Notícias
INDICAÇÃO: Junior Federice pede a manutenção urgente do antigo ônibus da Saúde
Na 19ª Sessão Ordinária, 17/06, Junior Federice encaminhou à plenário a Indicação n° 049/2019. Esta, aponta a necessidade de manutenção completa no veículo de PLACA NJU 2963, o antigo ônibus da Saúde.
Com a aquisição recente de um novo ônibus para a Saúde Pública de Ipiranga do Norte/MT, o antigo veículo tem sido utilizado para o atendimento de demandas de transporte de atletas, entidades civis e religiosas, dentre outros. A precariedade do ônibus, carente de manutenção, tem preocupado os usuários. O próprio vereador Junior Federice afirmou ter viajado a bordo do veículo e ficou alarmado com os problemas que expõe os passageiros a sérios riscos. Segundo Junior Federice, o farol está quebrado, há problemas em pastilhas, nos condicionadores de ar e em outros pontos.
“Eu estive no ônibus a noite e eu mesmo não conseguia dirigir. O Adão está levando crianças, professores, pais...do jeito que o Adão dirigiu ele é um guerreiro...eu não conseguia...juro por Deus...e eu não tenho problema nenhum de visão. Então a gente pede urgente [...] a manutenção”, alertou e completou: “que chegue aos órgãos competentes por que isso passou da hora já, isso é be-a-bá e tem que fazer urgente. Antes de colocar na estrada precisa-se fazer a manutenção no seu veículo”, reclamou.
Durante o intervalo destinado para a discussão da indicação, o 1° secretário Fabiano do Povo afirmou não entender como um ônibus dentro da Secretaria de Obras, que dispõe de profissionais especializados, chegou à precariedade atual. Para Fabiano do Povo a Pasta tem sido mal gerenciada, pois houve ambulâncias e outros veículos que ficaram parados há semanas à espera por manutenção.
“Infelizmente, vereador [Junior], é uma indicação...até assim...que eu fico sem graça de ter que votar uma indicação dessa...porque tá lá, vereador Nelsinho [...], tá lá! os caras vê aquilo todo dia e aí deixa [o ônibus] chegar no extremo!?”, reclamou Fabiano.
“Eu também fico triste de ter que fazer uma indicação para comprar farol, para cobrar manutenção”, completou Federice.
Recentemente os vereadores Marcos Vargas, Cleonaldo França e Fabiano do Povo, estiveram em visita na Secretaria de Obras para verificar a situação dos ônibus escolares. Naquela ocasião, o secretário Geraldo Vicente da Silva explicou os problemas enfrentados pela Pasta com os fornecedores para a aquisição de peças, com muitos atrasos, não envio de peças necessárias ou mesmo trocadas. Um outro ponto é carência de pessoal, que têm feito com que o próprio secretário atue em serviços operacionais ao invés de dedicar-se exclusivamente à gestão da Pasta. A partir disso o vereador Pedro Alessandro ponderou que devido ao secretário de obras ter que estar envolvido no abastecimento dos maquinários, isto dificulta o desempenho do trabalho que lhe é próprio: a administração. Com isso, o Executivo ipiranguense precisa rever a sua forma de gerenciar a Pasta, de forma que a população não saia mais prejudicada.
Após as discussões, a Indicação n°049/2019 de Junior Federice, foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao prefeito Pedro Ferronatto. Aguarde-se resposta e possível atendimento.
INDICAÇÃO: Junior Federice pede mais lombadas na Rua dos Pequis
Há uma distância relevante entre cada redutor de velocidade na Rua dos Pequis. Conforme dito em tribuna pelo vereador Junior Federice, em 17 de junho, este intervalo tem servido como “Fórmula 1” para alguns motoristas. É com base nesta reclamação feita pelos moradores que o vereador encaminhou à plenário a Indicação n° 048/2019.
Em nota justificativa, Junior Federice afirmou que a Rua dos Pequis possui um grande tráfego e o atual número de lombadas não são suficientes para conter os abusos no excesso de velocidade. Na contrapartida, o vereador Nelson Fernandes - líder do Governo - afirmou que a Prefeitura de Ipiranga do Norte já tem previsto a construção dos redutores de velocidade em diversas ruas da cidade. O processo licitatório encontra-se em andamento.
TRIBUNA: Marcos Vargas comenta sobre a situação dos ônibus escolares e linhas temporariamente desassistidas
Na segunda-feira passada, 17/06, o 2° secretário Marcos Vargas fez uso da tribuna para comentar sobre sua visita à Secretaria de Obras para buscar esclarecimentos quanto a situação dos ônibus escolares, bem como as suas respectivas linhas rurais. Embora no dia da visita, 13/06, o secretário municipal Geraldo Vicente da Silva tenha afirmado que mesmo com quatro ônibus em manutenção todas as linhas estavam sendo atendidas, o vereador Marcos Vargas afirmou que teve conhecimento de que no mesmo dia 13 e 14 de junho duas linhas ficaram - temporariamente - desassistidas. Assista a discussão acerca da problemática dos ônibus escolares:
TRIBUNA: Nelson Fernandes comenta sobre os trabalhos da Secretaria de Obras nas estradas
Na 19ª Sessão Ordinária, 17/06, o líder do Governo Nelson Fernandes utilizou a tribuna para comentar e agradecer os trabalhos da Secretaria de Obras na manutenção de estradas. Entretanto, lamentou as dificuldades da Pasta em manter a limpeza urbana. Assista:
TRIBUNA: Junior Federice sobre o Menor Aprendiz e a sinalização de trânsito
Há uma semana, 17/06, Junior Federice foi à tribuna para comentar sobre o projeto de lei do Menor Aprendiz, bem como a grande necessidade de melhorias e investimentos na sinalização de trânsito ipiranguense. Na ocasião, também apresentou a sua justificativas às indicações n° 047 e 048/2019 que solicitam a manutenção do antigo ônibus da Saúde e a construção de lombadas na Rua dos Pequis. Assista:
Vereadores visitam Secretaria de Obras e tratam sobre a situação dos ônibus escolares
Os vereadores Marcos Vargas, Cleonaldo França e Fabiano do Povo estiveram na manhã desta quinta-feira, 13/06, em conversa com o secretário de obras, Geraldo Vicente da Silva, para tratar sobre problemas com os ônibus escolares.
Durante o diálogo, Fabiano do Povo comentou sobre os boatos em circulação de que haviam linhas escolares desassistidas devido a problemas em alguns ônibus. Em resposta, o secretário Geraldo esclareceu que há sim três ônibus parados aguardando a chegada de novas peças para a manutenção, mas que os ônibus reservas estão na ativa e todas as linhas estão sendo atendidas. Entretanto, relatou que tem enfrentado problemas com os fornecedores de peças veiculares que dificultam a agilidade das manutenções. Acontece das peças demorarem para chegar e quando chegam não serem as solicitadas às empresas fornecedoras licitadas, atrasando o processo. Medidas administrativas têm sido realizadas para lidar com a situação.
Acompanhados por Geraldo Vicente, os vereadores verificaram a realidade dos ônibus e constataram a necessidade de diversos reparos a fim de garantir a segurança dos estudantes durante o transporte. Na ocasião, os vereadores comentaram sobre a precariedade da ponte do Furnas III e perguntaram se está agendado a manutenção. Geraldo afirmou que já realizou a solicitação da madeira dentro do Executivo e ainda não recebeu o material, mas disse que quando houver será realizado.
Sobre as estradas, os vereadores elogiaram os trabalhos realizados no Parque das Emas e, na oportunidade, repassaram o pedido dos moradores quanto a necessidade de molhar diariamente as estradas da região a fim de amenizar a poeira. Nisto, sugeriram alugar um caminhão para desempenhar este serviço no período de seca. Geraldo explicou que não há necessidade de aluguel pois os dois caminhões da Secretaria de Obras dariam conta de atender esta demanda. O problema, segundo ele, é quanto ao pagamento das horas-extras aos motoristas, pois a molhagem deve ocorrer no amanhecer e no entardecer, fora do horário de serviço. Os vereadores se comprometeram em indicar ao prefeito Pedro Ferronatto sobre esta demanda dos moradores do Parque das Emas.
Após a visita à Secretaria de Obras, os vereadores Cleonaldo França e Marcos Vargas foram ao Parque das Emas para conferir outro pedido dos moradores: a construção de redutores de velocidade na região. A reclamação é que, após a manutenção das estradas, os motoristas têm abusado no excesso de velocidade. Com a constatação in loco da necessidade, os vereadores formalizarão o pedido por meio de indicação parlamentar.

Cleonaldo França reclama novamente de danos causados pelo SAAE nas calçadas residenciais e ruas
Cleonaldo França se mostrou aborrecido nas últimas sessões ordinárias da Câmara. O motivo: insatisfação com a resposta oficial do Serviço Autônomo de Água e Esgoto à sua Indicação n° 029/2019, realizada em 21 de março deste ano. Nela, havia pedido a reparação dos danos às calçadas dos munícipes durante os trabalhos de manutenção no fornecimento de água.
Recortes no asfalto e em calçadas são encontrados em diversos pontos da cidade de Ipiranga do Norte. Elas decorrem dos atos de manutenção do encanamento de água. O problema, para Cleonaldo França, é que vários ipiranguenses têm investido no calçamento do passeio e o SAAE danifica sem reparar, deixando o prejuízo ao cidadão. Segundo o vereador, há tempos um morador lhe reclamava de sua calçada danificada, mas cansado de esperar pelo conserto, reinvestiu no reparo com dinheiro próprio.
Desde o ano passado este problema tem sido objeto de cobrança dos vereadores e de reclamação de vários ipiranguenses que necessitam dos serviços do SAAE. Em resposta oficial, a autarquia afirmou que reconhece o seu dever de manutenção dos passeios públicos, mas que não existe normatizado uma taxa de manutenção que serviria como dotação orçamentária para o efetivo conserto seguindo o princípio público de legalidade. Completou que o SAAE somente poderá executar os serviços de reparação através da cobrança das taxas e que possui um projeto, a ser encaminhado à Câmara, para regulamentar este tipo de serviço nos passeios públicos.
Quanto aos reparos na pavimentação asfáltica, recentemente o secretário de coordenação geral Marcelo Bresolin afirmou que está em andamento um processo de abertura de licitação para esta finalidade. Já as calçadas, por ser responsabilidade legal do SAAE, não poderão ser realizados pela Prefeitura, apenas pela autarquia.
Leia a resposta na íntegra:

Vereadores visitam obras de pavimentação do Bairro das Flores e se reúnem com coordenação geral do Executivo
Há quase uma semana, os vereadores Fabiano do Povo e Nelson Fernandes estiveram em visita às obras de pavimentação da Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT. Na ocasião, percorreram as ruas e avenidas do Município para registrar a situação da limpeza urbana e conversar com munícipes. Em seguida, se reuniram com o secretário de coordenação geral, Marcelo Bresolin, bem como com o engenheiro civil do Executivo, Eugênio Lucchesi, para esclarecer dúvidas dos ipiranguenses.
34 784,65 m² referentes a três ruas principais e quatro transversais estão com obras em andamento, conforme explicado por Lucchesi. Neste trabalho, a Prefeitura desempenha a responsabilidade pela terraplanagem - iniciada em 1° de abril - e de entregar as bases prontas à empresa licitada para a continuidade das obras. Com um contrato de R$ 1 558 927,62 a empreiteira COTERPA é responsável pela construção da capa asfáltica, meio-fios, calçadas, gramado nos passeios, sarjetas e bocas de lobo. Isto, nas ruas: Fortaleza, Margaridas, Orquídeas, Jasmins, Campos do Jordão, Ouro Preto e Camboriú. Iniciado em 2 de maio, os trabalhos têm prazo de execução em 90 dias.
Ao ser perguntado sobre a construção de quebra-molas nas novas pavimentações, Marcelo Bresolin explicou aos vereadores que encontra-se em andamento a abertura do processo licitatório para a realização destas obras. Nesta, incluirá a reparação dos pontos no asfalto danificados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na execução de seus trabalhos. No entanto, os danos causados nas calçadas residenciais e comerciais por serem competência e responsabilidade da autarquia SAAE - órgão com autonomia econômica e administrativa - não poderão ser realizadas pela Prefeitura.
Sobre a situação de diversas árvores no perímetro urbano, Bresolin afirmou que a Secretaria de Obras já está trabalhando na poda em cada região. No dia desta conversa, 05/06, a equipe estava na região próxima à Escola Nossa Senhora Aparecida e seguirá, pouco a pouco, em todas as regiões da cidade. Quanto aos big bags de lixos residenciais da cidade, a partir do dia 15 passarão a ser recolhidos.
Confira as fotos:


Nota de Pesar por Rosa Lira Dapper
A Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte recebe com muito pesar a notícia do falecimento da senhora Rosa Lira Dapper neste domingo, 09/06, em decorrência de uma enfermidade.
Natural de Carazinho/RS, Rosa Dapper foi moradora antiga do Município. Em 1996 veio para Ipiranga do Norte quando estas terras ainda eram um assentamento pertencente a Tapurah/MT. Muito estimada por aqueles que a conheciam, Rosa Dapper aos 63 anos deixa saudades a todos que a amam.
Às famílias Dapper e Jacques apresentamos a nossa solidariedade e prece neste momento de separação, dor e luto.
Valdecir Strada pede melhorias no PSF II ao Executivo de Ipiranga do Norte
Na 17ª Sessão Ordinária, realizada neste última segunda-feira (03/06), o vereador Valdecir Strada levou ao Plenário duas indicações para a área de Saúde Pública.
Segundo Strada, esteve recentemente no PSF II e, em diálogo com os profissionais e usuários, recebeu algumas demandas do setor. Ao formalizar os pedidos pelas indicações n° 045 e 046/2019, o vereador apontou a necessidade de: aquisição de um suporte para balão de oxigênio; de uma nova geladeira para conservação da medicação; de cobertores para os pacientes; uma nova porta divisória na recepção e na triagem; de escada para a subida dos pacientes à maca; e aquisição de mais bancos de espera para os usuários na recepção da unidade.
Em justificativa oral às suas indicações, Strada afirmou que viu idosos e mães com crianças de colo sem ter lugares para sentar no aguardo do atendimento. Relatou, inclusive, que muitos usuários estavam na espera do lado externo do PSF II, sob o sol, e pediu que o prefeito possa atender essas indicações, pois “o povo está lá sofrido, todo mundo esperando de pé”, disse.
Marcos Vargas parabeniza início dos trabalhos do PROERD em Ipiranga do Norte
Em março de 2017 o vereador Marcos Vargas realizou a Indicação n° 051/2017, ao Executivo de Ipiranga do Norte, para que fosse implantado no Município o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) em parceria com as escolas e a Polícia Militar. Em um trabalho entre a Conselho de Segurança (CONSEG), a Secretaria Municipal de Educação, as escolas e a Polícia Militar o PROERD tornou-se realidade aos ipiranguenses.
Desenvolvido em centenas de municípios brasileiros, o PROERD já apresentou significativos resultados e contribuições à sociedade na prevenção às drogas e a violência. O programa se destina a crianças e adolescentes do 5° ao 7° ano do ensino fundamental. Em sua mídia social, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte divulgou a reunião, realizada junto com os estudantes e suas respectivas famílias, para anunciar o início dos trabalhos no segundo semestre de 2019.
Marcos Vargas não esteve presente na reunião, mas comemorou o início dos trabalhos:
“Isto irá beneficiar muito aos nossos jovens ipiranguenses, que é um grande ganho para a sociedade. Torço para que os objetivos reais do projeto sejam alcançados e que este trabalho preventivo contribua para a diminuição da vulnerabilidade de nossos jovens diante de situações de violência e drogas”, comentou Marcos Vargas.
Nesta segunda-feira, 10/06, Marcos Vargas foi à tribuna para parabenizar os trabalhos do PROERD: "Hoje em dia tem muitos pessoas levando as crianças para o mal caminho [...] e acaba desvirtuando jovens...jovens que têm um futuro brilhante que acabam se envolvendo nestes caminhos tortos", disse e completou que este trabalho é importante para "atacar o outro lado", o da prevenção. "Faço hoje o uso da tribuna para agradecer, realmente, a Prefeitura pelo esforço que conseguiu uma indicação nossa de lá atrás, de 2017", disse Marcos Vargas.
Assista ao pronunciamento completo:
Vereadores comemoram classificação de Ipiranga do Norte nas oitavas da Copa Centro América de Futsal
Marcos Vargas chegou rouco na 17ª Sessão Ordinária. Em um tom baixo, mas sorridente disse que gastou a voz torcendo por Ipiranga do Norte na 2ª fase da Copa Centro América de Futsal, cujo jogos do Grupo C foram sediadas no Município. O clima era de satisfação pelo ótimo desempenho dos atletas, na última sexta e sábado (31/05 e 1°/06), no maior campeonato da categoria desportiva de Mato Grosso.
Com a segunda melhor pontuação em número de gols de seu grupo, os atletas ipiranguenses estão classificados para a próxima fase: as oitavas de final. Venceram Jangada por 09 X 03, o Zappin/Sonhart de Nova Mutum por 04 X 02 e empataram com o Clube Diamantinense de Futsal por 04 X 04. Mesmo empatados pelo número de vitórias, a segunda colocação veio pela quantidade de gols: 17 de Ipiranga do Norte contra 19 de Diamantino.
Veja a tabela:
Em tribuna, Junior Federice elogiou o desempenho dos atletas de Ipiranga do Norte e a grande participação da população nos jogos que lotaram o Ginásio Municipal. Destacou que os atletas ipiranguenses mesmo não sendo “profissionais”, pois não vivem do futsal e cada qual tem seus empregos em outras áreas, montaram um time que está entre os 12 melhores de Mato Grosso e têm divulgado o nome do Município.
Com estes bons resultados, Federice enfatizou novamente a importância e a necessidade de maior investimento no Esporte de Ipiranga do Norte através de obras de melhoria do Ginásio Municipal, construção de campo society e outros incentivos que melhorem as condições de treinamento e a realização de campeonatos locais.
Na oportunidade, reafirmou seu compromisso em conceder uma moção de aplauso a cada atleta e técnicos como reconhecimento pelo trabalho em destaque.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/W1YoxxeQ1io" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Vereadores comemoram classificação de Ipiranga do Norte na 2ª fase da Copa Centro América de Futsal
Em disputa na 1° fase da Copa Centro América de Futsal, na cidade de Sorriso, os atletas de Ipiranga do Norte conquistaram a classificação para a próxima etapa, após os jogos contra Itanhangá, Tapurah e Sorriso. Desta chapa, Sorriso e Ipiranga do Norte seguiram para a 2ª fase. Isto muito orgulhou os vereadores da Casa que destacaram a grande dedicação dos atletas e equipe técnica ao esporte, e quem tem divulgado positivamente o nome do Município.
O vereador Junior Federice, em uso da tribuna, ressaltou a importância do incentivo ao Esporte e a criação do Departamento de Esporte para delimitar os recursos financeiros destinados à área. Isto, a seu ver, facilitaria a destinação de recursos via emendas impositivas. Cogitou, inclusive, realizar uma Moção de Aplauso ao time adulto, bem como aos educadores físicos da Secretaria de Educação pelos significativos resultados do Esporte Ipiranguense.
A Copa Centro América de Futsal é considerada o maior campeonato desta modalidade desportiva no Estado de Mato Grosso e os oito times, melhor colocados de cada categoria, estarão aptos para o MT CUP, cujos campeões garantirão vaga direta na Taça Brasil.
Assista ao pronunciamento de Junior Federice:
Questionado pelos colegas sobre contratações do Executivo, Nelson Fernandes propõe criação de comissão para vistoriar secretarias municipais
O vereador Nelson Fernandes subiu à tribuna na última segunda-feira, 27/05, para comentar diversos assuntos, dentre eles, o novo parquinho infantil da praça Ilberto Effting, a liberação de capa asfáltica nas obras de pavimentação e as estradas vicinais. Foi este último tema que rendeu muitos questionamentos por parte de seus colegas de Plenário.
Segundo Nelson Fernandes, a Administração ipiranguense tem uma grande preocupação com a manutenção das estradas. Já foram adquiridos mais maquinários, mas alguns deles encontram-se parados por carência de funcionários, cujo número não é suficiente para desenvolver todos os serviços. Explicou que não há mais funcionários por “má vontade do prefeito”, como alguns dizem, mas sim por esbarrar na burocracia, em que a Prefeitura já atingiu o limite de gastos com folha de pagamento e no número de contratações. Está em andamento um novo processo licitatório para a terceirização de serviços permitidos em lei, atualmente desempenhados pela COOPSERV’S. Na contrapartida, Cleonaldo França questionou o líder do Governo se existe um cronograma de atividades, a ser desempenhadas pela Secretaria de Obras, em vista da manutenção das estradas. Para França, diante dessa realidade a secretaria deve priorizar a atenção sobre os pontos mais críticos e arrumá-las logo. Em resposta, Nelson Fernandes afirmou que o secretário de obras já foi alertado pela própria Administração sobre isso e que um dos principais problemas para as manutenções, que eram as cascalheiras, foi solucionado. Isto favorece o andamento dos trabalhos e, após a licitação sobre a terceirização, o problema de mão-de-obra deverá ser resolvido.
Junior Federice também solicitou a palavra e, na oportunidade, fez um pedido para que o Executivo investigue sobre boatos de que há servidores não habilitados dirigindo os novos maquinários da Secretaria de Obras. Já Fabiano do Povo questionou sobre as muitas contratações terceirizadas, os baixos salários pagos por meio da cooperativa, os problemas enfrentados com a COOPSERV’S, e a necessidade de fazer concurso público, bem como cumprir com a promessa do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores do Executivo. Em resposta aos colegas, Nelson Fernandes disse que se isto for verdade, cabe realizar uma auditoria na Pasta e pediu que a pessoa que passou a informação apresente provas concretas sobre isso. Sobre o número de funcionários, disse que os vereadores tem o direito de visitar as secretarias e averiguar “se tem gente sobrando ou faltando”. Com isso, propôs a criação de uma comissão de vereadores para vistoriar, pessoalmente, cada secretaria. Sobre a criação da comissão, o 2° secretário Marcos Vargas concordou com a sugestão para verificar a realidade de cada secretaria do Executivo e se há ou não irregularidades. Pontuou, inclusive, que há uma diferença salarial grande entre os servidores, em que uns ganham muito bem e outros não, e que a necessidade de mais funcionários se dá, principalmente, para cargos com menores salários que impactam menos a folha.
