Plano Plurianual 2018/2021 é aprovado pela Câmara

por kary_imprensa — publicado 05/09/2017 16h00, última modificação 05/09/2017 16h00

Na 26ª Sessão Ordinária, 28/08, a Câmara Municipal de Ipiranga do Norte aprovou com louvor o Plano Plurianual para 2018/2021. Após várias audiências públicas realizadas pelo Executivo e analisadas pelo Legislativo, a etapa do PPA está concluído e forma as bases para duas outras lei fundamentais que também serão debatidas: A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O que você planeja para Ipiranga do Norte para os próximos quatro anos? Esta pergunta esteve como pano de fundo das discussões, seja com o Legislativo e com a sociedade ipiranguense que teve a oportunidade de contribuir na sua elaboração através das audiências públicas e de formulários virtuais. Na avaliação geral dos vereadores, as audiências nos bairros contribuiu muito para a maior participação dos munícipes e tornou o processo de elaboração e análise do PPA muito mais acessível e democrático. Para o presidente Pedro Alessandro Nascimento (DEM) a participação dos munícipes poderia ter sido maior, mas considerou um bom início: "Esse ano o PPA teve um debate mais aprofundado, não digo nem por parte da Casa, mas pela própria sociedade através das audiências públicas que foram feitas nos bairros. Inclusive foi uma indicação nossa para que fosse feito um orçamento participativo e felizmente esse 'orçamento' foi feito. Claro que é importante registrar que a população poderia ter participado bem mais [...] pois teria com certeza sido muito melhor...mas é um bom começo", avaliou.

A próxima fase será os debates a cerca da Lei de Diretrizes Orçamentárias. A audiência pública para a sua discussão foi marcada pela Prefeitura para a noite de hoje, 05 de setembro, às 19 horas no Plenário da Câmara  de Vereadores. Após a fase da LDO, será a vez da Lei Orçamentária Anual. Nela será especificado os valores que serão destinados para cada programa do Executivo. Para o presidente Pedro Alessandro (DEM) o orçamento precisa ser elaborado o mais próximo da realidade de Ipiranga do Norte, a fim de se evitar os remanejamentos ao longo do ano e facilitar a concretização do planejamento. "Se você já sabe quais são as prioridades, o que é que você quer para a administração fica muito mais fácil de se planejar. [...] Aquelas ações que ele acha que é prioritário que já coloque pelo menos o orçamento aproximado", disse.

Assista ao debate completo: