Notícias

por Interlegis — publicado 13/12/2019 10h13, última modificação 02/02/2021 16h08
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Eluir Cavassin pede à Prefeitura a construção de um campo de futebol com grama sintética

por kary_imprensa — publicado 16/05/2017 16h25, última modificação 18/05/2017 08h29

“Cartão postal” de Ipiranga do Norte, a praça Ilberto Effting é o principal ponto de entretenimento dos munícipes.  Com base nisso, o vereador Eluir Cavassin (PP) indicou à Prefeitura a relevância de se construir um campo de futebol com grama sintética no local (Indicação n° 074/2017).

Na opinião do progressista Eluir Cavassin, o campo sintético será muito mais útil e agradável aos esportistas do que a atual quadra de areia. “O povo gosta de futebol. Então, se fosse fazer um campo sintético ficaria muito bom e seria bem mais aproveitado para quem gosta do esporte”, afirmou durante a 13ª Sessão Ordinária, em 08 de maio. 

O mesmo pedido também foi realizado no mandato passado pelos vereadores Claudir Dapper (PP) e Junior Federice (PSD).  Ambos buscaram recursos junto a deputados para a concretização do projeto. Contudo, não obtiveram atendimento do solicitado. Em apoio a Eluir Cavassin (PP), o vereador Junior Federice (PSD) elogiou a Indicação n° 074/2017 e destacou a importância de buscar novamente auxílio, junto aos deputados, para a sua realização.    

A Indicação n° 074/2017, realizada diante do Prefeito Pedro Ferronatto, foi encaminhada à Prefeitura, da qual se aguarda resposta. (Clique aqui e leia as respostas de indicações anteriores)

Mais de Eluir Cavassin:

Indicação n° 069/2017 – Solicita a manutenção da estrada entre a fazenda de Leocir de Marco, que segue próximos às fazendas de Paulo Cebola e Rifatti, até a saída do armazém do Bif.

Indicação n° 068/2017 – Aponto a necessidade do replantio da grama, bem como a continuidade da construção do estádio municipal. 

Jacir Laureano pede a realização de manutenção no parquinho infantil da Praça Ilberto Effting

por kary_imprensa — publicado 16/05/2017 14h56, última modificação 16/05/2017 14h56

Na 12ª Sessão ordinária, 08/05, o vereador Jacir Laureano Maria (PSDB) encaminhou a Indicação n° 071/2017 ao Executivo de Ipiranga do Norte/MT. Esta, pede a manutenção do parquinho infantil da praça Ilberto Effting, como forma de preservar a saúde dos frequentadores.

De acordo com o vereador, muitas crianças estão sendo infectadas  por “bicho geográfico” (larva migrans cutânea). O problema ocorre pela presença de fezes de cães e gatos que entram no parque e contaminam a areia do local. Com base nisso, faz-se necessário não somente a troca ou tratamento da areia, mas a instalação de um portão e a manutenção das grades para impedir a presença dos animais.

O pedido de Jacir Laureano Maria (PSDB) foi realizado diante do Prefeito Pedro Ferronatto (PSDB) e obteve aprovação unanime dos vereadores da Câmara. A Indicação n° 071/2017 segue para a Prefeitura, da qual se aguarda resposta e providências.

Mais de Jacir Laureano Maria:

Indicação n° 072/2017 – Pede a intervenção da Prefeitura, junto à Concessionária da MT 242, para cobrar a finalização das obras nas “cabeceiras” das pontes em sentido à Itanhangá. 

Respostas das Indicações de n° 064 a 070 são lidas em Plenário

por kary_imprensa — publicado 16/05/2017 09h35, última modificação 16/05/2017 09h39

Na 14ª Sessão Ordinária, realizada na noite de ontem, 15/05, os vereadores puderam conferir as respostas da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte/MT às suas indicações. Confira:

Júnior Federice

Indicação nº 064/2017

AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de solicitar ao Departamento de Engenharia a elaboração de um Projeto de Iluminação para os armazéns, começando na Sagel até a Luis Dreyfus, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

 O indicado já foi elaborado para posterior execução.

 

Indicação nº 065/2017

AUTOR: Marcos Augusto de Matos Vargas.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de elaborar um Projeto de Lei, isentando do IPTU os portadores de câncer e do vírus HIV, em Ipiranga do Norte/MT.”

                    

O indicado foi encaminhado ao Departamento Jurídico para estudo do caso e parecer sobre o indicado, conforme CI n° 013/2017 que segue em anexo.

 

 

Jacir Laureano MariaIndicação nº 066/2017

AUTOR: Jacir Laureano Maria.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de realizar um cronograma de limpeza nos bairros, sendo informado através de carro de som em qual o bairro será a limpeza da semana, em Ipiranga do Norte/MT.”

                        

 O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para providências, conforme memorando n° 035/2017 que segue em anexo.                

  

Indicação nº 067/2017

AUTOR: Jacir Laureano Maria.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de programar uma futura capacitação de água potável, em Ipiranga do Norte/MT.”

                         

O presente indicado será avaliado e possivelmente apresentado, se for o caso, no Plano Municipal de Desenvolvimento.

 

 

Eluir CavassinIndicação nº 068/2017

AUTOR: Eluir Cavassin.

“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de replantara a grama, bem como das continuidade na construção do Estádio Municipal, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para análise e providencias, conforme memorando n° 035/2017 que segue em anexo.

 

Indicação nº 069/2017

AUTOR: Eluir Cavassin.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de arrumar a estrada que dá acesso a Fazenda do Leocir de Marco, passando pela fazenda do Paulo Cebola, Faz. Rifatti até a saída do armazém do Bife em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para análise e providencias, conforme memorando n° 035/2017 que segue em anexo.

 

                    Indicação nº 070/2017

AUTOR: Alessandro Alessi Campos.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de criar juntamente com a Secretaria de Ação Social um Balcão de Empregos e Vagas, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado a Secretaria de Trabalho e Assistência Social para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 036/2017 que segue em anexo.

 

                     Sem mais para o momento aproveitamos para renovar os votos de apreço e consideração.

      

Atenciosamente,

PEDRO FERRONATTO

Prefeito Municipal

Vereadores buscam medidas para construção de lombadas no trevo de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 12/05/2017 12h06, última modificação 12/05/2017 12h06

Nesta última quarta-feira, 11 de maio, os vereadores Cleonaldo França (SD), Fabiano do Povo (DEM), Jacir Laureano Maria (PSDB) e Junior Federice (PSD) estiveram na Concessionária APASI para solicitar a construção de redutores de velocidade no trevo de entrada da cidade de Ipiranga do Norte/MT.

De acordo com Junior Federice (PSD), muitos veículos cruzam o trevo em altas velocidades. O local é rota de caminhada dos ipiranguenses e, sem a presença dos redutores, torna-se grande o risco de atropelamento.

Em visita à APASI, os vereadores foram informados pela concessionária de que, embora seja responsável pela administração da MT 242, no trecho de Sorriso a Ipiranga do Norte, será preciso solicitar à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA) a autorização para a implantação de redutores de velocidade.

Dessa forma, os vereadores deverão ir à Cuiabá/MT na próxima semana, a fim de solicitar na SINFRA a autorização para a ação. 

Prefeitura responde Indicações de n° 052 a 063

por kary_imprensa — publicado 12/05/2017 11h22, última modificação 12/05/2017 11h22

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada na noite de segunda-feira, 08/04, foram lidas as respostas do Prefeito Pedro Ferronatto (PSDB) às indicações de n° 052 a 063/2017 dos vereadores da Câmara de Ipiranga do Norte.

Confira-as separadas por vereador:

 Júnior FedericeIndicação nº 052/2017

AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de instalar alarmes e câmeras de segurança nas recepções de todos os Postos de Saúde PSM, PSF I e UBS, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

                       O indicado foi encaminhado a Secretaria de Saúde para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 0/2017 que segue em anexo.         

 

Indicação nº 048/2017

 

AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice, Alessandro Alessi Campos.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de adquirir uma vassoura mecanizada, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

                       Cientes da necessidade de implementar efetivas melhorias na qualidade de serviços públicos prestados, tramita nesse município um processo cujo objetivo é registro de preço para aquisição de caminhões, maquinas e equipamentos para a Secretaria de Obras. São eles:

  • 2 (dois) caminhões caçamba 20 m³, tração 8x4
  • 1 (um) sistema roll on roll off
  • 1 (uma) mini carregadeira equipada com vassoura hidráulica recolhedora, garfo palet, concha e braço para escavação
  • 1 (um) picador de galhos tratorizado
  • 1 (uma) maquina para pintas meio fio tratorizado
  • 1 (uma) prancha para sistema roll on roll off
  • 1 (um) container para sistema roll on roll off
  • 1 (uma) cabine suplementar para 6 pessoas

      

 Indicação nº 044/2017

AUTOR: Alessandro Alessi.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de levantar e cascalhar a estrada que liga a MT242 passando pela ponte de concreto até a antiga estrada que ligava a Sorriso, bem como o alargamento da mesma por dois km depois da ponte, em Ipiranga do Norte/MT.”

                         O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 025/2017 que segue em anexo.

 

Indicação nº 045/2017

AUTOR: Alessandro Alessi.

“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de priorizar a conservação das linhas (estradas) dos ônibus escolares, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

                      O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 025/2017 que segue em anexo.

 

IMG_9752.jpgIndicação nº 046/2017

AUTOR: Pedro Alessandro Alves do Nascimento.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de criar no município o programa de orçamento democrático, com a participação efetiva da população, quando houver elaboração das leis orçamentárias: PPA, LDO E LOA, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

                       O indicado foi encaminhado ao Departamento de Contabilidade para conhecimento e providencias se for o caso, conforme CI n° 011/2017 que segue em anexo.

 

                      Indicação nº 047/2017

AUTOR: Pedro Alessandro Alves do Nascimento.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de criar em parceria com o Estado e Municípios vizinhos o projeto “Corredor Cultural” favorecendo a circulação de artistas e espetáculos, valorizando a cultura e ampliando as alternativas de lazer da população, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

                       O indicado foi encaminhado a Secretaria de Educação para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 026/2017 que segue em anexo.

 Indicação nº 049/2017Jacir Laureano Maria

AUTOR: Jacir Laureano Maria.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de buscar parceria (convênio) com o Ministério do Trabalho e Emprego, afim de disponibilizar a emissão de carteira de trabalho e previdência social no município, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

                       O indicado foi encaminhado ao Setor de Identificação para providências imediatas, conforme memorando n° 028/2017 que segue em anexo.

 

 Indicação nº 050/2017

AUTOR: Marcos Augusto de Matos Vargas.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de levantar, cascalhar e colocar tubos na estrada que dá acesso a Fazenda São Luiz em frente a Fazenda Rizzi, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

                       O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 025/2017 que segue em anexo

 

Indicação nº 051/2017

AUTOR: Marcos Augusto de Matos Vargas.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de instalar o Curso do Programa Educacional de resistência as Drogas e a Violência-PROERD, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

                       O indicado foi encaminhado a Secretaria de Educação para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 026/2017 que segue em anexo.

Indicação nº 063/2017

AUTOR: Marcos Augusto de Matos Vargas.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de dedetizar e limpar o forro da Casa Mortuária (pastoral da criança), em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

                                  O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para providências, conforme memorando n° 034/2017 que segue em anexo. 

 

Eluir CavassinIndicação nº 056/2017

AUTOR: Eluir Cavassin.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de recapear da Avenida Rio Branco, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

                      O indicado foi encaminhado ao Departamento de Engenharia para estudo, conforme memorando n° 032/2017 que segue em anexo.

 

 Indicação nº 057/2017

AUTOR: Eluir Cavassin.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de incentivar com isenção tributária os moradores para construírem calçadas nas ruas asfaltadas, em Ipiranga do Norte/MT.”

                    

                      Nos termos do Art. 69 da Lei complementar 04 de 09 de junho de 2014 que institui o código de posturas do Município “Os proprietários de imóveis que tenham frente para logradouros pavimentadas e beneficiadas pela construção de meio-fios são obrigadas a construir os respectivos muros e pavimentar os passeios de acordo com a padronização estabelecida pelo município”.

                   Desta forma, entende-se que a correta aplicação de isenção tributaria, no sentido mais correto da interpretação, a isenção de tributos tem caráter de fomento e não de incentivo a legalidade.

                    Por outro lado, vejamos em determinados lote urbano não edificado, com 777,5 m² de área, localizado nas Ruas dos Girassóis, teve seu IPTU 2017 lançado com valor de R$ 176,00. O mesmo, foi roçado pelo menos 3(três) vezes nos últimos 12 meses, pelos programas de combate a endemias.

                   Considerando que o custo estimado de construção da respectiva calçada é de R$ 2.600,00 à R$ 3.00,00, por quantos anos teríamos que, hipoteticamente aplicar uma isenção de 50% no valor do IPTU para que a construção da calçada se torne realmente atraente aos proprietários?

                   Compreendemos que alguma estratégia mais eficaz precisa ser implementada para estimular a construção de calçadas, porém o debate deve ser amplo e, portanto na realidade local, aspectos sociais e capacidade orçamentária do município.

  

Indicação nº 058/2017

AUTOR: Eluir Cavassin.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de fazer estacionamento na Escola Nossa Senhora Aparecida e no Ginásio Municipal, em Ipiranga do Norte/MT.”

                        

                                  O indicado foi encaminhado ao Departamento de Engenharia para conhecimento, conforme memorando n° 033/2017 que segue em anexo.

 

IMG_9780.jpgIndicação nº 059/2017

AUTOR: Fabiano Arlindo Gonçalves, Marcos Augusto de Matos Vargas e Cleonaldo Araújo França.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de construir faixas elevadas de pedestre as escolas municipais, como também a legalização da lei de municipalização de transito, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

                                 O indicado foi encaminhado ao Departamento Jurídico solicitando parecer sobre a Lei de Municipalização do Transito, conforme CI n° 014/2017 que segue em anexo.

                                  Quanto às faixas elevadas, informamos que não serão realizadas no presente exercício.

 

Indicação nº 060/2017

AUTOR: Fabiano Arlindo Gonçalves e Cleonaldo Araújo França.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de providenciar uniformes e crachás para os servidores públicos de todas as pastas do Poder Executivo, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

                                  O indicado foi encaminhado ao Departamento de Recursos Humanos e Departamento Jurídico para providenciar os crachás e normatizar o uso efetivo, conforme CI n° 015/2017 que segue em anexo.

                                  Quanto aos uniformes será providenciado gradativamente conforme prioridades de cada secretaria, por exemplo, cozinheiras, profissionais de saúde, etc.

 

Indicação nº 061/2017

AUTOR: Fabiano Arlindo Gonçalves e Cleonaldo Araújo França. “Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de construir um pórtico de Limitador de Altura na entrada da cidade, bem como na Av. Rio Branco em frente à Coopepra e Borracharia Sampaio e na Av. Vitória esquina com a Rua Poços de Calda, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

                                  A presente indicação será avaliada e atendida conforme o custo estimado e afetividade do objetivo.

 

IMG_9742.jpgIndicação nº 062/2017

AUTOR: Cleonaldo Araújo França.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de providenciar portões para o prédio destinado a Feira do Agricultor, em Ipiranga do Norte/MT.”

                        

                                O presente indicado será realizado em até 60 dias.

                     Sem mais para o momento aproveitamos para renovar os votos de apreço e consideração.

      

Atenciosamente,

    PEDRO FERRONATTO

Prefeito Municipal

 


Limpeza urbana: Vereadores se reúnem com a presidência da Coopservs e tratam sobre a prestação de serviço

por kary_imprensa — publicado 12/05/2017 09h22, última modificação 12/05/2017 09h22

Na manhã de ontem, 11 de maio, foi realizado uma reunião na Cooperativa de Prestadores de Serviços de Sorriso entre os vereadores Cleonaldo França (SD), Fabiano do Povo (DEM), Jacir Laureano Maria (PSDB) e Junior Federice (PSD), junto ao presidente da COOPSERVS Edmar Correa.

Há algumas semanas vem sendo levantado na Câmara as reclamações de munícipes sobre os critérios de contratação e o desenvolvimento dos serviços de limpeza urbana. Após contato com a COOPSERVS de Ipiranga do Norte e a matriz de Sorriso, os vereadores puderam dialogar com a prestadora, manifestar reclamações e esclarecer dúvidas.

Segundo o vereador Junior Federice (PSD), será encaminhado na próxima sessão, 15/05, um requerimento em que solicitará a presença do presidente da COOPSERVS, Edmar Correa, para emitir esclarecimentos. Este, será marcado para a 15ª Sessão Ordinária, de 22 de maio, no horário habitual das 19 h, no Plenário da Câmara.   

Vereadores discutem a limpeza urbana com a Coopservs e a Secretaria de Obras

por kary_imprensa — publicado 09/05/2017 09h30, última modificação 09/05/2017 09h34

 

Na manhã de ontem, 08/05, reuniram-se junto aos vereadores representantes da Coopservs e da Secretaria de Obras para um diálogo sobre a limpeza urbana de Ipiranga do Norte/MT.

Na 11ª Sessão Ordinária, 17/04, o vereador Eluir Cavassin entrou com o Requerimento n° 007/2017 em que solicitou cópia do contrato da Prefeitura com a Coopservs  a fim de verificar as competências atribuídas à cooperativa. Em tribuna, comentou das reclamações de munícipes sobre os processos de contratação e a convidou para prestar esclarecimentos na Câmara.

Em reunião, a Coopservs delimitou suas atribuições na limpeza urbana, cuja atuação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. Esclareceram sobre as dificuldades enfrentadas e os serviços realizados por ambos. Na oportunidade, os vereadores cobraram a limpeza de toda cidade, bem como o trabalho efetivo diário de 10 funcionários da Coopservs, como previsto em contrato e pago pela Prefeitura.  A cooperativa e a Secretaria se comprometeram em realizar um mutirão nessa mesma semana.

Ao final Eluir Cavassin (PP) afirmou estar satisfeito com a reunião sanou várias dúvidas e permitirá um bom acompanhamento dos vereadores. “Esperamos que agora realmente aconteça a limpeza da cidade, que nós cobramos muito e todos os vereadores estão empenhados”, finalizou. 

Jacir pede a elaboração de um cronograma de limpeza nos bairros

por kary_imprensa — publicado 03/05/2017 10h05, última modificação 03/05/2017 10h08
Para o vereador, a Secretaria de Obras precisa além da elaboração do cronograma, divulgar amplamente os dias de limpeza.

Planejamento e divulgação. Estes foram os pedidos do vereador Jacir Laureano Maria (PSDB), na 12ª Sessão Ordinária, 24/04, à Secretaria Municipal de Obras ao tratar sobre a limpeza urbana.

A Indicação n° 066/2017 pede a realização de um cronograma de atuação da Secretaria de Obras na limpeza dos bairros. Com as datas definidas, o vereador sugere a ampla divulgação da ação, a fim de que os moradores respeitem os prazos e colaborem no recolhimento dos entulhos. 

Em apoio, o vereador Junior Federice (PSD) elogiou a indicação de Jacir Laureano e comentou que "já estamos entrando no mês de maio e a nossa cidade continua suja e não pode. [...] Nós temos maquinários, nós temos competência para fazer a limpeza da cidade. [...] Esse calendário que o senhor está propondo é isso, se chama a palavra: planejamento", cobrou.  

Já o líder do Governo, vereador Sandro Alessi (PSB), elogiou a indicação e defendeu a importância do cronograma para "dar responsabilidade aos nossos cidadãos". Segundo ele, a Secretaria de Obras realizou vários trabalhos de limpezas que, no dia seguinte, os mesmos locais foram encontrados novamente sujos. "Falta um pouco de responsabilidade e consciência do cidadão", destacou. 

Assista o debate:

Mais de Jacir Laureano Maria:

Indicação n° 067/2017: Aponta a importância de uma programação futura de captação de água potável.

Requerimento n° 010/2017: Justificativa de ausência nas sessões do dia 10 e 17 de abril por motivos de saúde.

Sandro Alessi sugere à Prefeitura a criação de Balcão de Empregos

por kary_imprensa — publicado 02/05/2017 12h35, última modificação 02/05/2017 12h37

Há oferta de empregos, mas falta maior divulgação das vagas. Esta é a conclusão do vereador Sandro Alessi (PSB) após dialogar com diversos comerciantes de Ipiranga do Norte/MT, a fim de ouvir suas manifestações, desafios e sugestões.

Na 12ª Sessão Ordinária, 24/04, o vereador Sandro Alessi encaminhou ao Plenário a sugestão de criação de um Balcão de Empregos de iniciativa da Prefeitura (Indicação n° 070/2017). A medida facilitaria o acesso dos desempregados a vagas ofertadas no Município no âmbito privado. Segundo Alessi, a maioria dos comércios necessitam de algum tipo de trabalhador. Entretanto, falta mais divulgação para os desempregados e mão de obra capacitada para os empresários.

A Indicação n° 070/2017, de autoria de Sandro Alessi (PSB), foi amplamente elogiada pelos colegas e obteve aprovação unânime na Casa. Assista ao debate:

 

 

Marcos Augusto sugere isenção do IPTU para portadores de HIV e câncer

por kary_imprensa — publicado 02/05/2017 11h10, última modificação 02/05/2017 11h09

A constatação de uma doença grave transforma a vivência de qualquer família. A situação abala o físico, o psicológico e também o orçamento familiar. Com base nisso, o vereador Marcos Augusto de Matos Vargas (DEM), popular “Marquinhos da Tupi”, realizou a Indicação n° 065/2017, em 24 de abril, na qual sugere a isenção do IPTU para portadores de câncer e de HIV positivo.

Os portadores dessas doenças demandam muitos cuidados e, para o vereador, a isenção seria uma forma de ajudar nas finanças dos enfermos. “Que ele seja isentado desse imposto porque seria um gasto a menos. A pessoa já está sofrendo... está tendo um gasto grande na família”, comentou em tribuna na 11ª Sessão Ordinária.

Para Marcos Augusto “uma isenção no IPTU não vai quebrar a Prefeitura” e acredita na importância da criação de uma lei municipal que contemple a questão.  A Indicação n° 065/2017 recebeu aprovação unânime e foi encaminhada ao Executivo de Ipiranga do Norte/MT. 

Assista o discurso completo do democrata Marcos Augusto Vargas.

 

Câmara de Ipiranga do Norte realiza Moção de Repúdio sobre a Reforma da Previdência

por kary_imprensa — publicado 28/04/2017 13h33, última modificação 28/04/2017 13h33
A Moção de Repúdio foi proclamada em Plenário na Câmara dos Deputados.

O cenário brasileiro vem sofrendo grandes transformações. As reformas propostas pelo Governo Temer poderão alterar profundamente a vida dos cidadãos, principalmente dos trabalhadores, e são motivos de muitas discussões em todo país. A Reforma da Previdência (PEC 287/2016) é uma destas.

A proposta inicial, apresentada pelo Governo Federal, estipulava 49 anos de contribuição previdenciária para a obtenção da aposentadoria no valor integral – de acordo com a nova base de cálculo e critérios. A unanimidade dos vereadores de Ipiranga do Norte acredita que o modelo de Reforma da Previdência, como vem sendo apresentada, lesará os trabalhadores da cidade e do campo, sendo injusta com as mulheres, com o pequenos produtores rurais e especialmente com os mais empobrecidos. 

Uma Moção de Repúdio (001/2017) foi aprovada pela Casa na última segunda-feira, 24/04, e encaminhada à Câmara dos Deputados e ao Senado em Brasília/DF. O texto foi proclamado em Plenário pelo Deputado Federal Ságuas Moraes (PT/MT) na quarta-feira, 26/04, e entregue à presidência da sessão da Câmara. O vereador Junior Federice (PSD) registrou o momento. Confira:

 

"Nós entendemos que a Reforma da Previdência, como ela está sendo colocada, ela não deve ser aprovada. Entendemos que se faz necessário algumas reformas, mas não da forma que está sendo", disse o presidente Pedro Alessandro (DEM).

 A PEC 287/2016 vem sendo debatida pela Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara dos Deputados e deverá ser encerrada na próxima terça-feira, 02/05. Uma proposta substitutiva está sendo trabalhada pelo relator Deputado Federal Arthur Oliveira Maia (PPS/BA), e deverá ir para votação na Comissão na quarta, 03/04. Se encaminhada à Plenário, serão necessários 308 votos para a aprovação na Câmara. Dentre as alterações no substitutivo está a redução de 49 para 40 anos de contribuição. Conheça os principais pontos propostos pelo relator:

 - Para o servidor público; (Clique)

- Para os trabalhadores pelo INSS. (Clique)

"Estamos aqui em defesa do povo de Ipiranga do Norte, mas também de todo trabalhador de nosso país querido", concluiu Pedro Alessandro Nascimento (DEM), presidente do Legislativo de Ipiranga do Norte/MT.

Vereadores protocolam demandas de Ipiranga do Norte em Brasília

por kary_imprensa — publicado 26/04/2017 12h24, última modificação 26/04/2017 12h24

Cinco vereadores de Ipiranga do Norte viajaram nesta segunda-feira, 24/04, à Brasília a fim de protocolarem demandas do Município e verificar o andamento de propostas já encaminhadas.  O presidente Pedro Alessandro Nascimento e os vereadores Fabiano do Povo (DEM), Valdecir Strada (PDT), Junior Federice (PSD) e Cleonaldo França (SD) levaram consigo ofícios  sobre as áreas de esporte, saúde, obras, dentre outros.

Na tarde de terça-feira, 26/04, estiveram junto ao Deputado Victório Galli (PSC) e pediram o auxílio na atuação junto ao Ministério das Comunicações para a liberação da Rádio Comunitária. “ Nós pedimos uma atenção urgente, para saber como está a situação, quando vai liberar e o que está acontecendo para estar travada a Rádio”, comentou Junior. Outra demanda tratou da pavimentação asfáltica urbana. Segundo o vereador Junior Federice, o deputado se comprometeu em disponibilizar recursos, oriundos de emenda parlamentar, até outubro deste ano.

 

                                       

 No início da noite, se reuniram com o Secretário de Políticas Agrícolas Neri Geller (PMDB), ao qual solicitaram a aquisição de uma retroescavadeira e dois caminhões caçamba. Os maquinários - se atendidos - serão destinados para a autarquia SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e deverão ser utilizados para o desenvolvimento de trabalhos de saneamento. Na oportunidade, reivindicaram a regularização fundiária de três assentamentos de Ipiranga do Norte/MT. As mesmas solicitações também foram encaminhadas ao Ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP).


                                     

Outras demandas deverão ser entregues, protocoladas e cobradas até quinta. Vale ressaltar que os pedidos poderão ser atendidos ou não, de acordo com as prioridades de cada ministério e/ou político. Confira algumas delas:

  • Intervenção junto aos Correios para a oferta de mais funcionários à Agência Ipiranga do Norte/MT;
  • Recursos para a aquisição de área e construção de loteamento popular pelo Minha Casa Minha Vida;
  • Recursos para a pavimentação asfáltica;
  • Pedido de liberação da proposta e recursos para a construção do estádio municipal;
  • Pedido de liberação e andamento da proposta de abastecimento de água potável para o Parque das Emas;
  • Readequação e ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Sorriso;
  • Verificação do andamento da proposta de Saneamento Básico do Município.    
  •                                 

 

Junior aponta necessidade de iluminação pública no setor industrial

por kary_imprensa — publicado 26/04/2017 08h59, última modificação 26/04/2017 08h59

A iluminação pública é um pedido antigo dos moradores e trabalhadores do setor industrial. A escuridão no local expõe os munícipes a riscos de violência, assaltos, ou mesmo de picadas de cobras. Com base nestas reclamações, o vereador Junior Federice (PSD) apontou ao Departamento de Engenharia da Prefeitura de Ipiranga do Norte a necessidade da elaboração de um projeto de iluminação para a região.

O apontamento foi formalizado pela Indicação nº 064/2017, durante a 11ª Sessão Ordinária realizada em 17 de abril. Nela, é pedido a iluminação a partir da Sagel até a Louis Dreyfus. Em tribuna, Junior comentou sobre a reunião realizada entre a Câmara e os gerentes dos armazéns em que, dentre os assuntos em pauta, foi abordado a problemática da iluminação pública. De acordo com o vereador, as empresas estão abertas a uma parceria com o Poder Público para a solução do problema. Para tanto, é preciso que haja um projeto elaborado a fim de que tanto a Administração Pública, quanto as empresas, possam planejar e preparar o orçamento para 2018. Destacou, inclusive, a importância da realização de audiências públicas para consultar os cidadãos.

A Indicação nª 064/2017 de Junior Federice (PSD) obteve unânime aprovação em Plenário. “A gente quer que elimine os problemas e [esse] é um grande problema que tem que mudar”, concluiu.

Mais de Junior Federice:

Requerimento nº 008/2017 – Solicita à Secretaria de Políticas Públicas, no Ministério da Agricultura, uma retroescavadeira destinada ao Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto – SAAE. 

Assista ao pronunciamento completo:

Eluir solicita informações sobre contrato da Prefeitura com a Coopservs

por kary_imprensa — publicado 26/04/2017 08h40, última modificação 26/04/2017 08h42

O progressista Eluir Cavassin, popular “Coco”, encaminhou na 11ª Sessão Ordinária, 17/04, o Requerimento nº 007/2017 na qual solicita, ao Executivo de Ipiranga do Norte, cópia do processo licitatório e contrato com a COOPSERVS.

Sua solicitação visa a fiscalização a fim de sanar dúvidas. Estas, referentes às reclamações de munícipes quanto ao processo de contratação de funcionários pela cooperativa de prestadores de serviços públicos.  “Quero convidar pessoalmente o representante da COOPSERVS para que comparecesse aqui nesta Casa de Leis para ele escutar o que os vereadores precisam, o que estão cobrando”, disse em tribuna.

Em apoio, o democrata Fabiano do Povo afirmou querer saber as funções da cooperativa no Município, “quais serviços prestados, quantos funcionários têm, o valor que é pago para esses servidores [...] e o custo que está saindo esse pessoal para o Município”, comentou.

Assista ao pronunciamento completo:

 

Indicações de n° 043 a 051 são respondidas pelo Executivo de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 25/04/2017 08h20, última modificação 12/05/2017 10h24
Confira o andamento das indicações.

  Na 12ª Sessão Ordinária, realizada na noite de ontem, 25/04, foram lidas as respostas do Prefeito Pedro Ferronatto (PSDB) às indicações de n° 043 a 051/2017 dos vereadores da Câmara de Ipiranga do Norte.

Indicação nº 043/2017

AUTOR: Alessandro Alessi.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de reativar o viveiro municipal, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

A presente indicação será realizada assim que dispor de área para acomodar as instalações do viveiro em local não urbanizado.

Cabe, ressaltar que na atual localização é de contra censo as manobras de caminhões com terra e a disposição de esterco, mesmo que curtido.

Por outro lado, temos a inconveniência das constantes regas no período seco, que por sua vez favorece pelo acúmulo de água a proliferação de insetos, como mosquito da dengue.

                     

Indicação nº 044/2017

AUTOR: Alessandro Alessi.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de levantar e cascalhar a estrada que liga a MT242 passando pela ponte de concreto até a antiga estrada que ligava a Sorriso, bem como o alargamento da mesma por dois km depois da ponte, em Ipiranga do Norte/MT.”

O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 025/2017 que segue em anexo.

 

Indicação nº 045/2017

AUTOR: Alessandro Alessi.

“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de priorizar a conservação das linhas (estradas) dos ônibus escolares, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 025/2017 que segue em anexo.

 

Indicação nº 046/2017

AUTOR: Pedro Alessandro Alves do Nascimento.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de criar no município o programa de orçamento democrático, com a participação efetiva da população, quando houver elaboração das leis orçamentárias: PPA, LDO E LOA, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado ao Departamento de Contabilidade para conhecimento e providencias se for o caso, conforme CI n° 011/2017 que segue em anexo.

 

Indicação nº 047/2017

AUTOR: Pedro Alessandro Alves do Nascimento.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de criar em parceria com o Estado e Municípios vizinhos o projeto “Corredor Cultural” favorecendo a circulação de artistas e espetáculos, valorizando a cultura e ampliando as alternativas de lazer da população, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado a Secretaria de Educação para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 026/2017 que segue em anexo.

 

Júnior FedericeIndicação nº 048/2017

 AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice, Alessandro Alessi Campos.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de adquirir uma vassoura mecanizada, em Ipiranga do Norte/MT.”

Cientes da necessidade de implementar efetivas melhorias na qualidade de serviços públicos prestados, tramita nesse município um processo cujo objetivo é registro de preço para aquisição de caminhões, maquinas e equipamentos para a Secretaria de Obras. São eles:

  • 2 (dois) caminhões caçamba 20 m³, tração 8x4
  • 1 (um) sistema roll on roll off
  • 1 (uma) mini carregadeira equipada com vassoura hidráulica recolhedora, garfo palet, concha e braço para escavação
  • 1 (um) picador de galhos tratorizado
  • 1 (uma) maquina para pintas meio fio tratorizado
  • 1 (uma) prancha para sistema roll on roll off
  • 1 (um) container para sistema roll on roll off
  • 1 (uma) cabine suplementar para 6 pessoas

 

Jacir Laureano MariaIndicação nº 049/2017

AUTOR: Jacir Laureano Maria.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de buscar parceria (convênio) com o Ministério do Trabalho e Emprego, afim de disponibilizar a emissão de carteira de trabalho e previdência social no município, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado ao Setor de Identificação para providências imediatas, conforme memorando n° 028/2017 que segue em anexo

 

Indicação nº 050/2017

AUTOR: Marcos Augusto de Matos Vargas.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de levantar, cascalhar e colocar tubos na estrada que dá acesso a Fazenda São Luiz em frente a Fazenda Rizzi, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 025/2017 que segue em anexo

 

Indicação nº 051/2017

AUTOR: Marcos Augusto de Matos Vargas.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de instalar o Curso do Programa Educacional de resistência as Drogas e a Violência-PROERD, em Ipiranga do Norte/MT.”

 O indicado foi encaminhado a Secretaria de Educação para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 026/2017 que segue em anexo

 

Sem mais para o momento aproveitamos para renovar os votos de apreço e consideração.

      

Atenciosamente,

 

PEDRO FERRONATTO

Prefeito Municipal

 

Marcos Augusto cobra dedetização na Pastoral da Criança e Casa Mortuária

por kary_imprensa — publicado 18/04/2017 12h35, última modificação 18/04/2017 12h35

Dedetização da Pastoral da Criança e Casa Mortuária. Esta foi a cobrança do vereador Marcos Augusto Vargas (DEM), popular "Marquinhos da Tupi", ao Executivo de Ipiranga do Norte durante a 10ª Sessão Ordinária, 10/04.

O prédio está afetado por infestação de pragas como morcegos e pombos. A situação vêm ocasionando transtornos e expondo riscos à saúde de adultos e crianças que frequentam o local. A Pastoral da Criança dispõe de parte da estrutura do prédio da Casa Mortuária para a realização das Celebrações da Vida. Nelas, são desenvolvidos os trabalhos de acompanhamento sobre o crescimento das crianças, pesagem, auxílios assistenciais, dentre outros.  Segundo Marcos Vargas (DEM), vários munícipes reclamam sobre o mau cheiro, tornando urgente a dedetização e limpeza dos forros.

"É de suma importância esta limpeza. Eu já conversei com o Marcelo (Secretário de Coordenação Geral) a respeito disso e [ele] disse que estaria verificando e vendo uma empresa que estaria dedetizando todos os órgãos públicos. Porém a gente precisa priorizar [...], tem coisas que a gente não pode ficar protelando. [...] É saúde pública", cobrou.

O democrata Fabiano do Povo elogiou a Indicação n° 063/2017 do colega e reforçou a importância da dedetização e limpeza do local, bem como dos demais órgãos e escolas. 

Assista a votação completa:

 

Cleonaldo pede a instalação de portões na Feira do Produtor Rural

por kary_imprensa — publicado 18/04/2017 10h40, última modificação 18/04/2017 11h23

Na 10ª Sessão Ordinária, 10/04, o vereador Cleonaldo França (SD) pediu à Prefeitura a instalação de portões na Feira do Produtor Rural de Ipiranga do Norte/MT.

A medida, segundo Cleonaldo, visaria a maior segurança do patrimônio, o que dificultaria a ação de vândalos.

Em apoio, Fabiano do Povo (DEM) reforçou o pedido de aprovação da Indicação n° 062/2017 do colega. Comentou, inclusive, que os portões evitariam a presença ocasional de animais, preservando a limpeza da Feira.

A Indicação n° 062/2017 obteve aprovação unânime e foi encaminhada ao Executivo Municipal.

Confira a votação completa:

  

Executivo de Ipiranga do Norte responde Indicações de nº 039 a 042/2017

por kary_imprensa — publicado 18/04/2017 09h10, última modificação 18/04/2017 09h08
Confira.

        Na 11ª Sessão Ordinária, realizada na noite de ontem, 17/04, foram lidas as respostas do Prefeito Pedro Ferronatto (PSDB) às indicações de n° 039 a 042/2017 dos vereadores da Câmara de Ipiranga do Norte. 

Veja:

Eluir CavassinIndicação nº 039/2017

AUTOR: Eluir Cavassin.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de realizar urgentemente revisão nos ônibus do transporte escolar, em Ipiranga do Norte/MT.”

                       

Embora as recentes ocorrências registradas na frota escolar, que são em muitos casos, aumentados pela visão distorcida de alguns servidores insatisfeitos com determinados posicionamento da equipe gestora, a frota passou pela revisão no mês de Dezembro e Janeiro.

Sabemos que a revisão em questão é realizada por empresa terceirizada com o fornecimento de peças pela própria prefeitura e não em concessionária exclusiva e especializada como requer o manual, dado os altos custos deste padrão de manutenção.

Mesmo assim, asseguramos que os itens fundamentais ao bom funcionamento dos veículos são regularmente checados tais como, motor, caixa, diferencial, freios, suspensão entre outros.

Isso exposto, não nos furta a necessidade de melhorias e aprimoramentos nos processos internos, a qual informamos que novos protocolos deverão ser implantados visando melhorias na logística de peças e insumos, manutenção preventiva e efetiva, responsabilização de servidores omissos.

Jacir Laureano Maria Indicação nº 040/2017

AUTOR: Jacir Laureano Maria.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de construir um tanque de peixe, para incentivar a agricultura familiar, em Ipiranga do Norte/MT.”

                      

 A construção de tanque escavado para piscicultura vem sendo realizado conforme disponibilidade de maquina e equipamento, condições climáticas e ordem dos requerimentos realizados junto a Secretaria Municipal de Agricultura nos termos da Lei pertinente.

Indicação nº 41/2017

AUTOR: Alessandro Alessi.

“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir uma sala anexada junto a Delegacia de Policia Militar para os monitores das câmeras de vigilância, em Ipiranga do Norte/MT.”

 


O indicado foi encaminhado ao Departamento de Engenharia para conhecimento e providencias, conforme CI n° 12/2017 que segue em anexo.

 Indicação nº 042/2017

AUTOR: Alessandro Alessi.

“Indica ao Exmo. Sr, Prefeito Municipal a necessidade de fazer um levantamento de todas as áreas que necessitam ser recapeadas, bem como todos os produtos a serem utilizados para a abertura de processo licitatório, em Ipiranga do Norte/MT.”

 

O indicado foi encaminhado ao Departamento de Engenharia para providencias, conforme CI n° 12/2017 que segue em anexo.

Sem mais para o momento aproveitamos para renovar os votos de apreço e consideração.

Atenciosamente,

  

PEDRO FERRONATTO

Prefeito Municipal

Fabiano cobra a criação da Lei de Municipalização do Trânsito de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 17/04/2017 12h20, última modificação 17/04/2017 12h24

Municipalizar o trânsito. Esta foi a cobrança do vereador Fabiano do Povo (DEM) na 10ª Sessão Ordinária, 10/04, ao Executivo de Ipiranga do Norte. A criação da lei é importante para organizar e estruturar o trânsito de acordo com a realidade local, proporcionando maior segurança aos pedestres e motoristas (Indicação n° 059/2017).

A Municipalização do Trânsito torna a Prefeitura responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito. Assume o gerenciamento de questões relacionadas ao tráfego urbano e rural, ao pedestre, ao estacionamento, à implantação da sinalização, atendendo diretamente as necessidades dos munícipes.

De acordo com Fabiano do Povo, muitos pais vêm cobrando a presença de faixas de pedestres elevadas em frente às escolas, a fim de inibir os excessos de velocidade dos motoristas e garantir maior segurança aos estudantes. Com isso, torna-se relevante a criação da Lei de Municipalização do Trânsito para organizar e estruturar estas questões.

“O Município “hoje” fez asfalto, mas não tem faixas de pedestres, [...] não tem quebra-molas em alguns locais. Nós estivemos no começo do ano cobrando aqui nesta Casa, ao Prefeito Municipal, a questão dos quebra-molas e até agora estamos aguardando a resposta”, cobrou.  

A Indicação n° 059/2017, de Fabiano do Povo (DEM), contou com a co-autoria dos vereadores Cleonaldo França (SD) e Marcos Augusto de Matos Vargas (DEM), e foi elogiada pelos demais vereadores. Com aprovação unânime, foi encaminhada à Prefeitura.

Mais Indicações:

Indicação n° 061/2017 - Os vereadores Fabiano do Povo (DEM)  e Cleonaldo França (SD), apontaram a necessidade de criar pórticos de limitação de altura nas diversas entradas do perímetro urbano de Ipiranga do Norte. A medida visaria impedir o tráfego de veículos pesados nas ruas e avenidas.  

Indicação n° 060/2017 - Em parceria com o vereador Cleonaldo França (SD), Fabiano do Povo pede e destaca a importância da uniformização, bem como a identificação (crachás) dos servidores públicos de todas as Pastas do Executivo de Ipiranga do Norte.

Assista ao pronunciamento do democrata Fabiano do Povo:

  

Eluir sugere a construção de estacionamento na Escola Municipal N. S. Aparecida

por kary_imprensa — publicado 17/04/2017 09h55, última modificação 17/04/2017 10h40
O vereador também pediu incentivo para a construção de calçadas e o recapeamento da Avenida Rio Branco.

Na última segunda-feira, 10/04, o vereador Eluir Cavassin (PP) realizou três indicações ao Executivo Municipal. Estas sugeriram: A construção de estacionamentos na Escola Municipal N. Sra. Aparecida (058/2017); Incentivo à construção de calçamento nas residências (056/2017); e recapeamento da Avenida Rio Branco (057/2017).

Sobre a Indicação n° 058/2017, argumentou que nos horários de entrada e saída da escola, bem como em dias de jogos no Ginásio Municipal, o tráfego na região se intensifica e a Avenida Amazonas é lotada por carros. Sua ideia é de criar estacionamentos semelhantes ao construído em torno da Praça Ilberto Effting, a fim de melhorar o trânsito no local. “Ali tem um espaço muito grande para se fazer um estacionamento, como tem aqui na praça”, disse.

Quanto à Indicação n° 056/2017, o vereador acredita na importância da contribuição da Prefeitura para criar incentivos que visem estimular a construção de calçamentos nas vias urbanas. Uma das medidas, para Eluir Cavassin, poderia ser a isenção de tributos - como o IPTU – para fomentar as construções por parte dos moradores.    

Outro apontamento (Indicação n° 057/2017) abordou a necessidade de recapeamento no asfalto da Avenida Rio Branco, a principal de Ipiranga do Norte, que se encontra esburacada.

Aprovadas por unanimidade, as indicações foram encaminhadas à Prefeitura Municipal.

Assista ao pronunciamento de Eluir Cavassin:

 

Vereadores se reúnem com as gerências dos armazéns de grãos e discutem a limpeza dos pátios

por kary_imprensa — publicado 13/04/2017 10h07, última modificação 13/04/2017 10h07

Ação e prevenção na saúde. Estas palavras pontuam o objetivo da reunião realizada pela Câmara, nesta quarta-feira, 12/04, que tratou sobre a limpeza dos pátios internos dos armazéns de grãos, bem como da área pública externa. De iniciativa do vereador Valdecir Strada (PDT), a ocasião teve as presenças dos demais vereadores, gerentes das empresas, agentes da Vigilância Sanitária e Secretaria de Obras.

Segundo os vereadores, moradores próximos ao setor industrial reclamam da sujeira na região. Dessa forma seria importante um trabalho conjunto entre a Secretaria de Obras e as empresas a fim de lidar com a situação.  Para tanto, foi convidado nove empresas de armazenagem de grãos para uma reunião, 12/04, visando ouvir e conhecer suas realidades, discutir as problemáticas e encontrar soluções. Cinco empresas compareceram: BRF, Sagel, Fiagril, Ipiranga Armazéns Gerais e a Coopepra.

Com base nisso, uma parceria foi reafirmada entre a Secretaria de Obras e as empresas para trabalhar na limpeza dos pátios internos e nas áreas públicas externas. A medida prevenirá ocorrências de doenças oriundas de Aedes Aegypti e deverá melhorar a aparência urbana nessas regiões.  

 

IPIRANGA-PREVI: eleito novo presidente para Gestão 2017/2020

por kary_imprensa — publicado 07/04/2017 12h55, última modificação 07/04/2017 12h56
Confira o resultado da votação realizada em Assembleia Geral.

A Comissão Eleitoral 2017 do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Ipiranga do Norte - IPIRANGA-PREVI vem à público para divulgar o RESULTADO da Assembléia Geral, realizada ontem (30.03.2017), que apurou a votação dos candidatos a função de Diretor Executivo - Gestão 2017/2020 do IPIRANGA-PREVI conforme abaixo:

CANDIDATO

CARGO

NÚMERO DE VOTOS

001

 

Guerino Adauto Gomes de Oliveira

 

Agente Administrativo II

4

002

 

Ruan Alécio Correa Fontebasse

 

Agente Administrativo I

26

003

 

Francieli Baldin Roveda

 

Contadora

9

Informa-se que o total de votos válidos foram 39, havendo 01 abstenção (Mauro Augusto de Oliveira Kock), sendo que os 03 candidatos não votaram e a Lista de Presença contém 43 servidores presentes.

Segue os documentos anexos (Ata da Assembléia Geral, Lista de Presença e Apuração/Contagem dos Votos). Dando prosseguimento ao feito, o resultado da Lista Tríplice acima será encaminhado ao Chefe do Poder Executivo, Prefeito Pedro Ferronatto, para expedição de ato nomeando o(a) novo(a) Diretor(a) Executivo(a) do Ipiranga-Previ para a Gestão 2017/2020, que ocorrerá na data de 03/04/2017 (segunda-feira), conforme Cronograma de Execução do Edital de Eleição Pública nº 001/2017.

Demais informações 66 - 35881566 / 1538.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte

Câmara Mirim 2017: Liderança juvenil

por kary_imprensa — publicado 07/04/2017 12h45, última modificação 10/04/2017 11h26
Confira o resultado.

Cidadania como lição de casa. Assim 23 estudantes da Escola Estadual André Antonio Maggi encararam o desafio das eleições da Câmara Mirim 2017. Com coragem, criatividade e dedicação concorreram às nove vagas do parlamento, através do voto democrático.

Ao todo foram registrados 35 pedidos de candidatura. Destas, apenas 25 foram consideradas válidas. Isto, segundo os critérios da “Ficha Limpa Mirim”, considera a avaliação dos professores em pontos como: comportamento, nota e frequência escolar dos estudantes.

Os 23 candidatos, de 12 a 17 anos, que permaneceram no pleito, tiveram oito dias para realizarem a sua campanha. Em comício, 23/03, receberam a oportunidade de revelarem seus potenciais de liderança, percepção da realidade local, ideias, compromisso, senso crítico e criatividade, diante dos estudantes e funcionários. Todos os membros da Escola Estadual André Antonio Maggi possuíram direito a voto no dia 24 de março. Foram registrados 675 votos válidos e 4 brancos/nulos que totalizam 679 votos. 

Enfrentar o desafio da Câmara Mirim, diante de quase 700 pessoas não é fácil. Por isso, nós da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte consideramos todos os candidatos, independente do resultado, autênticos vencedores. Com ousadia encararam o medo, a insegurança e a expectativa de um sonho. Se dispuseram ao projeto. Exercitaram a cidadania e merecem o nosso respeito. Agradecemos a participação de todos. :D

Confira o resultado:

1° Lugar: 113 votos - eleita.

 

2º lugar: 61 votos - eleita.

3° lugar: 52 votos - eleito.

4º lugar: 51 votos - eleita.

5º lugar: 48 votos - eleito.

6º lugar: 45 votos - eleita.

7º lugar: 44 votos - eleita.

8º lugar: 40 votos - eleita.

9º lugar: 32 votos - eleita.

 

Suplentes:

10º lugar: 31 votos.

11º lugar: 29 votos.

12° lugar: 27 votos.

13º lugar: 20 votos.

14º lugar: 18 votos.

15º lugar: 11 votos.

16º lugar: 10 votos.

17º lugar: 10 votos.

18º lugar: 8 votos.

 

19º lugar: 7 votos.

20º lugar: 6 votos.

21º lugar: 4 votos.

22º lugar: 4 votos

23º lugar: 4 votos


 

 

Nova conselheira tutelar é empossada em Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 07/04/2017 10h50, última modificação 07/04/2017 10h56
Você sabe o que faz o Conselho Tutelar? Saiba Mais.

Na quarta-feira, 05/04, foi realizado na Câmara Municipal o Ato de Posse de Dailva Helena Zini. Diante do presidente do Legislativo Pedro Alessandro Alves do Nascimento e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Mariana Brazil, ela assumiu  o cargo de conselheira tutelar de Ipiranga do Norte/MT.

O Conselho Tutelar tem a função principal de fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Com base nisto, trabalha para fazer valer esses direitos dando os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e adolescência. 

Estas problemáticas poderão tratar de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, opressão. Diante de denúncias, o Conselho Tutelar tem a responsabilidade de acompanhar o caso, a fim de encontrar a melhor solução.

Sendo o foco a criança e o adolescente, o órgão atua em comunhão com a Educação, Saúde e Assistência Social, visando a garantia dos direitos e necessidades dos menores. Em Ipiranga do Norte o Conselho Tutelar está localizado na Avenida Vitória, em frente à Loja Guma. Plantão (66) 99961-8428

Quer saber mais? Clique aqui e conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Strada cobra limpeza nas vias públicas em frente aos armazéns

por kary_imprensa — publicado 07/04/2017 10h05, última modificação 07/04/2017 10h08

O vereador Valdecir Domingos Strada (PDT) cobrou na última segunda-feira, 03/04, a limpeza das vias urbanas em frente aos armazéns e ressaltou a importância da Prefeitura notificar as empresas para que mantenham seus pátios limpos (Indicação n° 055/2017).

Na visão de Strada é muito importante que os armazéns colaborem neste sentido, a fim de que se previna eventuais problemas com a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Enfatizou que se os moradores são cobrados para manter tal limpeza, as empresas também deverão cumprir a sua parte.

A partir disso, o vereador propôs a realização de uma reunião com os representantes dos armazéns para tratar sobre o assunto. A reunião está prevista para esta segunda-feira, às 9 horas, na Sala de Reuniões da Câmara. 

Durante o debate da indicação de Strada, o vereador Eluir Cavassin (PP) comentou a importância do papel da vigilância sanitária para verificar os locais e notificar, caso seja necessário. Afirmou ainda que é necessário a presença da Secretaria de Obras para a limpeza da região em frente aos armazéns, especialmente nas valetas. 

Confira a votação completa:

  

Junior sugere a instalação de câmeras de segurança nas unidades de saúde

por kary_imprensa — publicado 06/04/2017 10h10, última modificação 06/04/2017 10h39

O vereador Junior Federice (PSD) revelou preocupação quanto a segurança dos equipamentos  dos postos de saúde, bem como dos pacientes, dado ao aumento da criminalidade em Ipiranga do Norte.

De acordo com o vereador, o Secretario Municipal de Saúde Rogério Noro manifestou a sua preocupação quanto ao assunto. Por esta razão, o vereador sugeriu ao Executivo Municipal a instalação de câmeras de segurança e sistema de monitoramento nas unidades de saúde (Indicação n° 052/2017).

"Não é um custo tão alto e eu acredito que será uma indicação boa para os postos de saúde...tanto com monitoramento, alarme e uma câmera na recepção que vai ajudar na segurança de nosso cidadão ipiranguense", comentou.

Junior Federice pede apoio à II Marcha para Jesus

por kary_imprensa — publicado 06/04/2017 09h15, última modificação 06/04/2017 09h15

A II Marcha para Jesus de Ipiranga do Norte vem sendo organizada pelo Conselho de Pastores para ser realizada em 10 de agosto deste ano. Para tanto, o vereador Junior Federice (PSD) tem buscado apoio financeiro ao evento que reúne o segmento evangélico local.

Na última segunda-feira, 03/04, Junior Federice formalizou um pedido de apoio cultural (Requerimento n° 006/2017) ao Deputado Estadual Sebastião Resende (PSC). Segundo o Junior o deputado se comprometeu em avaliar qual tipo de auxílio poderá colaborar.

A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial de Ipiranga do Norte desde agosto de 2014, quando foi aprovada a Lei Municipal n° 474/2014, de autoria de Junior Federice (PSD). "É um evento que precisa de muito apoio", comentou.

 

Dr. Pedro Alessandro sugere a elaboração de um plano de desenvolvimento para o Município

por kary_imprensa — publicado 05/04/2017 10h59, última modificação 05/04/2017 10h59

Planejamento para o desenvolvimento. Com este princípio o presidente da Câmara Pedro Alessandro Alves do Nascimento (DEM) aconselhou o Executivo de Ipiranga do Norte/MT na 9ª Sessão Ordinária, 03/04. Pela Indicação n° 054/2017 e diante do vice-prefeito Lisandro Ferreira (PDT), afirmou a importância da realização de um estudo profundo, bem como a elaboração de um plano de desenvolvimento a médio e a longo prazo.

De acordo com o presidente, Ipiranga do Norte tem um grande potencial. Entretanto, somente com planejamento e um projeto bem elaborado fará a diferença no crescimento. Caso contrário, o Município não se desenvolverá e "vai fazendo [...] o feijão com arroz... aquela necessidade do dia a dia", disse.

A contratação de uma empresa especializada para a realização de um estudo, que resulte na elaboração do plano, é importante na visão de Pedro Alessandro.  "Se a gente quiser que Ipiranga realmente demonstre o potencial que têm o primeiro passo é esse: É trazer uma empresa, uma entidade, que tenha a capacidade de fazer um estudo detalhado, profundo e verdadeiro das nossas vocações, das nossas capacidades, para que a gente -a médio e longo prazo- possa fazer um trabalho que faça a diferença", explicou.

Em tribuna, pediu ao Executivo, na presença do vice-prefeito, que possa "olhar com carinho" a indicação, a fim de que seja concretizada. "Precisa sair do papel. Se não for feito esse projeto cada ano que passar a gente vai estar perdendo tempo e é isso que não quero estar perdendo mais", concluiu. 

Assista ao pronunciamento completo:

Dr. Pedro Alessandro solicita isenção no pedágio para o transporte universitário

por kary_imprensa — publicado 05/04/2017 09h15, última modificação 05/04/2017 11h00

Com base na Lei Estadual 10 016/2013, o presidente Pedro Alessandro Alves do Nascimento solicitou à Concessionária APASI, que administra a rodovia MT 242 (Sorriso/Ipiranga do Norte), a isenção no pagamento de pedágio ao transporte escolar.

A lei estabelece o direito de isenção “aos veículos de transporte escolar, que periodicamente transportam alunos do ensino fundamental, médio e superior para localidades diversas de suas origens” (Lei Estadual 10 016/2013). No último dia 30 a solicitação foi encaminhada à APASI, no qual também houve a entrega da cópia do pedido à ASSUIPI – Associação dos Universitários de Ipiranga do Norte/MT para conhecimento e reivindicação do direito.

Na 9ª Sessão Ordinária, 03/04, o presidente da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte comentou que “lei existe para ser cumprida” e que o pedido já foi realizado verbalmente outras vezes, entretanto não houve atendimento.  “Espero que a administração do pedágio acate a nossa sugestão, que nada mais é do que cumprir uma lei que já existe desde 2013”, disse.

Veja o pronunciamento:

Indicações de n° 026 a 038 são respondidas pelo Executivo de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 03/04/2017 10h26, última modificação 03/04/2017 10h26
Confira quais serão atendidas.

Na última sessão ordinária, 27/03, foi lido em Plenário as respostas do Prefeito Pedro Ferronatto (PSDB) às indicações de n° 026 a 038/2017 dos vereadores da Casa. 

Veja-as por vereador:

 

Júnior Federice AUTOR: Nelson Júnior Padilha Federice

Indicação n° 026/2017


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de se destinar um local bem como construir uma guarita para os taxistas, com ponto definido podendo ser localizado na praça central, no Município de Ipiranga do Norte/MT”.

Resposta: O indicado foi encaminhado ao departamento de engenharia conforme documento que segue em anexo. (Anexo não disponível)

 

Jacir Laureano Maria AUTOR: Jacir Laureano Maria

Indicação n° 031/2017

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de murar o UPS próximo ao Conjunto Habitacional, em Ipiranga do norte/MT”

 

Resposta: A presente indicação esta em análise e poderá ser realizado conforme disponibilidade orçamentária.

 

Indicação n° 032/2017

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de realizar um baile para a terceira idade, em Ipiranga do Norte/MT”

 

Resposta: O indicado foi encaminhado a Secretaria de Ação Social para conhecimento e providências, conforme memorando n° 022/2017.

Indicação n° 034/2017

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de adquirir uma patrulha agrícola, para o Município de Ipiranga do Norte/MT”

Resposta: O Município de Ipiranga do Norte é abastado quando tratamos de patrulhas agrícolas. Lembrando, temos vinculado à Secretaria de Agricultura 3 (três) tratores de 85cv equipados com diversos implementos multifinalitários. Os beneficiários do P.A. Bogorni, tem a disposição um trator Massey 292 equipado com grades aradora e niveladora.

Os beneficiários do P.A. Cristal Mel dispõe de um trator CBT 8240.

Mesmo assim, estaremos encaminhando a presente demanda indicado aos Parlamentares da Região para, se for o caso, destinar emenda impositiva para aquisição da referida patrulha. 

  

Eluir Cavassin

AUTOR: Eluir Cavassin
Indicação n° 035/2017

 

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de patrolar a estrada que liga Ipiranga ao moegão da Bunge, em Ipiranga do Norte/MT”

 

Resposta: O indicado foi encaminhado a Secretaria de Obras para conhecimento e providencias, conforme memorando n° 035/2017.

IMG_9747.jpg AUTOR: Marcos Augusto de Matos Vargas e Cleonaldo França 

Indicação n° 027/2017

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de abrir as saídas das ruas dos Pequis e Sibipirunas com a Av. Rio Branco, em Ipiranga do Norte/MT”.

 

Resposta: O indicado será submetido a uma avaliação minuciosa por profissional da área com definição posterior.

 

Indicação n° 028/2017

 

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de se criação de um espaço para a juventude, em Ipiranga do Norte/MT”.

Resposta: O indicado foi encaminhado ao departamento de Cultura para conhecimento, conforme memorando n° 019/2017.

 

Indicação n° 029/2017


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade da realização de um Festival de Música, em Ipiranga do Norte/MT”.

Resposta: O indicado foi encaminhado ao departamento de Cultura para conhecimento, conforme memorando n° 019/2017.

 

Indicação n° 036/2017.

 

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de uma pista em torno da Praça Municipal para andar de patins, em Ipiranga do Norte/MT”

 

Embora todos somos cientes da necessidade de aprimorar as formas de acessibilidade nos diversos espaços públicos de nossa cidade, por esse motivo entre outros tantos, o Município esta adquirindo serviços de um arquiteto urbanista para trabalhar os projetos pertinentes à funcionalidade e embelezamento dos espaços públicos.

Desta forma, estaremos submetendo a presente demanda ao mesmo para avalição. Porém, destacamos que a execução depende exclusivamente do custo e respectiva disponibilidade orçamentária e financeira.

 

Indicação n° 037/2017

 

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de que através da Secretaria de Obras, coloque uma equipe que realize limpeza em frente aos comércios todas as semanas, em Ipiranga do Norte/MT”

 

Resposta: Como é de conhecimento dos nobres vereadores o Poder Executivo vem buscando melhorias no âmbito da limpeza urbana, para isso licitou recentemente os serviços de limpeza urbana que compreende os serviços da coleta de entulhos, raspagem e varrição de ruas, poda de árvores, corte de grama, entre outras correlatas.

O contratado em questão estará vigente a partir do dia 20 de março de 2017, a qual ressaltamos a importância do controle social na plena execução do mesmo.

Desta forma, acreditamos que ficará atendida a presente indicação.

 

Indicação n° 038/2017.

 

“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de adquirir um veículo (van) para o transporte dos servidores que trabalham na secretaria de obras, em Ipiranga do Norte/MT”

 

Resposta: Somos íntimos conhecedores dos gargalos logísticos quando tratamos de deslocamento das “frentes de trabalho”, entendemos que o investimento proposto na presente indicação não é necessário neste momento, pois o Município está em fase de cotação para balizamento do processo licitatório de uma cabine suplementar que resolverá, por ora, a necessidade a um custo estimado de 10% do indicado e com melhor aproveitamento de veículo já existente na frota municipal, inclusive com motorista.

IMG_9742.jpgAUTOR: Cleonaldo Araújo França  

Indicação n° 030/2017


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de se abrir um acesso no canteiro central na Av. Vitória em frente ao deposito da Plantar, em Ipiranga do Norte/MT”.

 Resposta: Considerando o princípio da impessoalidade a presente indicação não pode ser atendida. 


IMG_9780.jpg AUTOR: Cleonaldo Araújo França  

Indicação n° 033/2017


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de colocar grades e portões na Casa Mortuária/Pastoral da Criança, em Ipiranga do Norte/MT”.

 

Resposta: Considerando o baixo valor alocado no espaço indicado, torna-se secundária a necessidade de construção de grades, se observado no âmbito da segurança local.

Desta forma, agradecemos o indicado e informamos que oportunamente o mesmo poderá ser atendido.

Sem mais para o momento aproveitamos para renovar os votos de apreço e consideração.

IMG_9543.jpg

 

Atenciosamente,

Pedro Ferronatto

Prefeito de Ipiranga do Norte/MT







 

 

Ações do documento