Em conclusão, Nelson Fernandes enfatizou o papel do vereador na fiscalização do Executivo:
“Nós temos por obrigação fazer esse tipo de fiscalização porque quando eu vou me referir que a Prefeitura está desviando, ou fazendo alguma coisa, eu tenho que ver que eu sou o fiscalizador, eu tenho que apresentar provas, eu tenho que dizer aonde está acontecendo. Então, [...] o vereador tem dúvida se está sobrando funcionários em certas secretarias? Vamos lá verificar! Pede uma lista, todas elas estão organizadas e têm suas listas de funcionários. [...] Quem está lá fora (cidadão) tem que ter uma resposta concreta [nossa] ”, argumentou.
Assista a tribuna completa:
Junior Federice pede construção de lombadas na Rua das Rosas
A fim de garantir maior segurança no trânsito aos moradores da Rua das Rosas, o vereador Junior Federice realizou a Indicação n° 044/2019. Nesta, pede ao Executivo de Ipiranga do Norte que construa redutores de velocidade na citada via.
Durante a 15ª Sessão Ordinária, 20/05, Federice alegou que a Rua das Rosas tem se tornado “quase uma Fórmula 1”, com as imprudências e excessos de velocidade dos motoristas, acentuando os riscos de acidentes. Reforçou que o momento de realizar tal obra é durante o período de seca, e seria oportuno a realização de manutenções e pinturas nas vias.
Aprovada sem ressalvas, a Indicação n° 044/2019 foi encaminhada semana passada à Prefeitura para conhecimento do gestor e aguarda-se resposta sobre a possibilidade de atendimento.
Louis Dreyfus anuncia projeto de construção de estacionamento para caminhões e trânsito deverá ser normalizado
Nesta última sexta-feira, 24/05, o presidente Eluir Cavassin reuniu-se com um representante da Louis Dreyfus Commodities do Brasil, Unidade Ipiranga do Norte, para tratar sobre a notificação da Prefeitura quanto a problemas no trânsito da Av. Rio Branco, no setor industrial, devido ao estacionamento de caminhões na via em espera para a entrada na empresa.
Com as presenças dos vereadores Junior Federice e Cleonaldo França, foi tratado sobre o compromisso da empresa na construção de um estacionamento para os caminhões. Para isto, está sendo negociado uma área próxima para esta finalidade, e assim normalize o trânsito na região. A expectativa é que a sua construção inicie após a safra do milho.
Câmara aprova auxílio-alimentação para os conselheiros tutelares
Foi aprovado nesta segunda-feira, 20/05, o Projeto de Lei nº 015/2019 da Prefeitura de Ipiranga do Norte, que propôs conceder R$ 250 mensais de auxílio-alimentação aos conselheiros tutelares e ao motorista à disposição do órgão.
Em mensagem justificativa ao projeto, a Prefeitura destacou a importância dos trabalhos do Conselho Tutelar na sociedade ipiranguense e que “nada mais justo do que uma remuneração digna aos responsáveis por todo o amparo que se espera desse órgão”, escreve Pedro Ferronatto.
O Conselho Tutelar tem sido afetado com a grande rotatividade na ocupação dos cargos e um número expressivamente baixo nas inscrições nos processos de escolha. O aumento no benefício era uma necessidade e que espera-se que sirva como mais um ponto atrativo para novos candidatos.
Atualmente está em curso um novo processo para escolha de 5 membros titulares para o órgão, com salário de R$ 1 600, 00. As inscrições são realizadas no CRAS e encerram na próxima quinta-feira, 31 de maio. As eleições ocorrerão, e4m todo o Brasil, no dia 6 de outubro.
Critérios para o candidatar-se à vaga:
-
Ser maior de 21 anos;
-
Ter reconhecida idoneidade moral e civil;
-
Estar quites com a Justiça Eleitoral;
-
Não haver registro de antecedentes criminais;
-
Residir em Ipiranga do Norte há mais de um ano;
-
Escolaridade com ensino médio completo;
-
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Categoria B.
Maiores informações: (66) 3588-1555 ou 9 9647-0042.
Eluir Cavassin reclama de "privilégios a determinadas famílias" em contratações do Executivo de Ipiranga do Norte
O presidente Eluir Cavassin, leu recentemente a resposta ao seu requerimento n° 009/2019 em que solicitou ao Executivo informações acerca do número de estagiários, suas atribuições e locais de trabalho para fins de fiscalização.
Diante das informações fornecidas pelo órgão, Eluir Cavassin se mostrou alarmado no que chamou de “privilégios a determinadas famílias”. Para o presidente, ficou evidente que algumas famílias estão sendo privilegiadas, onde pai, mãe e filhos trabalham no Executivo por meio de diferentes formas de vínculos empregatícios, se valendo da COOPSERVS e da OSCIP para isto. Quando alguns são privilegiados, outros saem prejudicados. “Outras pessoas poderiam ter a oportunidade de trabalhar e aumentar a renda de suas famílias”, disse, e nisto haveria maior distribuição das oportunidades, beneficiando mais núcleos familiares
Outro problema, a seu ver, é o grande número de funcionários terceirizados, em que a Administração Municipal paga valores maiores referente aos custos legais da OSCIP e da COOPSERVS, mas que são repassados salários inferiores aos trabalhadores. Ele defende que a realização de concurso público geraria menos custo à Administração e seria mais benéfico aos trabalhadores pois poderiam obter salários mais atrativos.
Assista a tribuna de Nelson Fernandes na 15ª Sessão Ordinária
Na manhã desta segunda-feira, 20/05, Nelson Fernandes fez uso da tribuna para comentar diversos assuntos, dentre eles sobre sua viagem a capital mato-grossense, Cuiabá, onde esteve na Assembleia Legislativa do Estado.
Afirmou que esteve nos gabinetes do deputados estaduais Silvio Favero, Dilmar Dal Bosco, Xuxu Dalmolin e Valdir Barranco para solicitar emendas impositivas para a Saúde ipiranguense, principalmente para as demandas de média e alta complexidade. Participou do Manifesto contra a criação de mais taxas ao agronegócio e elogiou o protagonismo do presidente Valdecir Batista Gheno na mobilização e participação dos produtores ipiranguenses para se unir ao Ato.
