Notícias
Câmara aprova inclusão do Residencial Golden Valle na Planta Genérica de Valores de Ipiranga do Norte
Foi aprovado nesta segunda-feira, 29/04, a alteração na Lei Complementar n° 027/2014 que intuiu a Planta Genérica da cidade de Ipiranga do Norte. Pelo PLC n° 01/2019 foi incluído os valores venais da 1ª etapa do Residencial Golden Valle e com a liberação para construção a Prefeitura passará a cobrar o IPTU dos lotes.
Conforme consta no PLC n° 01/2019 foi formada uma Comissão Especial para avaliação e revisão da planta genérica ao qual foram convocados 15 membros, mas apenas 9 participaram efetivamente, destes: representantes do Executivo, Legislativo, ramo imobiliário, engenharia civil e da comunidade ipiranguense. Os valores venais dos terrenos no Golden Valle, para base na cobrança do IPTU, ficaram entre R$ 15 292, 04 a R$ 82 831, 88, com alíquotas que variam entre 0,12 a 0,5 conforme o tipo de imóvel.
Confira a relação de lotes, seus valores venais e alíquotas. Para saber o cálculo do IPTU basta aplicar o percentual da alíquota sobre o valor venal do terreno.
Veredores reúnem-se com parlamentares federais para tratar de assuntos de interesse de Ipiranga do Norte
Durante esta semana os vereador Pedro Alessandro Nascimento, Marcos Vargas e Junior Federice estão na capital federal, Brasília, em reuniões com parlamentares do Congresso Nacional para discutir assuntos pertinentes ao Município e demandar recursos financeiros.
Cumprindo a agenda, os vereadores estiveram com deputado Juarez Costa e dialogaram sobre a situação da Saúde Pública da região e a necessidade de recursos para custeio de procedimentos de média e alta complexidade na Saúde, bem como para um Centro de Reabilitação. Encaminharam demandas para o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) que engloba: recursos para a conclusão do prédio do STTRs; kits de irrigação para agricultura familiar, dentre outros.

Com o senador Jayme Campos, solicitaram recursos financeiros, ou a intermediação junto a programas governamentais no ministérios, para: a construção de casas populares; retomada do estádio de futebol; novos ônibus escolar com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e ar condicionado; e a implantação de internet 4G móvel.
Junto ao deputado federal Nelson Barbudo discutiram sobre regularização fundiária de assentamentos de Ipiranga do Norte, bem como a análise do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) e a Autorização Provisória de Funcionamento (APF). Na oportunidade, solicitaram recursos para a Saúde e a Educação Municipal, bem como conversaram sobre a importância de melhores valores do Diesel para os caminhoneiros.

Nesta quinta-feira, os vereadores se reunirão pela manhã com o deputado federal José Medeiros e no período da tarde conseguiram agendar, às 15 hs, uma audiência com o diretor do Departamento de Produção Habitacional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, no Ministério do Desenvolvimento Regional, para tratar sobre o Programa Habitacional de Ipiranga do Norte/MT.
Junior Federice sugere criação de Bolsa-Atleta como incentivo ao Esporte
Para o vereador Junior Federice o Esporte de Ipiranga do Norte precisa de mais atenção do Poder Público e um grande apoio concreto seria a criação do Programa Bolsa-Atleta a nível municipal. Com critérios muito bem definidos, acredita que os benefícios sociais valem o investimento.
Foi pela Indicação n° 041/2019 que o vereador formalizou a sua sugestão ao chefe do Executivo ipiranguense, Pedro Ferronatto e argumentou sobre a sua importância como incentivo aos talentos locais que já obtiveram destaque estadual, contribuindo na divulgação do Município por onde competem. Tal incentivo financeiro lhes seria útil para a aquisição de melhores calçados, implementos para preparação, nos custos de transporte, inscrições nos campeonatos, alimentação e hospedagem tanto aos atletas, quanto aos seus respectivos técnicos. Isto seria um suporte para a busca por profissionalização dos jovens atletas ipiranguenses que, pela grande dedicação e atingindo os critérios estabelecidos, teria direito a bolsa.
“A cidade de Ipiranga do Norte já possui vários atletas de destaque Estadual e em condições de brilhar ainda mais se houver incentivo e auxílio em prol dos esportistas, que muitas vezes, por falta de patrocínio, encontram barreira praticamente insuperável”, escreve em nota justificativa.
O vereador ainda defende que o incentivo ao esporte é uma meio de contribuir não apenas na formação esportiva, mas também cidadã das crianças, adolescentes e adultos, promovendo o bem estar social com benefícios à saúde, desenvolvimento social e diminuição da criminalidade e marginalidade. Ressaltou que Ipiranga do Norte possui uma arrecadação considerada alta para o seu porte e que teria condições de criar tal programa. “É o mínimo que o Município deve ajudar”, disse.
Esta mesma matéria já foi proposta em forma de indicação por Junior Federice em novembro de 2017, mas sem atendimento. Esta nova, na Indicação n° 041/2019, obteve aprovação unânime na 11ª Sessão Ordinária, de 15 de abril, e encaminhada no dia seguinte à Prefeitura. Até o presente momento aguarda-se resposta ao sugerido.
Assista a tribuna de Junior Federice:
Vereador rebate resposta do Executivo à respeito das demandas do Detran de Ipiranga do Norte
A Indicação n° 023/2019, de Junior Federice, solicitava dois novos computadores e uma impressora multifuncional à Prefeitura de Ipiranga do Norte como demanda da agência local do DETRAN. A resposta do Executivo, é de que o órgão de trânsito não havia solicitado a renovação dos equipamentos e de que não haveria necessidade de uma nova impressora uma vez que há, dentro do Ganha Tempo, três impressoras de outros órgãos que poderiam ser utilizados.
Insatisfeito com a contrapartida, o vereador apresentou em tribuna, na última segunda-feira (15/04), o documento formal do Detran datado do ano de 2015 em que foi solicitado os equipamentos e rebateu a argumentação da não demanda encarado por Federice como uma forma de deboche.
"Acham que é deboche para o vereador? Não é para o vereador! [...] Eles estão debochando da sociedade, porque se eu pudesse executar já tinha comprado a impressora, mas não posso. Eu posso fazer o meu papel que é indicar, cobrar, legislar", disse e reiterou durante o discurso a necessidade da aquisição dos equipamentos e de que o órgão depende de suporte da Prefeitura para a sua manutenção.
Assista a tribuna de Junior Federice:
Junior Federice pede a instituição do Programa Jovem Aprendiz como política pública do Executivo ipiranguense
Criar uma política pública de incentivo ao primeiro emprego de jovens ipiranguenses. Este é objetivo do vereador Junior Federice com a sua Indicação n° 040/2019, encaminhada à Plenário e aprovada por unanimidade pelos colegas na última segunda-feira, 15/04. Seu pedido, é que o Executivo crie uma lei municipal que fomente o Programa Jovem Aprendiz e nisto priorize as famílias que constam no Cadastro Único do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em situação de vulnerabilidade social.
O vereador defende a instituição do programa em Ipiranga do Norte para que haja mais oportunidades de emprego para adolescentes e jovens de famílias carentes, inserindo-os no mercado de trabalho, adquirindo experiência, ajuda no aumento de renda familiar e prepará-los em um cenário econômico em constante mudança. Para isto, deverá haver critérios muito bem definidos como, por exemplo, estar matriculado e com participação regular na escola. “Porque além da oportunidade de emprego, temos como objetivo a formação desses menores para continuarem no mercado de trabalho”, escreve em nota justificativa. Os benefícios com o aumento de renda familiar se reflete na qualidade de vida dos ipiranguenses, diminuição da desigualdade, combate à criminalidade e marginalidade.
Destacou, inclusive, que em muitos comércios pouco se percebe a presença de jovens trabalhadores de famílias carentes de Ipiranga do Norte. Vários desses jovens são de famílias com boa situação econômica e os que realmente necessitam não conseguem se inserir no mercado de trabalho.
Em apoio, o vereador Jacir Laureano Maria complementou durante a discussão que um outro aspecto de desigualdade de oportunidades de emprego se dá em relação às mulheres. Isto, no caso local, principalmente nas fazendas em que há maior número de oportunidades de empregabilidade e cuja grande maioria de trabalhadores são homens.
Este tema já esteve em pauta diversas vezes ao longo dos últimos cinco anos por diferentes vereadores. Embora haja previsto na CLT que estabelecimentos que tenham pelo menos 7 (sete) empregados já sejam obrigados a contratar aprendizes, a partir da criação de uma lei, como política pública municipal, seja fomentado este tipo de vínculo empregatício em Ipiranga do Norte/MT.
Assista ao pronunciamento em tribuna:
Nelson Fernandes comenta viagem à Brasília e as expectativas de emendas impositivas federais para 2020
Durante a 11ª Sessão Ordinária desta segunda-feira, 15/04, o líder do Governo Nelson Fernandes fez uso da tribuna para comentar sobre sua viagem à Brasília e as expectativas de emendas impositivas federais para Ipiranga do Norte em 2020. A promessa é de recursos para a criação do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e de um mini frigorífico para atender o Município.
Na oportunidade, parabenizou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) pela já tradicional Festa do Porco à Paraguaia e elogiou: "Ficou O leitão!", referindo-se ao sabor.
Nota de Pesar por Ney de Paula Teixeira
A Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte vem, neste momento de dor para os novo-ubiratãenses, mostrar solidariedade e pesar pelo falecimento do vereador Ney de Paula Teixeira, neste 14 de abril, em decorrência de um acidente de trânsito.
Um dos fundadores do município de Nova Ubiratã, Ney da Madeireira, como era conhecido, foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2016 e parceiro em diversas iniciativas da Prefeitura.
À sua família, bem como aos vereadores de Nova Ubiratã e munícipes, apresentamos a nossa solidariedade e prece neste momento de profunda dor, perda e luto.
Fabiano do Povo comenta sobre suas indicações sobre a desapropriação das cascalheiras e a necessidades de mais autoclaves para a Saúde
Recentemente o vereador Fabiano do Povo foi à tribuna para comentar sobre suas duas últimas indicações: a importância da desapropriação das cascalheiras e a aquisição de mais autoclaves para esterilização dos materiais hospitalares dos postos de saúde.
Na oportunidade, tratou também sobre a sua emenda impositiva destinada ao Clube de Mães que ainda não foi cumprida pela Prefeitura e a falta de investimento do Governo do Estado no Hospital Regional de Sorriso.
Assista:
Junior Federice comenta em tribuna sobre respostas do prefeito às suas indicações
O vereador Junior Federice subiu à tribuna, na última segunda-feira (08/04, para comentar as respostas "negativas" do prefeito Pedro Ferronatto e que lhe soaram por vezes irônicas quanto às suas indicações. "Quem ganha [com o trabalho do vereador] é a sociedade. Essas respostas que vem, às vezes com deboche para nós, não me atinge. Vou continuar trabalhando, fiscalizando, legislando. Esse é o papel do vereador", disse.
Leia também:
Vereadores leem respostas do prefeito às suas indicações na 10ª Sessão Ordinária
Assista a tribuna de Junior Federice:
Fiscalização: Presidente solicita informações sobre obra do ginásio da Escola Nossa Senhora Aparecida
Com data de conclusão prevista para 12 de fevereiro, a obra do ginásio da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida ainda não encerrou. A partir disso, o presidente Eluir Cavassin formalizou o Requerimento n° 07/2019 ao qual solicita informações acerca do andamento da obra.
No documento ele pretende saber sobre a instalação, andamento, execução, cronograma e prazos finais da entrega da obra para inauguração. Com valor contratado em mais de R$ 462 mil e iniciada em 12 de junho de 2018, a nova área desportiva da escola contará com vestuário para as crianças e é muito aguardada por pais, alunos e professores.
O Requerimento n° 07/2019 foi aprovado em 25 de março de 2019 e encaminhado no mesmo dia para a Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT. O prazo regimental para o atendimento do solicitado, mas até o presente desta matéria ainda não foi protocolado na Casa a resposta.
Fiscalização: Eluir Cavassin solicita relatório sobre o programa de estágios da Prefeitura de Ipiranga do Norte
O presidente Eluir Cavassin encaminhou ao Plenário da 10ª Sessão Ordinária, 08/04, o Requerimento n° 09/2019 em que solicita um relatório que apresente a quantidade de estagiários, suas atribuições e locais de trabalho. Isto, para fiscalizar se os estagiários estão em funções compatíveis com a formação superior em curso e se não há privilegiados no sistema.
O estágio é uma etapa importante no crescimento profissional de um universitário. Para tanto, há uma grande busca por estas oportunidades para agregar experiência e aprendizado em vista do mercado de trabalho. Para Eluir Cavassin, em Ipiranga do Norte há muitos acadêmicos em busca de oportunidades de estágio e a impressão que passa é que há favorecimento para filhos de servidores. “Eu vejo que parece que há um interesse para que haja alguns beneficiados junto a Prefeitura”, disse.
Na visão do colega Pedro Alessandro, o maior problema é quando um estagiário não atua na sua devida área de conhecimento e ressaltou a importância do requerimento para verificar se as atribuições e os locais de estágio são compatíveis.
O Requerimento n°09/2019 foi aprovado por unanimidade e encaminhado para o Executivo ipiranguense. O órgão terá o prazo regimental de 15 dias para atender o solicitado.
Mais do vereador:
Requerimento n° 010/2019: Solicita informação sobre a quem compete a responsabilidade da estrada entre as divisas das propriedades de Natalino Mastella com as terras de Emerson Pelissari (Lote 309), de Leandro Adriano Kern (Lote 310) e da família Refatti (Lotes 319 e 320). Ou seja, se a referida estrada é municipal ou não. De acordo com Cavassin, os moradores querem a informação para que, caso haja a confirmação de que não seja municipal, realizar as devidas manutenções nela.
Marcos Vargas solicita informações acerca dos investimentos da Prefeitura com assessoria educacional
Para fins de fiscalização, o vereador Marcos Vargas encaminhou à Plenário na última segunda-feira, 08/04, o Requerimento n°011/2019 em que solicita um relatório à Prefeitura sobre os gastos com assessoria educacional.
No documento, consta o pedido sobre os valores já investidos e os que serão efetivados, bem como os resultados obtidos na Educação ipiranguense. Durante a sessão, Marcos Vargas justificou que quer saber se o dinheiro público tem sido bem aplicado na Educação e se tem valido a pena o investimento, para não “chover no molhado”, nas palavras do vereador. Disse que são os professores que educam e ensinam as crianças, e este recurso poderia estar sendo utilizado para a valorização profissional e salarial dos professores municipais. Citou, inclusive, que o último IDEB municipal apresentou uma pequena queda.
O presidente Eluir Cavassin elogiou a atitude do colega e manifestou apoio. O Requerimento n° 011/2019 foi aprovada por unanimidade e encaminhada à Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT que terá o prazo regimental de 15 dias para o atendimento.
Vereadores vão à Brasília e protocolam demandas de Ipiranga do Norte em busca de recursos
Nesta semana, os vereadores Fabiano do Povo, Cleonaldo França, Nelson Fernandes e Valdecir Strada estão em Brasília, em visita aos gabinetes de deputados e senadores, a fim protocolar pedidos de recursos para Ipiranga do Norte/MT.
Acompanhados do prefeito Pedro Ferronatto, os vereadores se reuniram com o senador Jaime Campos, conversaram sobre o Município e solicitaram recursos financeiros para a conclusão da pavimentação asfáltica urbana, bem como para investimentos na Educação.

Ao deputado federal Neri Geller foi pedido a disponibilidade de emenda parlamentar para a aquisição de uma retroescavadeira hidráulica (PC) destinada à Secretaria de Obras, bem como recursos voltados à construção do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) ipiranguense.

Junto ao dep. federal Leonardo Albuquerque protocolaram pedido de recursos para a Secretaria de Saúde, a fim de construir um centro de reabilitação.

Já com Nelson Barbudo, também deputado federal, foram tratados sobre a situação do transporte escolar e a necessidade de melhorias no setor a fim de proporcionar melhor atendimento aos estudantes, bem como recursos para a Saúde.


As solicitações encaminhadas serão avaliadas pelos parlamentares federais e poderão ou não ser atendidas conforme as prioridades de cada um. Os quatro vereadores ipiranguenses retornam nesta sexta da capital federal.
Eluir Cavassin solicita à Prefeitura informações sobre a aplicação das indenizações da usina hidrelétrica de Sinop
O presidente da Casa, Eluir Cavassin, quer saber o quanto a usina hidrelétrica de Sinop , pertencente à CES, já destinou à Ipiranga do Norte em indenizações e como foram aplicados estes recursos.
A solicitação foi encaminhada para a Prefeitura pelo Requerimento n° 08/2019, aprovado em Plenário na 9ª Sessão Ordinária (1°/04). No documento consta o pedido de detalhamento das ações, projetos, programas empenhados e executados, bem como os valores empregados a cada um deles. Com isto, ele pretende tomar conhecimento quanto a utilização dos recursos oriundos das indenizações - devido a utilização de parte do território ipiranguense para a construção da hidrelétrica - e fiscalizar.
Segundo Cavassin, alguns ipiranguenses lhe fizeram questionamentos sobre estas obras e, com isto, pretende verificar e esclarecer as dúvidas junto aos munícipes.
Mais do vereador:
Na oportunidade, o presidente levou para o Plenário a Indicação n° 037/2019. Esta, solicita à Secretaria Municipal de Obras que realize a manutenção da estrada municipal entre as propriedades de Zeferino Nicolau, Remor, Áureo, até a Faz. Santa Fé, bem como do travessão em frente da Faz. Pedro Martins até a Faz. Cavalo Branco.
