Notícias
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES REALIZA SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DE TITULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO IPIRANGUENSE E MOÇÃO DE APLAUSOS
A Câmara Municipal de Vereadores de Ipiranga do Norte realizou, no último dia 02 de dezembro de 2022 às 19:30hs no auditório da Casa de Leis a 1ª Sessão Solene do ano de 2022 para a entrega dos títulos de cidadão honorários Ipiranguense aos Deputados Estaduais Ederson Dal Molin e Janaina Riva e Deputado Federal Dr.º Leonardo e também Moções de Aplausos a Concessionária APASI e ao Pastor Paulo Levi.
A solenidade teve início com a composição da mesa de honra pelo Presidente da Câmara Eluir Cavassin, o Vice-presidente Rogério do Carmo Gabriel, o Primeiro Secretário Evalir Cesar Damo, o segundo secretário Valmor Canever e demais vereadores e a entrada dos homenageados e em seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro.
A concessão da honraria de título de Cidadão Honorário Ipiranguense a Deputada Estadual Janaina Riva foi proposta pelo vereador Eluir Cavassin ( Coco), ao Deputado Estadual Ederson Dal Molin conhecido como Xuxu Dal Molin foi proposto pela Vereadora Alexandra Cossul e ao Deputado Federal Drº Leonardo Albuquerque foi proposto pelo Vereador Rogério do Carmo Gabriel ( Rogério do Gás), já as Moções de Aplausos a APASI a autorio foi do Vereador Evalir Cesar Damo e ao Pastor Paulo Levi foi de autoria do Vereador Antonio de Abrantes Alves Neto ( Neto da Farmácia) como forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município
Uma noite de reconhecimento, comemorações e muitas homenagens. Assim aconteceu a Sessão Solene, com a entrega de Títulos de Cidadão Honorário e Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores. Autoridades políticas, homenageados com familiares e amigos, empresários, representantes de entidades, além de convidados comungaram a valorização daqueles que se destacaram na sociedade em prol do desenvolvimento e crescimento do município e a população também pode acompanhar a sessão solene pela transmissão ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte.
Na sessão todos os parlamentares no geral, parabenizaram os homenageados pelo recebimento das honrarias, destacando alguns fatos e histórias, bem como os homenageados, que agradeceram os edis pela indicação de seus nomes, a Deputada Estadual Janaina Riva por motivo de força maior não pode comparecer a cerimonia no dia 02/12 mas esteve presente na 39ª sessão ordinária do dia 05/12 e recebeu das mãos do autor da proposta Eluir Cavassin o titulo de cidadã Ipiranguense e agradeceu pelo reconhecimento.
.
ATENÇÃO!! MUDANÇA DE HORARIO DE EXPEDIENTE NESTA SEXTA FEIRA 09/12/2022
Atenção!!
A Câmara Municipal comunica que em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo de 09/12/2022 às 11:00hs excepcionalmente o horário de expediente da Câmara será reduzido para 7:00 às 9:00.
Contamos com a colaboração de todos!
OUVIDORIA – CIDADÃO A CÂMARA MUNICIPAL QUER OUVIR VOCÊ!!!
A Ouvidoria Parlamentar é um espaço de comunicação entre o cidadão e a Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, sendo instrumento democrático de controle e avaliação que permite a comunidade interagir, acompanhar, comentar, sugerir e elogiar a atuação política dos seus representantes contribuindo para fomentar a transparência e o aprimoramento da cidadania e da democracia.
A Ouvidoria encontra-se em pleno funcionamento na sede da Câmara e você pode participar enviando sugestões, comentários, dúvidas, solicitações e reclamações.
- Elogio - demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido.
- Denúncia - ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
- Sugestão - apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados.
- Solicitação - pedido para adoção de providências por parte da Câmara Municipal de Tijucas.
- Reclamação - demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço.
- Pedido de informação - solicita informações que estão sob a posse do órgão público..
FORMAS DE ATENDIMENTO:
O atendimento aos cidadãos acontece das seguintes formas:
PRESENCIAL: O cidadão pode ir até a sede que fica localizada na Avenida Vitória, S/nº Centro do Município de Ipiranga do Norte-MT no setor da ouvidoria.
PELA INTERNET: Através do site https://www.ipirangadonorte.mt.leg.br/
Pelo Fala BR:
https://www.ipirangadonorte.mt.leg.br/incentivo-a-cultura/teste/fala-brasil
Através do E-mail: ouvidoriacm@ipirangadonorte.mt.leg.br
POR TELEFONE: (66) 3588 - 1623
POR CORRESPONDÊNCIA: Via Correios ao Endereço: Avenida Vitória, S/nº Centro do Município de Ipiranga do Norte-MT – CEP: 78.578-000 Caixa Postal 04.
O PARECER PRÉVIO DO TCE-MT DAS CONTAS ANUAIS DE GOVERNO DO EXERCÍCIO 2021 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIRANGA DO NORTE ENCONTRA-SE DISPONÍVEL PARA CONSULTA NA CÂMARA MUNICIPAL
A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte comunica que a partir desta data, encontra-se a disposição dos cidadãos Ipiranguenses o parecer Prévio do Tribunal de Contas – TCE/MT completo das Contas de Governo do exercício 2021 da prefeitura Municipal para consulta na Câmara até 06 de fevereiro de 2023 , onde a população poderá examinar, apreciar e/ou questionar a sua legitimidade, nos termos do Art. 209 da Constituição do Estado de Mato Grosso e art. 325 do Regimento Interno da Câmara Municipal
O parecer é referente ao exercício financeiro de 2021, sob administração do prefeito Orlei José Grasseli. O Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) opina por sua aprovação.
O documento Processo nº 41.289-9/2021 TCE-MT na integra poderá ser acessado através do link abaixo:
Ou pessoalmente no átrio da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte durante o horário de expediente, das 07h às 13h, ainda informa que os que desejarem adquirir uma cópia deverão solicitar junto à Ouvidoria em www.ipirangadonorte.mt.leg.br ou pessoalmente através de requerimento na Avenida Vitória, 972 - Centro., e a partir de fevereiro, as comissões permanentes, constituídas por vereadores, farão o estudo e análise do parecer do TCE/MT e a encaminharão para votação em Plenário favorável ou contrário ao parecer
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA 2023 - PROJETO DE LEI Nº 023/2022 DIA 23/11/2022 AS 8:00HS
A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte - MT, através do Edital de Convocação de n° 005/2022, convoca os Senhores Vereadores e a População em geral para a AUDIÊNCIA PÚBLICA, que tem como finalidade específica discutir o Projeto de Lei nº 023/2022, LOA – Lei ORÇAMENTÁRIA ANUAL para o exercício de 2023.
A audiência pública ocorrerá no dia 23 de novembro de 2022 ás 8:00hs e poderá ser acompanhada tanto presencialmente no Plenário da Câmara Municipal como virtualmente através da transmissão ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte
Edital:
CÂMARA REALIZA ELEIÇÃO PARA MESA DIRETORA DO PRÓXIMO BIÊNIO 2023/2024 E VEREADOR ROGÉRIO DO GÁS É ELEITO PRESIDENTE
No dia 07 de novembro de 2022 durante a 35ª sessão ordinária foi realizada a eleição para a nova mesa diretora que são compostos pelos cargos de presidência, vice-presidência, 1º secretário e 2º secretário que assumirá a administração da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte para o próximo biênio 2023/2024.
Terminada a apresentação dos projetos em pauta da sessão, o presidente em vigor, Sr.º Eluir Cavassin declarou aberta a eleição junto aos demais vereadores e vereadora presentes , onde se verificou a inscrição de duas chapas – Chapa nº 01 composta por Rogério do Gás candidato a Presidente, Evalir Cesar Damo candidato a Vice Presidente, Eluir Cavassin candidato a 1º Secretário e Jacir Laureano Maria candidato a 2º secretário e a Chapa nº 02 composta por Antonio de Abrantes Alves Neto – candidato a Presidente, Alexandra Cossul candidata a vice – presidente, Fábio Cezar Tavares candidato a 1º Secretário e Celso da Conceição da Silva candidato a 2º Secretário.
Após todos os vereadores terem votado e realizada a contagem dos votos, a Chapa nº 01 recebeu 5 votos, e a Chapa 2 recebeu 4 votos, sendo a chapa nº 01 eleita pela maioria de votos para assumir o biênio 2023/2024 da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte.
Os novos titulares assumirão os cargos a partir da próxima legislatura em janeiro de 2023 ficando a mesa diretora assim constituída:
Presidente – Rogério do Gás,
Vice-Presidente – Evalir Cesar Damo,
1º Secretário - Eluir Cavassin
2º secretário – Jacir Laureano Maria
Ao final os vereadores parabenizaram a nova mesa diretora eleita, e o presidente atual ressaltou que a união e a harmonia no Legislativo só trazem benefícios para o Município e não havendo mais nenhum assunto em pauta encerrou a 35ª Sessão Ordinária e convidou a População a participar das sessões ordinárias tanto presencialmente no Plenário da Câmara toda segunda - feira ás 8:00hs como virtualmente através da transmissão ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte
VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE APLAUSOS PARA CONCESSIONÁRIA APASI NA 33ª SESSÃO ORDINÁRIA
Uma Moção de Aplausos foi aprovada na 33ª Sessão Ordinária desta semana, no dia 17/10, e endereçada à Mesa Diretora da Câmara parabeniza a Concessionária Apasi pelos relevantes serviços prestados à sociedade Ipiranguense e Mato-grossense.
A Concessionária APASI foi fundada em 2003, em parceria com o governo do estado iniciou a construção de rodovias no interior do estado sendo a responsável a administrar a rodovia MT-242 que liga Sorriso a Ipiranga do Norte e a Moção de Aplausos será entregue em sessão solene no final do ano.
O autor da Proposição o vereador Evalir Cesar Damo explicou que a iniciativa de conceder a respectiva moção foi a de reconhecer os trabalhos realizados com grande eficiência pela concessionária Apasi ao Municipio de Ipiranga do Norte através das obras concretizadas no trevo de acesso ao município onde foram instalados redutores de velocidade (quebra-molas), bem como toda sinalização necessária do local.
O vereador complementa que a moção ainda se justifica por todo serviço prestado ao Estado de Mato Grosso por possuir uma grande frota de maquinas, caminhões, ambulâncias que auxiliam na manutenção da rodovia e no atendimento aos usuários, como exemplo o serviço de guincho e assim proporcionam maior segurança aos usuários da rodovia. Além de oferecer também aos transeuntes em sua sede do pedágio estacionamento seguro, banheiros, espaço fechado com cozinha, churrasqueira, fogão, espaços abertos com quiosques, área de descanso, e água potável.
Ainda na mesma sessão foram apresentadas e aprovadas as indicações 121 e122/2022 abaixo:
INDICAÇÃO Nº 121/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de enlarguecer e levantar o aterro sobre o Rio dos Porcos na divisa das Fazendas Tupi Barão e Rolândia, no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 122/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de considerar a possibilidade de se fazer parceria com a entidade APAE em um projeto de decoração natalina para o município de Ipiranga do Norte.
E não havendo mais nenhum assunto em pauta foi encerrada a 33ª Sessão Ordinária, e o Presidente convida a População a participar das sessões ordinárias tanto presencialmente no Plenário da Câmara toda segunda - feira ás 8:00hs como virtualmente através da transmissão ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte
CÂMARA MUNICIPAL MANTÉM VETO DO PREFEITO AO PROJETO DE LEI QUE PROÍBE O MANUSEIO, A UTILIZAÇÃO, A QUEIMA E A SOLTURA DE FOGOS DE ESTAMPIDOS E DE ARTIFÍCIOS
No dia 12 de setembro na 28ª Sessão Ordinária a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 003/2022 de autoria do vereador Antônio de Abrantes Alves Neto que proibia o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no perímetro urbano do município de Ipiranga do Norte/MT, ao ser enviada ao Poder Executivo, a proposta foi vetada pelo prefeito Orlei José Grasselli sob a alegação do Projeto ser Inconstitucional.
