Indicação: Damo pede a construção de mais uma creche municipal

por Karynne Fernandes publicado 21/03/2023 10h40, última modificação 21/03/2023 10h38
Indicação: Damo pede a construção de mais uma creche municipal

Na foto: Cesar Damo

Na 5ª Sessão Ordinária, 06/03, o vice-presidente César Damo apresentou duas indicações voltadas à educação infantil: a construção de uma creche em tempo integral e a construção de pontos de ônibus para os estudantes de todas as escolas. 

Pela Indicação n° 034/2023, o vice-presidente César Damo apontou a necessidade de construção de uma creche municipal em tempo integral. Conforme o vereador, há uma demanda de mulheres trabalhadoras que necessitam deste serviço para seus filhos: “Seria de suma importância para as mães que trabalham fora [...] para deixarem essas crianças em tempo integral [na creche] enquanto elas estiverem trabalhando”, justificou Damo. Em sua fala, completou que as crianças precisam de cuidados e investimentos no presente, pois será assim que garantirá um futuro melhor para elas. 

A vereadora Alexandra Cossul elogiou a indicação do colega e destacou que no início de 2023 houve muitos relatos de mães que precisaram madrugar em filas na expectativa de garantir uma vaga na única creche municipal, dada a quantidade de procura. 

“Realmente esse começo do ano nós tivemos muitos relatos de mães que estiveram na fila na noite anterior esperando uma vaga e muitas também não conseguiram vaga para seus filhos e suas crianças”, comentou Cossul. 

Em apoio, Alexandra Cossul reconheceu que o custo da construção de uma creche em tempo integral é elevado, mas argumentou que conforme Ipiranga do Norte for crescendo, a demanda escolar também aumentará e será preciso essa despesa. “Nós precisamos implantar… recurso o Município tem e nós temos bastante!”, disse.

Em resposta lida em Plenário na última sessão, 20/03, a Prefeitura de Ipiranga do Norte agradeceu pela indicação e informou que está dentro do plano de trabalho a construção desta proposta, tendo já realizado o cadastro junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a viabilização da demanda. Contudo, “em virtude de demandar um considerável montante de recursos, dependemos da aprovação da proposta cadastrada para liberação de recursos pelo Governo federal”, diz em nota. 

A segunda indicação de Damo (n° 032/2023) sugere a construção de pontos de ônibus em frente de todas as escolas da cidade. Para o vice-presidente, a indicação é pertinente em vista de abrigar as crianças e fornecer maior comodidade, principalmente em dias chuvosos. Conforme resposta do Executivo, o órgão estará avaliando a possibilidade da construção indicada. Informou que está atuando “no sentido de interligar com passarela coberta o percurso da escola até a parada do ônibus”, escreve.