Assista a tribuna de Eluir Cavassin:
Presidentes legislativos do Vale do Teles Pires buscam somar forças e defender interesses da região
Reunidos em Ipiranga do Norte na última sexta-feira, 05/04, os presidentes das câmaras de vereadores da região do Vale do Teles Pires discutiram sobre as principais demandas em comum entre os 16 municípios e a criação de uma bancada para defendê-las com maior força política.
O objetivo dos parlamentares é fortalecer o legislativo da região, com a união das 16 câmaras, em vista de potencializar a representatividade na reivindicações junto às esferas estadual e federal. Isto, em assuntos de interesse comum, tais como: investimentos na Saúde Pública, principalmente ao Hospital Regional de Sorriso; estradas e rodovias; melhorias na telefonia e internet móvel; energia elétrica; regularização fundiária; dentre outros.
A próxima etapa será a formalização da criação da bancada, intitulada como União Parlamentar do Vale do Teles Pires, que deverá reunir os legislativos de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Feliz Natal, Vera, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Itanhangá, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, Nova Maringá e Tabaporã. Juntas, esses municípios somam uma população estimada em mais de 440 mil, com território de 101 510 235 km² e 18,12 % de participação no Produto Interno Bruto do Mato Grosso. “Precisamos mostrar a nossa força para os governantes lá em cima”, disse Cláudio Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso durante o encontro.
Segundo Eluir Cavassin, presidente da Câmara de Ipiranga do Norte/MT, a bancada irá articular um encontro com parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados. Destes, o senador Wellington Fagundes e o deputado federal Neri Geller se dispuseram em recebê-los. Deverá, inclusive, ser encaminhado o convite aos 24 deputados estaduais mato grossenses. Uma nova reunião dos presidentes está prevista para 5 de maio, na Câmara de Nova Ubiratã/MT.
Vereadores leem respostas do prefeito às suas indicações na 10ª Sessão Ordinária
Das 39 indicações de 2019 já encaminhadas ao prefeito Pedro Ferronatto, 22 foram formalmente respondidas. De caráter sugestivo, as indicações legislativas não possuem o poder de obrigar o Executivo de Ipiranga do Norte a realizá-las, mas sim apontar as demandas cobradas pela população ao gestor. A leitura foi realizada durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (08/04).
Leia a seguir as demandas apontadas pelos vereadores e as suas respectivas respostas por parte da Prefeitura de Ipiranga do Norte:
Indicação n° 001/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da construção de uma ponte de concreto no Rio Branco localizada na MT 242, Ipiranga-Itanhangá, no município de Ipiranga do Norte/MT”
Resposta: Grato pela presente indicatória, entretanto há de se considerar, no mínimo, intempestiva, uma vez que é de pleno conhecimento de vossa senhoria, todo esforço que vem sendo feito em torno desta matéria, tanto é que, ainda em 2017, a própria Câmara de Vereadores, dispôs de recursos para aquisição do projeto da referida ponte.
De lá para cá, foram dezenas de investidas no sentido de viabilizar recurso para tal obra, que por sua vez, cabe aqui ressaltar que trata-se de rodovia estadual, portanto competência do Estado, todo esforço e recurso s que se tem feito pelo município, é exatamente por compreender a gravidade da situação e importância da rodovia para as pessoas e para o desenvolvimento da região.
Quanto a prospectar convênios e emendas no âmbito de agentes políticos, também lhe é uma atribuição possível, desta forma fique a vontade para fazê-lo.
Indicação n° 002/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade do levantamento e cascalhamento das estradas que interligam o Município de Ipiranga do Norte/MT a MT 010, que passa pelo CTG, Armazém Geral Wige e segue até a borracharia, bem como da MT 484, que se inicia do Armazém Geral Batista, passando pela Fazenda Mano Júlio, também até a borracharia, no município de Ipiranga do Norte/MT”
Resposta: Agradecemos a presente indicação, informamos que o levantamento e cascalhamento dos trechos aqui indicados já encontram-se inseridos no plano de trabalho da Secretaria de Obras, inclusive, já foi anunciado aos produtores da região de abrangência para que deixassem um recuo maior na faixa de domínio.
Assim, mais uma vez, percebemos a intempestividade da indicação, ou mera necessidade pessoal de se antecipar à uma ação já planejada, visando pseudos créditos políticos.
Indicação n° 003/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de realizar manutenção na quadra poliesportiva de concreto, das cestas de basquetes e de sua pintura, localizada na Praça Central, no município de Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicação, informamos que a mesma será viabilizada no período seco, por se tratar de uma obra a céu aberto.
Indicação n° 004/2019
AUTOR: CLEONALDO ARAÚJO FRANÇA
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de realizar e delimitar faixas exclusivas de passeios para pedestre em toda a Av. Vitória, no município de Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicatória, informamos que a mesma será encaminhada para a Secretaria de Obras para conhecimento e providências.
Indicação n° 005/2019
AUTOR: CLEONALDO ARAÚJO FRANÇA
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de realizar poda das árvores em toda a Av. Vitória, no município de Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: A presente indicatória se encontra atendida.
Indicação n° 010/2019
AUTOR: MARCOS AUGUSTO DE MATOS VARGAS
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se adquirir um veículo (van) para o transporte dos servidores que trabalham na Secretaria de Obras, em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Cientes da necessidade, estamos analisando a melhor forma de atender ao que nos foi indicado.
Indicação n° 011/2019
AUTOR: MARCOS AUGUSTO DE MATOS VARGAS E NELSON JUNIOR PADILHO FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de instalação de placas de sinalização de trânsito nas avenidas e ruas, bem como placas indicando as fazendas, no município de Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Agradecemos a presente indicação, cientes da necessidade estaremos encaminhando providências para adequar a sinalização e identificação os acessos aos armazéns e principais fazendas do município.
Indicação n° 012/2019
AUTOR: MARCOS AUGUSTO DE MATOS VARGAS
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se adquirir um caminhão comboio (melosa) para a Secretaria de Obras, em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicação, estamos atentos a essa evidente necessidade e estaremos equacionando o indicado o mais breve possível.
Indicação n° 013/2019
AUTOR: JACIR LAUREANO MARIA
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de fazer manutenção no parquinho infantil da praça municipal, bem como repor os brinquedos que estão faltando, no município de Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: A Secretaria Municipal de Educação está avaliando a possibilidade de aquisição em conjunto com as demais necessidades das Escolas Municipais de novos brinquedos com opções variadas e seguras.
Indicação n° 014/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de um parque infantil e das Academia da Saúde ao ar livre no Conjunto Habitacional Vida Nova, nesta cidade no no município de Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Embora concordemos que a atividade física e brincadeiras ao ar livre sejam fundamentais ao desenvolvimento das pessoas, os recursos previstos para essa ação não são suficientes para a execução total do projeto.
Assim estaremos buscando recursos estaduais e federais que possam complementar a ação e promover os benefícios esperados.
Indicação n° 015/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de instalação de um parque infantil pedagógico na Escola Municipal CMEI, nesta cidade”.
Resposta: Assim como foi tratado na indicação n° 013/2019, a Secretaria Municipal de Educação esta incumbida de dar os encaminhamentos para tal pleito.
Indicação n° 016/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir uma lavanderia na Escola Municipal Crescer e Aprender, nesta cidade”.
Resposta: Agradecemos a indicação, mas informamos que a mesma não será atendida no corrente ano.
Indicação n° 017/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de instalação de fazer levantamento e cascalhamento em todas as estradas no Parque das Emas e chácaras, bem como a limpeza dos drenos, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicatória, informamos que a mesma será encaminhada para a Secretaria Municipal de Obras para conhecimento e providências.
Indicação n° 018/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de asfaltar a borracharia Dois Irmãos até a Auto Elétrica São Mateus, bem como uma rotatória nesta localidade, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Agradecemos a presente indicação, informamos que em face a pavimentação das Ruas dos Jasmins, Orquídeas e Margaridas será possível fazer a pavimentação do trecho indicado.
Indicação n° 019/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de asfaltar toda a Av. Amazonas, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicação, o possível será feito, conforme resposta da indicação n° 006/2019, entretanto, hoje a única limitação para atendimento do indicado é financeira, neste ponto Vossa Excelência pode contribuir usando suas habilidades políticas e influência, tanto na Assembleia Legislativa do Estado, quanto na Câmara dos Deputados, para alavancar os recursos necessários.
Indicação n° 020/2019
AUTOR: ELUIR CAVASSIN
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de alargamento e cascalhamento de estrada que dá acesso a Mogiana aproximadamente nos trechos a mil metros antes e depois da ponte do Rio Branco, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: A presente indicação será encaminhada para a Secretaria Municipal de Obras para apreciação e atendimento após o levantamento da MT 484 e municipais até a borracharia.
Indicação n° 021/2019
AUTOR: VALDECIR DOMINGOS STRADA
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir um bueiro e um quebra molas na estrada das chácaras no Rio Branco, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicatória, informamos que a mesma será encaminhada para a Secretaria de Obras para conhecimento e providências.
Indicação n° 023/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de adquirir dois computadores e uma copiadora completa para o Departamento do Detran, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicatória, muito embora até o momento não houve solicitação de substituição dos equipamentos existentes com justificativas que evidenciam tal necessidade pelos responsáveis do setor.
Quanto a copiadora “completa”, informamos que existe no prédio “Ganha Tempo” pelo menos 03 (três) equipamentos com essas características, que podem ser usados.
Indicação n° 024/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir faixas elevadas em frente das escolas municipais, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Agradecemos a presente indicação, em breve será realizada a pintura das faixas de pedestres nas proximidades das escolas. Entretanto, sendo a faixa elevada um instrumento de acessibilidade de alto custo, ficamos tristes em desapontá-los, mas no momento oportuno não serão realizadas em todas as escolas.
Indicação n° 025/2019
AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de adquirir cadeiras para o atendimento ao público para o PSM, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Informamos que a mesma será encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde, para conhecimento e providências.
Indicação n° 026/2019
AUTOR: VALDECIR DOMINGOS STRADA
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de um bueiro e recuperação da estrada vicinal que liga a MT 010 para a MT 110, trecho próximo a Faz. Irmão Di Domenico, no município em Ipiranga do Norte/MT”.
Resposta: Grato pela presente indicatória, vimos por meio deste informar que o Senhor Márcio Di Domenico já compareceu na Secretaria Municipal de Obras, no qual já tratou pessoalmente com o Secretário Municipal sobre o assunto e as providências que serão necessárias para equação das demandas.
Indicação n° 027/2019
AUTOR: VALDECIR DOMINGOS STRADA
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da recuperação e limpeza do asfalto na Rua dos Sabiás, nesta cidade.
Resposta: Em atendimento ao indicado, solicitamos vistoria ao Departamento de Engenharia, que não constatou os pontos com necessidades de reparos, quanto à limpeza, foi observado apenas escorrimento de terras dos lotes que não possuem calçadas, fato comum a quase todas as ruas nesta cidade.
Cleonaldo comenta sobre a criação do Centro de Tradições Nordestinas
Valorizar a cultura nordestina em terras ipiranguenses. Este princípio motivou a criação do Centro de Tradições Nordestinas no Município. Com o Estatuto aprovado, o vereador Cleonaldo França subiu na tribuna na 9ª Sessão Ordinária, 1°/04, para comentar sobre este passo rumo ao cultivo e resgate da cultura raiz de parcela expressiva da população de Ipiranga do Norte/MT.
Em um breve pronunciamento, Cleonaldo França expressou entusiasmo com a participação significativa de nordestinos na Assembleia de aprovação do Estatuto do CTN e da diretoria pioneira. Agradeceu o apoio do colega Pedro Alessandro que se dispôs como advogado na causa, bem como a contadora Mariza Konrath. Afirmou que a Prefeitura de Ipiranga do Norte se comprometeu doar uma área para a construção do CTN como incentivo à cultura.
Ao término, pediu o apoio dos demais colegas vereadores para abraçar a causa e buscarem junto às esferas estadual e federal recursos financeiros para a concretização do projeto.