E na 32ª Sessão ordinária realizada no dia 10 de outubro o veto foi colocado em votação e foi mantido pelos vereadores por unanimidade, na mesma sessão também foram lidas as Respostas do Poder Executivo as indicações nº 112 e 113/2022 e votadas e aprovadas as indicações de nº 117 a 120/2022 abaixo:
INDICAÇÃO Nº 117/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se realizar a pintura e manutenção nas quadras poliesportivas estaduais e municipais, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 118/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de criar o CONSELHO DA MULHER, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 119/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de criar a REDE MUNICIPAL DE PROTEÇÃO A MULHER VITÍMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 120/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade se realizar a coleta seletiva do lixo, bem como a disponibilização de sacos de lixo para os recicláveis, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
E não havendo mais nenhum assunto em pauta foi encerrada a 32ª Sessão Ordinária, e o Presidente convida a População a participar das sessões ordinárias tanto presencialmente no Plenário da Câmara toda segunda - feira ás 8:00hs como virtualmente através da transmissão ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte.
CÂMARA MUNICIPAL APROVA NA 31ª SESSÃO PROJETO QUE AUTORIZA O EXECUTIVO A ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NO VALOR DE ATÉ R$ 262.969,92 PARA A CONSTRUÇÃO DE 50 UNIDADES HABITACIONAIS NO MUNICÍPIO DE IPIRANGA DO NORTE-MT
Na ultima segunda feira dia 03/10 os vereadores e vereadora da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte aprovaram por unanimidade em caráter de urgência o Projeto de Lei nº 022/2022 que dispõe sobre abertura de crédito adicional Especial de recursos no valor de R$ 262.969,92 ( Duzentos e sessenta e dois mil novecentos e sessenta e nove reais e noventa e dois centavos) provenientes de Superávit Financeiro apurado em balanço do exercício anterior no orçamento financeiro do exercício de 2022.
A finalidade do projeto é atender o Programa Habitacional no âmbito Estadual em parcerias com as secretarias estaduais SETASC/MT e SINFRA/MT, visando a contrapartida no convênio relativo a repasse financeiro do estado para aquisição de materiais de construção visando a implantação de 50 unidades habitacionais no município de Ipiranga do Norte-MT, conforme os requisitos mínimos estabelecidos no Decreto Estadual nº 1.398 de 24 de maio de 2022.
O valor estimado pela SINFRA/MT do convênio para a aquisição de material soma o montante de R$ 3.287.124,00, sendo R$ 3.024.154,08 a ser repassado pelo estado e R$ 262.969,92 de contrapartida do município, representando um custo de material por unidade de R$ 60.483,08.
Os custos relativos à mão de obra para construção das unidades, bem como a infraestrutura (drenagem, pavimentação, energia, água e esgoto), serão de responsabilidade do município.
A previsão é que a construção das casas populares se iniciem no ano que vem - 2023, e será destinada a pessoas de baixa renda sem nenhum custo.
Na mesma sessão também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 005/2022 que dispõe sobre a alteração da tabela 01 do anexo V, dos adicionais e gratificações, da Lei Complementar 047 de 06 de janeiro de 2020, e as indicações 114,115 e 116.
Após as votações o Presidente da Câmara encerrou a sessão e convidou toda a população para participar das sessões ordinárias presencialmente no plenário da Câmara toda segunda feiras às 8:00hs e que também pode ser acompanhada ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte.
