Vereador Fabiano do Povo e Empaer Ipiranga do Norte participam do Dia de Campo Frutifica em Sorriso/MT

por kary_imprensa — publicado 16/05/2018 12h51, última modificação 16/05/2018 12h51

Conhecer a experiência do município de Sorriso em fruticultura, bem como aprimorar conhecimentos para o desenvolvimento de trabalhos técnioas juntos aos pequenos produtores. Estes foram um dos intuitos do vereador Fabiano do Povo (DEM) com os técnicos Eliandro Roveda e Antônio da EMPAER ao participar do II Dia de Campo Frutifica Sorriso, no último dia 09 de maio.

O evento é parte de um projeto da Prefeitura de Sorriso com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso, da Embrapa e da Empaer, na qual estimula-se a fruticultura como opção de renda para a agricultura familiar sorrisense, estimulando o potencial da região.

Para o vereador ipiranguense Fabiano do Povo (DEM) a experiência de participar do Frutifica foi positiva, na qual pode compreender mais sobre novas culturas de cultivo de frutas e verduras produzidos pela agricultura familiar. Através da criação de cooperativas os produtos atendem demandas da merenda escolar do município, bem como comercialização por atacado, dentre outros. A intenção, segundo Fabiano do Povo, é de se espelhar e fomentar essa ideia em Ipiranga do Norte/MT. Para isso, é importante que os chacareiros interessados busquem as orientações técnicas da EMPAER para saber mais a respeito.

Para Eliandro Roveda, técnico da EMPAER de Ipiranga do Norte/MT o Frutifica oportunizou aos participantes conhecer o espaço de crescimento do cultivo de fruticulturas na região, as tecnologias de irrigação, as condições do mercado, bem como as culturas que melhor se adaptam às nossas terras e ao clima tropical. Destacou que um trabalho semelhante é possível de ser realizado em Ipiranga do Norte/MT havendo o interesse e a aptidão da agricultura familiar ipiranguense.

Atualmente a EMPAER dispõe de profissionais capacitados, nas mais diversas culturas, para prestar orientação e assessoria gratuita aos pequenos produtores. Os interessados podem buscar mais informações na EMPAER Ipiranga do Norte presente no Ganha Tempo, localizado na Rua dos Girassóis, s/n. Telefone: 3588 1838.