Eluir Cavassin faz seis indicações de melhorias para a Escola N. Sra. Aparecida
Após visitar pessoalmente as instalações da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e dialogar com as profissionais da educação, o presidente Eluir Cavassin encaminhou ao Plenário seis indicações de necessidades da instituição. Confira:
Indicação n° 030/2019: Instalação de portão eletrônico para garantir maior agilidade e segurança às crianças no controle da entrada;
Indicação n° 031/2019: Necessidade de dedetização de morcegos e a limpeza dos forros com grande concentração de dejetos. “Esses dejetos causam infecção pela inalação de esporos de um fungo que é encontrado frequentemente em fezes de pássaros e de morcegos”, justificou em nota;
Indicação n° 032/2019: Calçamento de toda a área em torno da escola;
Indicação n° 033/2019: Reforma dos banheiros da ala antiga;
Indicação n° 035/2019: Contratação de vigias para todas as escolas municipais para favorecer maior segurança às crianças, pais e professores contra pessoas mal intencionadas;
Indicação n° 036/2019: Aquisição de novos computadores para os laboratórios de informática. Isto, a fim de “facilitar, melhorar o ensino dos alunos e qualidade dos professores que os utilizam para ministrar essas aulas”, justificou.
As seis indicações de Eluir Cavassin tramitaram nos dias 25 de março e 1° de abril. Todas foram aprovadas com louvor pelos vereadores da Casa e encaminhadas ao Executivo ipiranguense para conhecimento e possíveis medidas.
Assista a tribuna:
Cleonaldo França reclama de danos nas calçadas de residências realizados pelo SAAE
O vereador Cleonaldo França apontou, na 8ª Sessão Ordinária (25/02), sobre as reclamações de alguns munícipes quanto aos danos causados nas calçadas residenciais em serviços do SAAE.
Pela Indicação n° 029/2019, o vereador formalizou a cobrança para que a autarquia ao realizar os serviços de consertos nos vazamentos de água nas residências, repare os danos causados no calçamento. Em nota justificativa, destacou que “as calçadas são obras particulares e realizadas pelos munícipes de acordo com o Código de Postura, em que os mesmos pagam para sua execução” e que a não reparação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) acarreta prejuízos aos moradores e ao próprio Município.
A indicação obteve unânime aprovação e foi encaminhada à Prefeitura de Ipiranga do Norte para conhecimento e providências.
Assista a tribuna de Cleonaldo França:
Fabiano do Povo sugere desapropriação de cascalheiras para solucionar problemas de manutenção das estradas
O 1° secretário do Legislativo, Fabiano do Povo, fez uso da tribuna na última segunda-feira, 25/03, para comentar sobre sua Indicação n° 034/2019. Esta aponta a necessidade de aquisição de área adequada para a destinação do lixo urbano e entulhos.
Na oportunidade, comentou sobre a necessidade de cascalhos para a manutenção das estradas e a dificuldade em consegui-los. Na sua opinião, a Prefeitura de Ipiranga do Norte precisa desapropriar as cascalheiras para solucionar este problema. Assista:
Presidente solicita informações sobre a previsão de início do PROERD
Na 8ª Sessão Ordinária, o presidente Eluir Cavassin encaminhou ao Plenário o Requerimento n° 06/2019. Este, solicita informações sobre o andamento de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, a ser aplicado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte e escolas.
Em 11 de março, o prefeito Pedro Ferronatto esteve na Câmara para dialogar, esclarecer dúvidas e questionamentos dos vereadores, bem como munícipes presentes. Na ocasião, o presidente Eluir Cavassin perguntou sobre a situação da implantação do Proerd mas não obteve resposta objetiva sobre o assunto. O prefeito Pedro Ferronatto comentou que o programa já estaria organizado para iniciar os seus trabalhos nos próximos dias e que faltaria pequenos detalhes para isso, mas não informou datas ou maiores detalhes.
A partir disso, Eluir Cavassin formalizou por escrito a solicitação das informações, a fim de poder sinalizar sobre a previsão de início e comunicar às famílias interessadas no programa.
Economia: Sessões ordinárias passarão a ser realizadas pela manhã e reduzirá despesas
Da segunda a noite à manhã. Esta é uma das mudanças realizadas pelos vereadores da Casa quanto às sessões ordinárias, aprovada por unanimidade em 25 de março. O intuito é uma melhor regulação da rotina de serviços administrativos e a redução de gastos.
Com a alteração no Regimento Interno da Casa, realizado pelo Projeto de Resolução n° 02/2019 aprovado, as sessões passarão a ser realizadas todas as segundas-feiras às 8 horas da manhã, podendo acontecer nas sextas-feiras no mesmo horário, quando necessário. Tal mudança terá o benefício da redução de despesas com pessoal, que devido às sessões noturnas trabalhavam fora do horário regular de expediente e implicava no direito a horas-extras ou na compensação em banco de horas.
Outro ponto modificado é quanto aos prazos de tramitação dos projetos. Anteriormente, estes vinham se mostrando insuficientes para análises mais minuciosas, dado ao considerável número de projetos encaminhados em regime de urgência especial pela Prefeitura de Ipiranga do Norte à Câmara.
Com a aprovação unânime do Projeto de Resolução n° 02/2019, as mudanças já foram sancionadas pelo presidente Eluir Cavassin e estão em vigor.
Vereadores comemoram aquisição de novo ônibus da Secretaria de Saúde adaptado para cadeirantes
Um novo ônibus está à disposição dos ipiranguenses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Adquirido por R$ 285 mil, o atendimento desta demanda tornou-se possível com a entrada de recursos da União, solicitada pelos vereadores em maio de 2018 ao senador Welligton Fagundes, que destinou a emenda impositiva.
Os vereadores Eluir Cavassin, Nelson Fernandes, Junior Federice e Valdecir Strada comemoraram o atendimento deste pedido realizado por eles no Senado Federal, em Brasília. Isto, permitiu a aquisição do ônibus adaptado para cadeirantes, e outros portadores de necessidades especiais, com capacidade para 25 passageiros.