CÂMARA REALIZA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA E APROVA LDO 2023
Em sessão extraordinária realizada na manha da ultima sexta feira (30/09), no plenário da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, os vereadores presentes aprovaram, em primeiro e segundo turnos, o Projeto de Lei Nº 018/2022, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2023.
Após os trâmites iniciais foi lido o projeto de Lei e também foram lidos os Pareceres das Comissões de Constituição e Justiça; Tributação Finanças e Orçamento, Obras, Urbanismo, Bens e Serviços Municipais e Meio Ambiente, Ordem Social, Saúde, Cultura, e ao final o Projeto foi aprovado por unanimidade.
Após a votação o Presidente da Câmara encerrou a sessão e convidou toda a população para participar das sessões ordinárias presencialmente no plenário da Câmara e que também pode ser acompanhada ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte.
Poder Executivo realiza audiência pública de Avaliação das Metas Fiscais do 2º Quadrimestre de 2022
No dia 28 de setembro de 2022 o Poder Executivo com a finalidade de Atender aos princípios da administração pública, destacados em textos legais, realizou a Apresentação da Audiência Pública a todos os munícipes, representantes de entidades, vereadores, organizações sociais, conselhos municipais e demais segmentos.
A mesma teve início as 08hs da manhã, no plenário da Camara Municipal de Vereadores sendo aberta ao público e também transmitida ao vivo simultaneamente pela Página do Facebook da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal, onde os mesmos puderam opinar e discutir sobre a Avaliação do Cumprimento de Metas Fiscais do 2° Quadrimestre de 2022.
Assista a audiência na integra no link abaixo:
https://www.facebook.com/PrefeituradeIpirangadoNorte/videos/629810355512942
CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO 2023
A Comissão de Finanças e Orçamento, e a Contabilidade da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte realizaram na manhã desta quinta feira dia 29 de setembro, as 8:00h a audiência pública para a discussão do Projeto de Lei 018/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária LDO para o exercício de 2023.
A audiência contou com a presença de vereadores, servidores da Câmara municipal e população e durante a apresentação foi esclarecido eventuais dúvidas dos vereadores e público presente sobre dotações, orçamento estimativo para saúde, educação dentre outros questionamentos. A estimativa de arrecadação do município é de R$ 88.214,438 milhões.
A votação do Projeto de Lei da LDO será no dia 30 de setembro de 2022 as 8:00hs no plenário da Câmara Municipal e será transmitida ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte e espera a presença de toda a população.
Assista a audiência na integra no link abaixo:
https://www.facebook.com/cmipirangadonorte/videos/5818312118200260.
CONVOCAÇÃO PARA 2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2022 DIA 30/09/2022 - 8:00h
A CÂMARA MUNICIPAL DE IPIRANGA DO NORTE CONVIDA TODA A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DA 2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2022 QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 30/09/2022 AS 8:00HS NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL QUE TEM COMO FINALIDADE EXPECIFICA VOTAR O PROJETO DE LEI Nº 018/2022 QUE " DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCICIO DE 2023 E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS" .
A sessão poderá ser acompanhada presencialmente no endereço Avenida Vitória s/nº centro - Ipiranga do Norte e também poderá ser assistida on -line através da transmissão ao vivo na página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte. Contamos com a presença de toda a população.
NA 30ª SESSÃO ORDINÁRIA É APROVADO PROJETO DE LEI QUE DISPÕE SOBRE A REVISÃO DO PPA - PLANO PLURIANUAL PARA O QUADRIÊNIO 2022/2025 DO MUNICIPIO DE IPIRANGA DO NORTE
Vereadores aprovaram por unanimidade nesta segunda – feira (26/09) durante a 30ª sessão ordinária o Projeto de Lei Complementar nº 017/2022 do Poder Executivo que revisa e altera o Plano Plurianual para o Quadriênio 2022/2025 do Município de Ipiranga do Norte. O presente projeto solicitou alteração nos anexos das peças de planejamento do PPA para o exercício de 2023, já apreciada por esta casa de leis.
