Vereadores notificam prefeito à apresentar quais medidas efetivas foram realizadas para a segurança nas escolas

por Karynne Fernandes publicado 14/04/2023 20h56, última modificação 14/04/2023 20h56
A notificação cobra ações efetivas do prefeito que garantam um ambiente seguro para os alunos e profissionais da educação. Executivo têm o prazo de dois dias para apresentar quais medidas foram e estão sendo tomadas.

Nesta sexta-feira, os vereadores da Câmara de Ipiranga do Norte notificaram o prefeito Orlei José Grasseli, popular Graxa, a apresentar informações e documentos que descrevam quais medidas efetivas foram realizadas para aumentar a segurança nas escolas.

A medida, assinada por todos os vereadores da Casa, foi tomada após a preocupação crescente com a segurança das escolas, diante do aumento de casos de ameaças de atentados em todo o país, bem como os recentes acontecimentos locais. Os vereadores ressaltaram que o cenário têm "levantado medo e insegurança nos pais, funcionários, crianças e na população em geral", tanto em decorrência das supostas ameaças veiculadas pelas redes sociais, quanto pelas evidências de falhas na segurança  - registradas em vídeo por um munícipe - que expôs a vulnerabilidade e riscos aos estudantes e profissionais da educação. 

De acordo com a notificação, o prefeito terá um prazo de 2 dias para apresentar um relatório detalhado sobre as ações que estão sendo tomadas para prevenir violências e aumentar a segurança nas instituições de ensino ipiranguenses. O documento deverá conter informações detalhadas das medidas e  ações já tomadas pelo prefeito Graxa. 

No mesmo documento, os vereadores solicitaram a criação urgente de uma comissão para a segurança nas escolas formada por pais, vereadores, professores, conselheiros tutelares, policiais militares, diretores escolares, psicólogos, representantes do Conselho de Segurança, bem como do Executivo Municipal. Isto, para fins de trazer para a discussão a população e juntos planejar com agilidade e eficácia as ações. 

O prefeito Graxa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a notificação e a Câmara aguarda o atendimento da notificação.