Vereadores mirins tomam posse na Câmara de Ipiranga do Norte

por Karynne Fernandes publicado 05/06/2023 00h00, última modificação 26/06/2023 10h47
Vereadores mirins tomam posse na Câmara de Ipiranga do Norte

Foto: Junior Tamioso

A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte celebrou um importante momento de participação cidadã no último mês, com a posse dos vereadores mirins no dia 31 de maio. Essa iniciativa visa promover o envolvimento e a conscientização política dos jovens estudantes do Município. Os vereadores mirins eleitos tiveram a oportunidade de tomar posse em uma cerimônia solene, que contou com a presença dos vereadores, representantes do Executivo, familiares e educadores. 

Foram empossados 9 vereadores mirins e 3 suplentes, selecionados por meio de eleições diretas na Escola Estadual André Antonio Maggi, realizada no dia 25 de abril.

Na cerimônia, o presidente da Câmara, Rogério do Gás, ressaltou a importância do projeto Vereador Mirim para a formação cidadã dos jovens e o fortalecimento do protagonismo juvenil no Município. Os eleitos terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do Legislativo, propor ideias e discutir temas relevantes para a comunidade.

Durante a cerimônia, os jovens vereadores prestaram juramento e receberam o certificado de eleição de seus cargos. Os quatro estudantes mais votados assumiram a Mesa Diretora Mirim. Confira os nomes:

Presidente: Giovane Magalhães de Jesus, 17 anos | 133 votos;

Vice-presidente: Kaleb Fantin de Abrantes Alves, 14 anos | 116 votos;

1º Secretário: Lorenzo Fantin Abrantes Alves, 12 anos | 89 votos;

2ª Secretária: Amanda Ribeiro da Silva, 13 anos | 70 votos.

A legislatura dos eleitos durará até dezembro do presente ano e os nove vereadores mirins poderão, além das sessões, participarem de formações e atividades de vereança. Veja os demais eleitos:

Paula Kochemborger, 11 anos;

Douglas da Silva Weber Lautério, 13 anos;

Guilherme Luiz dos Santos, 13 anos;

Anderson dos Santos Silva, 18 anos;

Luiz Fernando Ferreira Lima, 15 anos. 

Agora, eles se preparam para iniciar suas atividades, integrando as sessões legislativas mirins com a possibilidade de apresentarem matérias para pauta, sejam indicações, solicitação de informações, sugestões de propostas de projetos de lei, dentre outros, em vista da melhoria na qualidade de vida dos jovens e de toda comunidade ipiranguense. 

O projeto Vereador Mirim é uma parceria entre a Câmara Municipal e a Escola Estadual André Antonio Maggi, que favorece o aprendizado de novas competências e o exercício da cidadania da juventude local. O resgate do projeto, encabeçado pelo presidente Rogério do Gás, representa um avanço “quem sabe daqui poderão sair futuros líderes, políticos e cidadãos conscientes para o nosso Município”, comentou. 

A expectativa é de que esses vereadores mirins tragam novas perspectivas e ideias inovadoras, na ótica das novas gerações, representando os interesses da juventude e da comunidade em geral.

registrado em: