas maiores e mais pesadas, como retroescavadeiras e guindastes, essenciais para a realização de diversas atividades de construção e manutenção de infraestrutura urbana.

O Executivo respondeu em nota sobre a indicação e informou que busca “realizar a referida aquisição” com a “maior brevidade possível”, escreve. Já a Indicação n° 043/2023, de Eluir Cavassin, ainda aguarda resposta oficial do órgão.