Fábio da Mano Júlio sugere criação de programa de cuidadores destinado a crianças e idosos

por Karynne Fernandes publicado 06/12/2023 11h02, última modificação 06/12/2023 11h02
A Indicação Nº 172/2023 visa melhorar a qualidade de vida dos idosos e crianças que necessitam de cuidados especiais.

Imagem meramente ilustrativa, não corresponde ao dia da sessão.

Na busca por fortalecer a saúde e assistência social, o vereador Fábio da Mano Júlio apresentou a Indicação Nº 172/2023 na 38ª Sessão Ordinária, 27/11. A proposta sugere a criação de um programa municipal para disponibilizar cuidadores de idosos e crianças com necessidades especiais, visando melhorar significativamente a qualidade de vida destes grupos e suas famílias.

Esta iniciativa, que propõe a contratação de cuidadores por meio de concurso público, tem o potencial de trazer uma série de benefícios sociais e de saúde para Ipiranga do Norte. O programa visa oferecer atendimento especializado e personalizado para idosos e crianças especiais, garantindo que suas necessidades físicas, emocionais e sociais sejam atendidas de maneira adequada.

Além de melhorar a qualidade de vida dos diretamente atendidos, a medida apoia as famílias carentes, muitas das quais enfrentam desafios ao cuidar de parentes idosos ou com necessidades especiais. Os cuidadores profissionais podem identificar sinais de problemas de saúde ou complicações em estágios iniciais, garantindo que tratamentos adequados sejam buscados prontamente, o que pode reduzir a necessidade de tratamentos mais intensivos e caros no futuro.

Outro ponto a destacar, é o quanto a assistência a idosos e crianças com necessidades especiais mediante cuidadores capacitados pode facilitar a inclusão social desses indivíduos, promovendo sua participação em atividades comunitárias e melhorando seu bem-estar geral.

Agora, a Indicação Nº 172/2023 aguarda análise pelo prefeito Graxa, sendo um passo significativo para o avanço da assistência social e saúde em Ipiranga do Norte.