Ao mudar de assunto, foi questionado por Pedro Alessandro sobre a situação dos Correios e quais medidas o Executivo tem planejado. Nelson Fernandes explicou que A Prefeitura ipiranguense tem estudado a situação e que possivelmente será contratado mais um estagiário para contribuir nos serviços locais da estatal federal. Ressaltou que se não houver investimento do Município nisto, corre-se o risco da agência de Ipiranga do Norte fechar.
Assista completo:
Fabiano do Povo aponta a necessidade de veículo de serviço para os profissionais da Academia da Saúde e Centro de Imagens
O vereador Fabiano do Povo encaminhou ao Plenário de ontem, 20/05, a Indicação 043/2019. Nesta, pede ao Executivo de Ipiranga do Norte que disponibilize um veículo para os profissionais da Academia da Saúde e do Centro de Imagens.
Com as recentes mudanças na Secretaria de Saúde, alguns serviços foram remanejados para outras estruturas prediais. Os atendimentos de fisioterapia, nutrição e treinamento físico estão lotados na Academia da Saúde. Já os serviços de psicologia e fonoaudiologia encontram-se no Centro de Imagens, ambas unidades localizadas no final da Rua dos Girassóis. A própria sede da Pasta mudou de endereço, agora na Av. Rio Branco - 1280, na antiga Viacampo. Embora as mudanças sejam julgadas pelo vereador como positivas, Fabiano do Povo comentou que os profissionais da saúde dessas duas unidades estão sem veículo de serviço para o desempenho de suas funções externas, se valendo - muitas vezes - de carros particulares para esta finalidade. Destacou que, se porventura ocorrer um acidente, os servidores sairão no prejuízo pois a Administração não lhes poderá ressarcir os danos.
Dessa forma, a disponibilidade de um veículo comum às duas unidades é necessária em vista de fornecer condições mais adequadas de serviço aos profissionais e garantir o bom atendimento aos usuários.
Confira as respostas do Executivo ipiranguense às indicações dos vereadores
Na manhã desta segunda-feira, 20/05, foi lido em Plenário as respostas do prefeito Pedro Ferronatto às indicações 028 a 034/2019. Confira a seguir:
Indicação n° 028/2018, de Eluir Cavassin
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de criação de Lei Municipal que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
RESPOSTA: Gratos pela presente indicatória, de acordo com o Secretário de Saúde em conversa com a SEcretária de Educação, a própria escola já tem calendário para desenvolvimento de atividades relacionadas a agravos relacionados ao Autismo, Deficiências.
Está previsto ainda no dia 21 de setembro (dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência) onde será organizado evento para falar sobre as deficiências e agravos que acometem os alunos, inclusive sobre o Autismo.
Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para esclarecimentos.
Indicação n° 029/2019, de Cleonaldo Araújo França
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da reparação dos danos causados nas calçadas dos munícipes, realizados pelo SAAE após os consertos de vazamento de água em que efetuaram a quebra daquela, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
RESPOSTA: Vimos por meio deste, encaminhar o retorno recebido da autarquia SAAE para conhecimento.

Indicação n° 030/2019, Eluir Cavassin
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de portão eletrônico na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município em Ipiranga do Norte/MT”
RESPOSTA: Em atendimento ao indicado, informamos que os equipamentos já foram adquiridos, para posterior instalação. Porém deverá mexer na estrutura do portão, o qual serviço já foram solicitados orçamentos aos metalúrgicos do município e os mesmos não forneceram, e não emitem Nota Fiscal.
Indicação n° 031/2019, Eluir Cavassin
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de contratação de empresa especializada para o controle de morcegos e limpeza da grande quantidade de seus dejetos na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
RESPOSTA: Agradecemos a presente indicação, informamos que o serviço encontra-se concluído.
Indicação n° 032/2019, de Eluir Cavassin
“Indica ao Exm. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da realização do calçamento em torno da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município de Ipiranga do Norte/MT”.
RESPOSTA: Gratos pela presente indicatória, informamos que o projeto já está sendo tratado junto a UHE Sinop.
Indicação n° 033/2019, de Eluir Cavassin
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de reforma dos banheiros na ala antiga da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
RESPOSTA: Em atendimento ao indicado, informamos que a presente demanda já foi encaminhada para o Departamento de Engenharia do município.
Indicação ° 034/2019, de Fabiano Arlindo Gonçalves
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de aquisição de uma área, para alocação de entulhos , galhos e demais materiais recolhidos, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
RESPOSTA: Agradecemos a indicação, informamos que o assunto é prioridade e está sendo realizada as sondagens de algumas áreas com as características necessárias para este fim.
PEDRO FERRONATTO
Prefeito Municipal de Ipiranga do Norte/MT
Conferência Municipal de Saúde é realizada com boa participação dos ipiranguenses
A Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta quarta-feira, 15, teve participação significativa dos ipiranguenses. Com o tema "Democracia e Saúde" foram abordados sobre os direitos e deveres dos usuários, a consolidação e o financiamento do SUS, bem como a importância de políticas públicas para a Saúde Mental. No período da tarde foi oportunizado o debate e a abertura de ideias em vista de propor metas para melhoria da Saúde Pública não apenas de Ipiranga do Norte, mas também a nível estadual e federal. Ao término, foram eleitos a comitiva de delegados que representarão o Município na Conferência Estadual, em Cuiabá, nos dias 3 a 5 de julho.
Veja as fotos:
Assista as apresentações artísticas realizadas durante a CMS:
Vereadores cobram liberação da ordem de serviço da MT 242 na SINFRA
Nesta semana os vereadores Junior Federice, Nelson Fernandes e Cleonaldo França estiveram na capital matogrossense, Cuiabá, para cobrar a liberação da ordem de serviço das MT 242, bem como sobre a MT 010.
Segundo Federice, o secretário adjunto Nilton de Brito, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, se comprometeu nesta semana na liberação da ordem de serviço para terminar os 7,5 km que faltam na MT 242 no trecho de Ipiranga do Norte. Inclusive, cobraram a urgência do projeto da ponte sob o Rio Branco e verificaram como está o seu andamento.
O vereador ainda ressaltou que o projeto já está pronto, mas que falta recursos financeiros da Prefeitura Municipal para o encaminhamento junto a SINFRA e assim o órgão realizar a visitação ao local da ponte
Em Brasília, vereadores solicitam recursos financeiros para Ipiranga do Norte
O presidente Eluir Cavassin e seu vice Jacir Laureano Maria estiveram na semana passada na capital federal, Brasília, a fim de se reunir com parlamentares do Congresso Nacional quanto às necessidades de Ipiranga do Norte/MT.
Diante do problema da manutenção da limpeza urbana, os vereadores estiveram no gabinete da deputada federal Rosa Neide e solicitaram a disponibilidade de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a aquisição de uma mini carregadeira com vassoura mecanizada. Tal veículo, se atendido, otimizará os trabalhos da Secretaria de Obras na varrição das ruas sem gerar aumento significativo nos gastos com pessoal.
Com o senador Wellington Fagundes, foi solicitado R$ 250 mil para a aquisição de um veículo com acessibilidade e ar condicionado para fortalecer os trabalhos de atendimento aos usuários do SUS, com necessidades especiais, pela Secretaria de Saúde. Além desta demanda, foi pedido emenda parlamentar para viabilizar a perfuração de poços artesianos e aquisições de kits de irrigação para pequenos produtores da agricultura familiar ipiranguense, bem como para um abatedouro municipal.
Com o deputado federal Juarez Costa solicitaram recursos para a construção de um Ginásio Poliesportivo no Esporte Clube Ipiranga. Já com os deputados Nelson Barbudo e Neri Geller encaminharam os pedidos dos moradores do Conjunto Habitacional Vida Nova, quanto a instalação de um parque infantil e uma academia da saúde.
Na tribuna desta segunda-feira, 13/05, Eluir Cavassin comentou que em setembro os parlamentares federais passarão a direcionar as emendas impositivas e que estão com grande expectativa quanto ao atendimento de algumas destas demandas protocoladas.
Insatisfeitos com resposta do Regional dos Correios, vereadores prosseguem com abaixo-assinado junto ao Ministério Público
Se Ipiranga do Norte quiser melhores serviços do Correios terá que pagar a mais para isso. É o que, em outras palavras, a Superintendência Regional dos Correios explicitou em sua correspondência de resposta ao Ofício n° 023/2019, da Câmara de Vereadores.
Há tempos os ipiranguenses procuram os vereadores para cobrar melhorias no atendimento local da estatal federal Correios. Longas filas de espera, mudanças frequentes nos horários de atendimento são um dos principais motivos de reclamações dos clientes a ponto deles mobilizarem um abaixo-assinado, encabeçada pelo vereador Marcos Vargas, para ser encaminhada ao Ministério Público.
Conforme a resposta dos Correios ao Ofício n° 023/2019, a agência ipiranguense possui lotação em seu quadro de pessoal para três empregados. Mas, em decorrência do desligamento de um funcionário - a seu próprio pedido - bem como o afastamento por motivos médicos de outra, a agência conta apenas com uma funcionária pública efetiva e uma auxiliar contratada, essa última é paga pela Prefeitura Municipal. Além desta situação, a Superintendência dos Correios afirmou a impossibilidade de atender o pedido dos vereadores quanto a disponibilização de mais funcionários para o atendimento interno e externo. A justificativa é que diante do cenário político-econômico em que a Administração Pública Federal Direta e Indireta está passando, bem como o vencimento do prazo de validade do último Concurso Público de 2011 e as limitações legais para a contratação direta, impossibilitam a composição de mais efetivos na unidade ipiranguense.
Atualmente a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte custeia o pagamento do aluguel do prédio da agência dos Correios e dispõe uma servidora para auxiliar nos trabalhos internos. Entretanto, diante desses fatores, a Superintendência sugere que, caso haja interesse, a Prefeitura disponha mais um servidor a fim de atender aos serviços de entrega das correspondências.
“É oportuno informar que, a prefeitura pode ceder outro servidor para os Correios, para execução de atividades externas, que pode contribuir para regularizar a distribuição externa, e caso haja interesse, nos oferecemos para mais esclarecimentos sobre o assunto”, escreve o superintendente substituto Rubens Antonio de Campos.
A resposta causou insatisfação aos vereadores da Casa. Pedro Alessandro pediu ao líder do Governo, Nelson Fernandes, que encaminhe uma cópia da resposta ao Executivo ipiranguense para avaliar a questão e complementou que “quando a Prefeitura assume uma responsabilidade que não é dela, ela está aceitando mais um sacrifício e ela está deixando de investir em uma responsabilidade que é dela para investir em uma que não é”, disse. Entretanto, ponderou que quem sofre de qualquer forma são os ipiranguenses e portanto “vale o sacrifício” da Prefeitura em dispor de mais um funcionário. Já Marcos Vargas afirmou que, mesmo com a resposta dos Correios, prosseguirá com o abaixo-assinado reivindicando as melhorias junto ao Ministério Público.
Leia na íntegra a resposta dos Correios:

Resposta do Executivo mostra relação de obras custeadas pela indenização da Usina Hidrelétrica de Sinop
O Programa de Apoio aos Municípios, da Companhia Energética de Sinop (UHE Sinop), já disponibilizou R$ 3 500 000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) à Ipiranga do Norte para investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Estes recursos, são oriundos de indenizações da CES por utilizar parte do território ipiranguense para a represa da hidrelétrica e os possíveis impactos socioambientais dela decorrentes.
