Projeto de Lei que Institui a “Semana da Vida e Dia do Nascituro” é aprovado pela Câmara

por Karynne Fernandes publicado 25/10/2023 13h55, última modificação 25/10/2023 14h09
Iniciativa do presidente Rogério do Gás busca promover a conscientização sobre a importância da vida desde a concepção.

Rogério do Gás, autor do projeto de lei.

Em sessão realizada na última segunda-feira, 23 de outubro, a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 009/2023, de autoria do presidente Rogério do Carmo Gabriel, conhecido como Rogério do Gás. O projeto visa instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos de Ipiranga do Norte a campanha "Semana da Vida e Dia do Nascituro".

O projeto tem como objetivo principal promover a conscientização e sensibilização acerca da importância da vida, estimulando a reflexão sobre o valor intrínseco de cada ser humano, a proteção da vida em suas diferentes fases, e os direitos e deveres associados a ela. A "Semana da Vida" será celebrada anualmente de 01 a 07 de outubro, seguida pelo "Dia do Nascituro" em 08 de outubro.

A proposta inclui a realização de atividades educativas, palestras, workshops e debates em escolas de educação básica e superior, bem como em espaços públicos, com ênfase na dignidade e valor da vida, abordando temas sensíveis como os riscos físicos, emocionais e éticos associados ao aborto induzido. O projeto também enfatiza a importância do acompanhamento físico e psicológico das gestantes e recém-nascidos, oferecendo informações sobre alternativas ao invés do aborto, a entrega legal para adoção, cuidados pré-natais e apoio para uma gestação saudável.

O autor da proposta, presidente Rogério do Gás, ressaltou a importância de se discutir e educar a população sobre esses temas cruciais. "A vida é o bem mais valioso que possuímos e merece ser protegida e respeitada em todas as suas fases," comentou o presidente.

Após a aprovação unânime pelo plenário, o projeto foi encaminhado para a Prefeitura de Ipiranga do Norte, onde aguarda a sanção do prefeito Orlei José Grasseli, conhecido como "Graxa". A iniciativa é vista como um passo significativo no reconhecimento e defesa da vida humana no Município.