Segurança: Jacir da Vale pede instalação de câmeras nas principais vias de Ipiranga do Norte

por Karynne Fernandes publicado 28/03/2023 11h15, última modificação 28/03/2023 11h45

Na foto: Jacir Laureano Maria.

Na manhã da última segunda-feira, 27/03, 2° secretário Jacir Laureano Maria - popular Jacir da Vale - apresentou a Indicação n° 057/2023. Nela, pede ao Executivo ipiranguense a instalação de câmeras de segurança nas principais vias da cidade, por meio de parceria com o Governo do Estado, pelo programa Vigia Mais MT.

Em justificativa durante a 8ª Sessão Ordinária, o vereador comentou sobre o programa Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso, em que disponibilizará 15 mil câmeras digitais de monitoramento, por meio de convênios com as prefeituras. Para Jacir, a Prefeitura de Ipiranga do Norte precisa aproveitar o momento que favorece o investimento em segurança.

Conforme informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT), aos que ingressarem no Programa Vigia Mais MT, por meio de termo de cooperação entre o Governo de Mato Grosso e as prefeituras, serão disponibilizados gratuitamente câmeras inteligentes acompanhados de equipamentos como no-break, switch e armários. Nesta parceria, a responsabilidade dos municípios será os custos de instalação e manutenção.

O programa foi lançado no dia 20 de março e duas cidades já receberam os equipamentos: Lucas do Rio Verde (254 câmeras) e Vila Bela da Santíssima Trindade (46 câmeras). Outros 15 municípios do Vale do Guaporé já assinaram o termo de adesão, e nesta região está previsto a instalação de 1183 câmeras. A expectativa do Governo do Estado com o programa, é trazer mais recursos para as investigações policiais, com aumento da segurança e redução da criminalidade.

A Indicação n° 053/2023, de Jacir Laureano Maria, foi aprovada por unanimidade, encaminhado à Prefeitura de Ipiranga do Norte e aguarda resposta.

Indicações relacionadas:

Durante a 6ª Sessão Ordinária, 06/03, o vereador Neto da Farmácia pediu ao Executivo a instalação de câmeras de segurança na Rua dos Girassóis, devido à presença de agências bancárias e órgãos públicos.