Limpeza Urbana: Vereadores recomendam melhorias na coleta, investimento em caminhão de lixo e valorização dos profissionais

por Karynne Fernandes publicado 23/03/2023 11h37, última modificação 23/03/2023 11h37

O tema da limpeza urbana entrou em pauta nas últimas sessões da Câmara de Ipiranga do Norte/MT. Três vereadores apresentaram indicações em vista de recomendar melhorias neste setor.

O vereador Fábio Tavares pediu, pela Indicação n°021/2023, para o Executivo “reavaliar a função de gari”, trazê-los para quadro de servidores municipais, bem como melhorar suas remunerações. Atualmente, a função é desempenhada por prestadores de serviços terceirizados.

Em resposta, o Executivo informou que avaliará a possibilidade. Contudo, ressaltaram que “caso venha a ser atendida essa indicação, o preenchimento das vagas obrigatoriamente serão feitas através de concurso público”.

A Indicação n° 030/2023, do Neto da Farmácia, apontou como necessidade a criação de um programa de coleta seletiva de lixo, resíduos e matérias orgânicas. Para o vereador, o programa é uma política pública muito necessária que engloba, principalmente, questões sociais e de saúde pública, além dos cuidados com o meio ambiente. “Todos nós sabemos que é algo necessário e não tem como viver sem isso”, disse. Em ponto de vista, o lixo também pode gerar riqueza e empregos e, se o Executivo não tem experiência no segmento, poderia abrir para a terceirização, atrair indústrias que trabalhem com este material.

Em complemento, o vereador Jacir da Vale comentou a experiência da empresa em que trabalha. As fazendas realizam a coleta seletiva, separação e comercialização do lixo para reciclagem. Segundo o vereador, o programa gerou mais de R$ 400 mil, que depois foram distribuídos entre as fazendas convertidos em benefícios aos colaboradores. Com base nisso, acredita que um programa semelhante realizado pelo Executivo Municipal geraria economia e empregos.

A Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte agradeceu a indicação, destacando-a como de grande importância, seja no quesito ambiental, quanto de saúde pública. Informou que a implantação do programa já compõe os planos de trabalho da gestão e buscam “com a maior brevidade possível tornar viável e colocar em prática ações no sentido [de] atender a presente indicação, o processo é longo, estamos avançando e tomando providências para tornar realidade”, escreve em nota.

Já Valmor Canever apontou, pela Indicação n° 036/2023, a necessidade de aquisição de mais um caminhão de lixo. O vereador comentou que esteve em diálogo com vários servidores da Secretaria de Obras que lhe apresentaram esta demanda. Por parte do Executivo, foi afirmado que já estão em processo de aquisição e “em breve estará disponível para a Secretaria de Obras, assegurando uma melhor prestação de serviço de limpeza”, escreve.