Boatos em circulação comentavam sobre a utilização destes recursos para obras de pavimentação asfáltica. A fim de esclarecer essa e outras dúvidas dos ipiranguenses, o presidente da Casa, Eluir Cavassin, encaminhou ao Executivo ipiranguense o Requerimento n° 008/2019 ao qual solicitou informações sobre as aplicações dos recursos.
A resposta foi lida nesta manhã de segunda-feira, 13/05, durante a 14ª Sessão Ordinária e nela consta que os recursos foram utilizados apenas às áreas de saúde, educação e segurança pública. Confira a relação de obras e valores:

Plenário lê resposta do Departamento de Engenharia sobre obra da quadra coberta da Escola N. Sr.ª Aparecida
Foi lido no Plenário desta segunda-feira, 13/05, a resposta do Executivo ipiranguense ao Requerimento n° 07/2019, de Eluir Cavassin, que solicitou informações sobre a obra da quadra coberta da escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
No memorando do Departamento de Engenharia da Prefeitura de Ipiranga do Norte foi relatado que a obra encontra-se “em execução, mas com o ritmo não condizente com o pactuado com o cronograma” e que o repasse financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está atrasado e sem previsão de regularização dos pagamentos, afetando os trabalhos e a previsão de conclusão da obra.
Confira o memorando:

Câmara aprova Moção de Aplauso para o Antonio da EMPAER Ipiranga do Norte
Por iniciativa de Junior Federice com o apoio dos demais vereadores a Câmara de Ipiranga do Norte concederá uma Moção de Aplauso ao sr. Antonio Jorge das Graças Batista, popular “Antônio da EMPAER”.
A honraria será concedida em reconhecimento por seus trabalhos à frente da EMPAER Ipiranga do Norte, desde 1993. Nisto destaca-se a assistência técnica e extensão rural, pela ATER, na criação dos assentamentos da Reforma Agrária Crista Mel, Santa Irene, Mogiana I, Mogiana II, Furnas III e Bogorne, bem como o acompanhamento de 598 famílias de assentados. Trabalhou no fomento da agricultura familiar em Ipiranga do Norte, bem como no atendimento às famílias não assentadas, sindicatos, escolas, programas governamentais, serviços de aprendizagem técnica, dentre outros.
Por fim, em nota os vereadores ressaltam a contribuição de seus trabalhos, por meio da EMPAER, que influenciaram a emancipação política-administrativa do Município. A sessão solene para a entrega da Moção de Aplauso está com data a definir.
SEGURANÇA: Marcos Vargas pede aumento dos muros e grades da Escola Nossa Senhora Aparecida
Após uma visita recente à Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, o 2° secretário Marcos Vargas teve conhecimento sobre a necessidade de maior segurança na instituição. Dentre as medidas, apontou o aumento dos muros e grades a fim de dificultar a entrada de vândalos e ladrões. Formalizado pela Indicação n° 042/2019, o pedido da Escola encaminhado por Marcos Vargas obteve aprovação sem ressalvas pelo Plenário da manhã desta segunda-feira, 13/05. A matéria será protocolada na Prefeitura de Ipiranga do Norte para levar ao conhecimento do prefeito Pedro Ferronatto.
Vereadores cobram retirada das barreiras de concreto no trânsito de Ipiranga do Norte
Com indignação o vereador Junior Federice foi à tribuna nesta segunda-feira, 06/05, para reclamar sobre as barreiras de trânsito presentes em diversas ruas de Ipiranga do Norte/MT. Postas durante a safra de soja para conter o tráfego indevido de carretas dentro da cidade, as barreiras já foram alvo de elogios e críticas dos ipiranguenses. Aos que a defendem, justificam que tais barreiras garantem maior segurança no trânsito do perímetro urbano, principalmente às crianças. Já os contrários defendem que não soluciona o trânsito indevido e gera mais transtornos do que benefícios.
Junior Federice estava indignado na tribuna. Em sua contagem informal já houve 6 acidentes ocasionados pelas barreiras de concreto. Afirmou que sempre foi contrário a elas e há tempos cobra pela retirada e, como já terminou a safra, isto já deveria ter sido realizado. “Estamos trancando as pessoas”, reclamou ao referir-se sobre a dificuldade de carros pequenos em trafegar por entre as barreiras. Na opinião de Federice elas são indevidas, falta sinalização e será preciso tomar providências quanto a sua retirada.
Em apoio, o vice-presidente Jacir Laureano Maria testemunhou a sua dificuldade, como motorista de ônibus, em trafegar na cidade para o embarque de funcionários da fazenda a qual trabalha. Ele concorda que as barreiras sejam inadequadas e enfatizou os prejuízos causados aos ipiranguenses acidentados: “Quem irá ressarcir os danos?”, questionou. Já Cleonaldo França - também contrário - sugeriu aos colegas que se verifique a legalidade desta ação da Prefeitura e, se constatado que foi uma ação indevida, que a Casa aja com as providências cabíveis para a sua retirada.
Junior Federice disse que até concorda com a presença das barreiras em pontos que apresentam maiores problemas com o tráfego indevido de carretas, mas reprova a maneira atual em que foram colocadas. “Se não tirar essas barreiras dentro de um mês...que um mês...em vinte dias!...eu vou chamar a Rádio Sorriso e a tv aqui para a cidade e vou fazer o maior vuco-vuco aqui dentro”, cobrou.
Após a discussão na tribuna, o vereador Nelson Fernandes destacou - durante a Palavra Livre - que qualquer cidadão que se sentiu no prejuízo tem o direito de recorrer à Justiça e reivindicar. Para ele, a solução definitiva para este impasse é retirar todas as barreiras e cobrar da Polícia Militar que intensifique a fiscalização do tráfego e aplique multas aos condutores irregulares.
Assista ao pronunciamento completo:
Ações do documento