OUTUBRO ROSA - MÊS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

por Imprensa01 — publicado 05/10/2021 08h48, última modificação 05/10/2021 08h48

Iniciamos o mês de Outubro e junto a ele o movimento Outubro Rosa que a fim de que conscientize a população feminina sobre o câncer de mama e que faça o autoexame, incentivar e ajudar a se tornar rotineiro a elas, para que se consiga reduzir cada vez mais a taxa de mortalidade da doença — cerca de 60 mil casos são descobertos por ano segundo informações.

De acordo com informações do site gineco.com, falemos um pouco sobre o autoexame:

O Câncer de Mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras. Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.

 

Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres.

 

O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração.

 

A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

 

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.

 

Autoexame das mamas

Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

 Incentive e cuide da mulher ao seu lado e, principalmente, a você mulher, cuide da mulher que você vê ao se olhar no espelho. 

Amor-próprio começa nos detalhes. Cuidar-se é a melhor maneira de se amar e ser feliz.

Se conheça, se ame, se cuide!