Neto da Farmácia propõe identificação de animais domésticos em circulação nas ruas de Ipiranga do Norte

por Karynne Fernandes publicado 05/10/2023 12h35, última modificação 05/10/2023 12h32
Iniciativa visa responsabilizar proprietários de animais por possíveis danos e fortalecer a Saúde Pública do Município.

Imagem meramente ilustrativa, não corresponde ao dia da sessão.

A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte/MT recebeu, recentemente, a Indicação Nº 132/2023, proposta pelo vereador Neto da Farmácia e apoiada por Alexandra Cossul, Celso da Tupi e Fabio da Mano Júlio.

A sugestão visa orientar o prefeito Graxa quanto à criação de um sistema de identificação para animais que circulam pelas ruas da cidade. Através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Controle e Endemias, propõe-se que estes animais utilizem um tipo de "brinco" ou etiqueta, que possua nome e número do proprietário.

Esta iniciativa decorre da necessidade identificada pelos vereadores de responsabilizar os donos de animais que possam causar danos a terceiros ou ao Município, seja por ataques, mordidas, acidentes ou propagação de doenças. Além de servir como um mecanismo de controle, a identificação ajudará no combate à verminose e outros problemas de saúde pública.

O objetivo é assegurar que, ao identificar um animal nas vias públicas, as autoridades possam contatar e responsabilizar seus proprietários, podendo, inclusive, aplicar notificações, custos de danos e multas, conforme a situação.

A proposta é uma continuidade das cobranças do vereador quanto a questão da circulação de animais nas ruas, e a busca por soluções para questões cotidianas que afetam o bem-estar da comunidade ipiranguense. Aguarda-se resposta do prefeito Graxa.

Assista a argumentação do vereador Neto da Farmácia: