Vereadores Mirins propõem melhorias significativas para a comunidade escolar e o Município

por Karynne Fernandes publicado 28/09/2023 10h11, última modificação 28/09/2023 10h11
Os estudantes da Escola Estadual André Antonio Maggi apresentaram diversas indicações da comunidade visando o bem-estar e desenvolvimento local

Na últimas sessões, os vereadores mirins da Câmara de Ipiranga do Norte, constituídos por estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual André Antonio Maggi, propuseram uma série de indicações visando a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento local.

Giovane Magalhães de Jesus foi bastante ativo, indicando, entre outras coisas, a necessidade de construção de um parquinho recreativo no conjunto habitacional (COHAB Vida Nova) e a ampliação do refeitório da Escola Estadual André Antonio Maggi, atendendo assim as demandas dos alunos da rede estadual. Ao todo, foram 10 indicações de sua autoria.

Lorenzo Fantin de Abrantes Alves, outro vereador mirim, enfatizou a importância da instalação de placas nas ruas e travessas, proporcionando uma identificação adequada das residências em todo o perímetro urbano.

A Saúde também foi pauta nas indicações, com o pedido de aquisição de mais assentos e ampliação das coberturas nas áreas externas dos postos de saúde - indicação do presidente mirim Giovane - e o aumento do estoque de medicamentos de distribuição gratuita, de autoria de Guilherme Luiz dos Santos. Já o vereador mirim, Douglas da Silva Weber Lautério, propôs a criação de um projeto de distribuição de próteses dentárias para atender as pessoas de baixa renda,

As iniciativas abrangem ainda a Cultura, com a sugestão de criação de um memorial para as Legislaturas Mirins na sede da Câmara e a busca por recursos da Lei Complementar nº 195, conhecida como Lei Paulo Gustavo, visando beneficiar a cultura ipiranguense. Esta última, foi atendida em forma de projeto de lei do Poder Executivo, aprovada pelos vereadores e aguarda a sanção do prefeito Graxa.

A preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos animais também foram evidenciadas, com indicações para a implementação de programas de reciclagem e construção de um canil público para abrigar animais abandonados.

Guilherme Luiz, Paula Kochemborger e Kaleb Fantin trouxeram indicações focadas na infraestrutura, segurança e acessibilidade, tais como: a construção de calçadas e rampas em lugares estratégicos (Guilherme), reforma das lombadas (Paula), arborização e a melhoria da iluminação pública em algumas ruas da cidade (Kaleb), bem como a criação de uma guarda municipal de trânsito (Guilherme).

Já Douglas Lautério sugeriu construir uma cobertura para as quadras da praça Ilberto Effting, enquanto Amanda Silva indicou a necessidade de implantação do sistema de aterro sanitário localizado no próprio Município.

As indicações apresentadas foram votadas na Câmara Mirim e encaminhadas ao presidente da Casa, Rogério do Gás, em que são apreciadas e encaminhadas ao Executivo. Se implementadas, essas sugestões têm o potencial de promover significativas melhorias para os ipiranguenses. O engajamento e a participação ativa desses jovens estudantes no programa Câmara Mirim ilustram a importância de envolver as novas gerações no processo político e decisório, com educação cívica, fomentando a cidadania, a consciência e a responsabilidade social desde cedo.