Marcos Vargas solicita informações sobre os aluguéis da Prefeitura para esclarecer boatos em circulação
O 2° secretário Marcos Vargas encaminhou para a 7ª Sessão Ordinária, 18/03, Requerimento n°04/2019 em que solicita a informação de quais prédios estão atualmente alugados pela Prefeitura e quais valores pagos.
Recentemente ocorreram mudanças de localização das secretarias de Saúde e de Assistência Social que, do ponto de vista do vereador, foram para melhor. Entretanto, há muitos boatos de que os motivos teriam sido políticos e não de necessidade. A fim de esclarecer este ponto aos cidadãos, o vereador Marcos Vargas encaminhou o Requerimento n° 04/2019, solicitando as informações. Ele pretende, com isto, saber os motivos das mudanças e os valores pagos em todos os aluguéis. Isto, a fim de dar transparência aos munícipes.
O vereador Junior Federice elogiou o requerimento do colega, e disse que tais mudanças são importantes as suas comunicações para que os munícipes possam acompanhar a forma como estão sendo geridos os recursos públicos. Em plenário a aprovação foi unânime.
Presidente solicita informações sobre contratos com a COOPSERVS e a OSCIP para fiscalização
Dois requerimentos, do presidente Eluir Cavassin, passaram em Plenário na 7ª Sessão Ordinária, realizada em 18 de março. Estas, solicitam da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte informações referentes a um leilão público de veículo, bem como os gastos e o quadro de pessoal com a COOPSERV’s e a OSCIP.
Em uso da tribuna, Eluir Cavassin iniciou sua fala comentando o Requerimento n°05/2019, que trata sobre o leilão público. Explicou que o comprador de um veículo leiloado pela Prefeitura está enfrentando problemas para transferir os documentos para si. Sem a documentação do veículo, o comprador tem cobrado a resolução de seu problema que já se estende por alguns meses. A partir disso, o presidente solicitou informações sobre a situação do processo de transferência e quais medidas serão tomadas para a sua solução.
Já o seu segundo requerimento da noite, n° 03/2019, requisitou uma cópia dos contratos firmados com a Cooperativa dos Prestadores de Serviços de Sorriso (COOPSERVS) e com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), e os seus respectivos quantitativos de funcionários. Para Cavassin, os serviços de limpeza urbana não têm atendido as demandas da cidade e com o contrato da COOPSERVS em mãos pretende analisar o tipo de parceria firmada entre as partes. Quanto a OSCIP, pretende fiscalizar os gastos, pois - a seu ver - é uma forma de burlar o limite de gastos com folha de pagamento estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ambos requerimentos já foram protocolados no órgão Executivo na semana anterior. No momento, aguarda-se o atendimento dos pedidos de informações dentro do prazo regimental de 15 dias.
Campo de futebol
Na oportunidade, Eluir Cavassin comentou sobre a situação degradada da área destinada à construção do estádio municipal e afirmou não acreditar que a Prefeitura vá construir o campo até o final de 2019, como prometido. “Está a deus dará aquele campo!”, reclamou. O pedido de muitos atletas é para que haja ao menos um campo de futebol público, para que não dependam de campos particulares. Assim eles teriam a liberdade de realizar os seus campeonatos e treinos.
Em apoio, o 2° secretário Marcos Vargas afirmou diversos atletas estão dispostos a ajudar na formação do campo, com o plantio de grama. No entanto, para isso é necessário que a Prefeitura possa aplainar o terreno com os seus maquinários, mas que nem assim eles têm sido atendidos. Disse que procurou o apoio para conseguir uma patrola particular para realizar este serviço, mas não teve êxito.
“A gente ia trazer essa patrola ali para tentar emparelhar aquilo ali... pois é só emparelhar que o Prof. Audirlei falou que o resto ele termina e até com a nossa colaboração, pois, todos nós gostamos de futebol poderíamos ir lá ajudar também”, finalizou.
Assista:
Pedro Alessandro tem requerimento atendido e o prefeito comparece na Câmara para esclarecimentos
A 6ª Sessão Ordinária, 11/03, foi marcada pela presença do prefeito Pedro Ferronatto para esclarecer dúvidas e responder aos questionamentos dos nove vereadores da Câmara de Ipiranga do Norte/MT.
Durante a palavra livre, o vereador Pedro Alessandro Nascimento, autor do Requerimento n° 002/2019 em que requisitou a presença do chefe do Executivo ipiranguense, iniciou a série de perguntas. Estas, se referiram a limpeza urbana e jardinagem; situação das estradas e aquisição de cascalho; microcrédito; reabertura da Sala do Empreendedor; Fomento e suporte à agricultura familiar; Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Poder Executivo Municipal; e a terceirização de serviços públicos.
“Uma das coisas que eu considero mais simples de serem resolvidas é a questão da limpeza. Acho que Ipiranga do Norte é uma cidade que poderia hoje já ter uma limpeza mais arrojada. A gente já poderia ter um trabalho de jardinagem mais bonito, a cidade mais apresentada tanto para nós que aqui vivemos, quanto para as pessoas que vem de fora”, disse Pedro Alessandro em sua primeira pergunta.
Assista:
Em seguida, foi a vez de Cleonaldo França. Ele dirigiu quatro perguntas ao prefeito ipiranguense: Situação da perimetral e quanto a possibilidade de asfaltamento; Previsão de término do Centro de Eventos; Situação do programa de habitação popular e se irá concretizar neste ano vigente de 2019; e a inauguração do laboratório da Escola Estadual André Antônio Maggi.
Assista:
Marcos Vargas questionou se, com a chegada dos maquinários novos, a Secretaria de Obras traçará um cronograma das atividades e as prioridades na manutenção das estradas.
Junior Federice trouxe em pauta a precariedade da ponte na MT 242 e questionou sobre a possibilidade da Administração Municipal estabelecer parceria com o Governo do Estado e com a União para a sua solução. Em um segundo ponto, o vereador comentou sobre a demanda por um campo de futebol público e perguntou sobre a possibilidade de atendimento. Em seguida, pediu explicações sobre a carência de agentes comunitárias de saúde para a cobertura total do Município. Por fim, questionou se há planejamento de manutenção das estradas do Parque das Emas, bem como a situação da Delegacia da Polícia Civil. Assista:
Valdecir Domingos Strada trouxe em pauta uma reclamação de uma usuária do SUS sobre o não fornecimento de alguns medicamentos. Assista:
Já o Fabiano do Povo comentou e fez questionamentos sobre: o programa de habitação popular; Problemas e necessidades dos postos de saúde; As dificuldades na permanência de profissionais da saúde, principalmente médicos, pela OSCIP; Políticas de incentivo à investidores para a geração de empregos; Previsão de finalização e inauguração de obras; Apoio da Prefeitura à EXPOIPIRANGA; E quanto a criação de um laboratório de análises clínicas municipal.
Na oportunidade, o vice-presidente Jacir Laureano Maria reclamou das barreiras de inibição do tráfego de caminhões na cidade. Afirmou que estas atrapalham a circulação dos ônibus e que estes precisam percorrer trajetos mais distantes dos pontos. Na sequência, perguntou sobre a destinação do lixo de Ipiranga do Norte e a situação das discussões em torno da MT 010.
O último a direcionar seus questionamentos ao prefeito, o presidente Eluir Cavassin perguntou sobre: A situação e previsão da implantação do PROERD; A instalação e melhorias na sinalização de trânsito; Problemas na drenagem da água das chuvas na Rua das Palmeiras; Situação do pagamento das verbas indenizatórias aos policiais militares; e por fim, os planos futuros da Administração para resolver a situação do tráfego de caminhões nas safras e o diálogo com os caminhoneiros locais.
Quanto ao líder do Governo, Nelson Fernandes, não quis fazer perguntas. Afirmou que “as minhas perguntas eu tiro diretamente com o prefeito e com os secretários que tenho esse livre acesso”, disse.
Confira as últimas indicações dos vereadores Strada e Junior Federice
Manutenção de estradas, limpeza urbana, sinalização de trânsito e melhorias na estrutura de atendimento do Posto de Saúde Municipal. Esses são os assuntos das quatros indicações, realizadas pelos vereadores Junior Federice e Valdecir Domingos Strada, nas sessões de 06 e 18 de março. Confira:
INDICAÇÃO Nº 024/2019
AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice.
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir faixas elevada em frente as escolas municipais, no município em Ipiranga do Norte/MT.” V
INDICAÇÃO Nº 025/2019
AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice.
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de adquirir cadeiras para o atendimento ao publico para o PSM, no município em Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 026/2019
AUTOR: Valdecir Domingos Strada.
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de uma bueiro e recuperação da estrada vicinal que liga a MT010 para a MT110, trecho próximo a Fazenda Irmão Didomenico, nesta cidade.”
INDICAÇÃO Nº 027/2019
AUTOR: Valdecir Domingos Strada.
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da recuperação e limpeza do asfalto na Rua dos Sabias, nesta cidade.”
Nota de Pesar por Leonita Bianchini
A Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte recebe com muito pesar a notícia do falecimento da senhora Leonita Bianchini nesta segunda-feira, 18/03.
Pioneira em Lucas do Rio Verde, onde residiu desde 1981, possuía muitos familiares em nosso município de Ipiranga do Norte/MT.
Às famílias Bianchini e Carlot apresentamos a nossa solidariedade e prece neste momento de separação, dor e luto.
"Não vai fechar", afirmou Junior Federice sobre o Banco do Brasil em Ipiranga do Norte
Desde o assalto ocorrido em 19 de dezembro de 2018, a agência do Banco do Brasil de Ipiranga do Norte tem sido alvo de especulações sobre a possibilidade de seu fechamento. Sem o atendimento de caixa, devido a grande destruição causada por seis assaltantes em sua infraestrutura, os clientes tiveram as suas rotinas bancárias afetadas, tendo que recorrer às agências de cidades vizinhas para grandes transações. Isto, têm causado uma diminuição no movimento do Banco do Brasil local.
Ciente dos boatos, o vereador Junior Federice esteve recentemente junto com o deputado estadual Nininho, em Cuiabá/MT, e solicitou uma audiência com a Superintendência Regional do Banco do Brasil para tratar sobre a agência local e as dificuldades enfrentadas pelos ipiranguenses. Segundo Federice, lhe foi informado que, devido aos grandes danos na infraestrutura, a normalização no atendimento ainda irá demorar, mas que o processo de reforma já encontra-se em andamento. "Não vai fechar. Essa agência não vai fechar. É uma agência que tem um fluxo muito grande, principalmente na agricultura e o nosso Município como é quase 100 % agricultura, ela (superintendente regional) deixou claro que não vai fechar", afirmou.
Na oportunidade, pediu a instalação de caixas eletrônicos em comércios da cidade a fim de atender a demanda por saques, que atualmente só estão sendo realizadas via Lotérica.
Assista ao discurso completo:
Presidente pede a manutenção em estrada de acesso à Mogiana
Eluir Cavassin pediu na 4ª Sessão Ordinária, 25/02, o alargamento e o cascalhamento de 2 km de estrada na região da ponte do Rio Branco, de acesso à Mogiana.
Segundo o presidente da Casa, o trecho é bastante estreito e encontra-se danificado a ponto de comprometer a segurança do tráfego. Comentou que a realidade do local prejudica a visibilidade da ponte, ocasionando o encontro de veículos e, em dias chuvosos, forma-se atoleiros que dificultam a subida na lomba.
A rota é muito utilizada por carretas e maquinários agrícolas nos períodos de safra e safrinha. Colheitadeiras, por exemplo, necessitam de espaço para trafegar em segurança. Dessa forma, Eluir Cavassin pediu que seja dado prioridade na estrada, em um trecho de 1 km antes, mais 1 km depois da ponte do Rio Branco. “Precisa arrumar para não dar um acidente fatal”, finalizou.
Construção de bueiros
Relacionado ao tema, o vereador Valdecir Strada realizou a Indicação n° 021/2019, na qual solicitou a construção de bueiros e quebra-molas nas estradas das chácaras do Rio Branco. Mas ressaltou: "Tem que fazer para todos ou não fazer para ninguém", disse Strada.
Ações do documento