Município assina contrato para aquisição de novos maquinários para a Secretaria de Obras

por kary_imprensa — publicado 27/06/2018 10h50, última modificação 27/06/2018 10h55
A liberação do crédito de R$ 3 milhões e a assinatura do contrato realizado pelo prefeito em exercício Lisandro Ferreira (PDT), foi prestigiado no dia 20 de junho pelo vereador Nelson Fernandes (PSB).

Foto: Prefeitura de Ipiranga do Norte

Há uma semana o contrato de financiamento de R$ 3 milhões da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte/MT com o Banco do Brasil foi liberado e assinado pelo prefeito interino, Lisandro Ferreira (PDT). Isto, destinado à aquisição de máquinas, caminhões e equipamentos para uso na manutenção das estradas do Município.

Segundo dados do Executivo de Ipiranga do Norte/MT, mais de 12,3 milhões de sacas de soja e 16,7 milhões de sacas de milho, bem com seus respectivos insumos, são transportados pelas estradas do município. Há tempos a situação das estradas tem sido alvo de diversas reclamações por parte dos produtores rurais aos vereadores, preocupados com o escoamento de seus grãos. No decorrer da gestão 2017/2018 já tramitou na Câmara de Vereadores 17 indicações sobre o assunto.

Em 2017 o vereador Nelson Fernandes (PSB) atuou como secretário de obras e conheceu as dificuldades que a Pasta enfrenta para o atendimento de todas as demandas dos munícipes, seja do campo, como da cidade. Após deixar a Secretaria e retornar aos trabalhos do Legislativo apontou pela Indicação n° 004/2018 que o contingente de maquinários disponíveis não eram suficientes para o cumprimento das demandas e que novas aquisições seriam necessários. No mesmo mês chegou a Casa um projeto de lei, de autoria do  Executivo, visando autorizar a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 3 milhões para estes fins. O projeto obteve aprovação unânime dos vereadores e foi sancionada na Lei n° 637, de 27 de fevereiro de 2018.

A liberação do crédito de R$ 3 milhões e a assinatura do contrato realizado pelo prefeito em exercício Lisandro Ferreira (PDT), foi prestigiado no dia 20 de junho pelo vereador Nelson Fernandes (PSB), juntamente com o presidente do Sindicato Rural, Valcir Batista Gheno; o gerente do Banco do Brasil de Ipiranga do Norte, Mauro Medeiros; a contadora Marisa Konrath; e o prefeito efetivo Pedro Ferronatto (PSDB).

Conforme destacado pela Prefeitura, os recursos para pagamento da dívida contraída no financiamento serão oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “O equivalente a 65% do imposto arrecadado pelo município provém da agricultura, portanto, os impostos pagos estão retornando na forma de investimentos para o respectivo setor, o que beneficiará toda população ipiranguense”, ressalta em notícia o órgão.

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 25/06, o vereador Nelson Fernandes (PSB) fez uso da Tribuna para agradecer, em nome do Executivo, aos vereadores pela aprovação do projeto,  aos produtores pelo apoio, aos gestores pelo trabalho e ao Banco do Brasil pela negociação. Afirmou que o processo de aquisição dos caminhões, maquinários e equipamentos estão adiantados e que frota renovada beneficiará a eficiência dos trabalhos da Secretaria de Obras na manutenção das estradas e sobrará caminhões para cumprir com os trabalhos de limpeza urbana.