Presidente Rogério do Gás apresenta projeto para criação da Escola do Legislativo

por Karynne Fernandes publicado 15/12/2023 12h57, última modificação 15/12/2023 12h57

Imagem meramente ilustrativa, não corresponde ao dia da sessão.

Durante a 40ª Sessão Ordinária, 11/12, o Presidente Rogério do Carmo Gabriel - popular Rogério do Gás - apresentou o Projeto de Resolução Nº 008/2023, que propõe a criação da Escola do Legislativo no município. O projeto, que agora está em trâmite, tem previsão de votação na primeira quinzena de fevereiro de 2024.

Conforme a proposta, o objetivo da Escola do Legislativo é proporcionar um aumento na qualidade e aperfeiçoamento dos trabalhos na Câmara, além de aproximar os cidadãos das atividades parlamentares e administrativas do setor público, com foco especial na classe estudantil. A iniciativa visa integrar o Projeto Vereador Mirim a fim de ampliar o alcance dos trabalhos, que tem gerado grande interesse entre os estudantes em compreender as operações dos poderes Legislativo e Executivo.

A justificativa do projeto ressalta a importância da Escola do Legislativo como um meio de renovar o Poder Legislativo local, fomentando a emergência de ideias inovadoras e aprofundando o engajamento da comunidade com as atividades do poder público. Este projeto é inspirado em modelos bem-sucedidos de outras câmaras municipais e da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Além disso, o Projeto de Resolução prevê o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a cidadania, a qualificação de lideranças comunitárias e políticas, e a promoção de eventos sobre temas relevantes para a sociedade. A Escola do Legislativo de Ipiranga do Norte, se aprovado sem modificações, operará sob a subordinação direta da Mesa Diretora da Câmara Municipal, com autonomia organizativa, pedagógica e didática.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Ipiranga do Norte busca fortalecer seu papel educativo e informativo em prol do fomento ao exercício ativo e consciente dos cidadãos, aproximando ainda mais a população das atividades legislativas e promovendo uma cultura de participação cívica e responsabilidade comunitária.