O motivo da Revisão deu-se em virtude da necessidade de adequação orçamentária dos valores financeiros previstos, e a compatibilização das peças de planejamento do PPA com as metas fiscais prevista no Projeto de lei de Diretrizes orçamentárias –LDO para 2023.
Também na mesma sessão foram aprovadas as indicações de nº 112 e 113/2022 abaixo:
INDICAÇÃO Nº 112/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de patrolar e cascalhar com urgência as estradas de acesso ao setor chácaras Buritis e vias paralelas ao mesmo no periodo das chuvas, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 113/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de patrolar e cascalhar com urgência as estradas de acesso ao setor chácaras Buritis e vias paralelas ao mesmo no periodo das chuvas, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
E não havendo mais nenhum assunto em pauta foi encerrada a 30ª sessão, informando que a próxima sessão será no dia 03/10/2022 as 8:00hs e será transmitida ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte e contamos com a presença de todos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO - 2023
A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte - MT, através do Edital de Convocação de n° 002/2022, convoca os Senhores Vereadores e a População em geral para a AUDIÊNCIA PÚBLICA, que tem como finalidade específica discutir o Projeto de Lei nº 018/2022, LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023.
A audiência pública ocorrerá no dia 29 de setembro de 2022
Horário: 8h00min
Local: Plenário da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte - MT.
CÂMARA MUNICIPAL CONVIDA TODA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DA LDO
A Câmara Municipal de Vereadores de Ipiranga do Norte convida toda a população para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA que será realizada na quinta -feira (29/09/2022) as 8:00hs no plenário da Câmara Municipal para discutir o Projeto de Lei n. 018/2022 - que Dispõe sobre a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023.
Você sabe o que é uma LDO?
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é a lei que contém o planejamento da elaboração do orçamento (LOA) do município para o ano seguinte, estabelecendo prioridades e metas a partir de um refinamento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPA), em resumo a LDO serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima as receitas e fixa as despesas do orçamento para o ano seguinte
E para que serve a audiência pública para discutir a LDO?
As audiências públicas de elaboração da LDO e da LOA e de revisão do PPAG são reuniões realizadas pela Câmara para viabilizar o debate prévio entre os cidadãos e os vereadores sobre as matérias orçamentárias. Elas são um instrumento para que o cidadão possa exercer seu direito de conhecer melhor os projetos de lei que se transformarão na LDO, na LOA e na lei de revisão do PPAG, de comentar esses projetos e sugerir alterações neles, para, por exemplo, modificar a destinação de uma verba, ou uma prioridade, ou a execução de uma obra etc.
A Câmara Municipal conta com a presença de toda população para essa importante discussão.
VEREADORES APROVAM AUMENTO DE AUXILIO ALIMENTAÇÃO PARA OS SERVIDORES DA SECRETARIA DE SAÚDE E DE OBRAS QUE TRABALHAM EM REGIME DE PLANTÃO
Na 29ª sessão ordinária realizada na segunda – feira (19/09) os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 006/2022 do Poder Executivo que dispõe sobre a alteração das Tabelas 01 e 03 do Anexo VI da Lei Complementar nº 047/2020, no que diz respeito aos valores do auxilio alimentação aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos que trabalharem em regime de Plantão.
Com a aprovação do Projeto o auxilio alimentação que era de R$ 22,00 ( vinte e dois reais) passará a ser de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) e será pago apenas aos servidores que estiverem trabalhando em plantões da secretaria de saúde como enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas de ambulância, agente de manutenção e assistente administrativo e atendimento e da secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos como Motoristas de Veiculo Médio Porte, Condutores de Veiculo Coletivo de Passageiros, motoristas de Veículos Pesados Categoria D e E, Operadores de Máquinas Pesadas, Operadores de Máquinas Escavadeira Hidráulica e Agentes de Manutenção.
A justificativa para a alteração nos valores do auxílio alimentação é atender uma demanda dos servidores municipais, de modo especial aqueles lotados na Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista a defasagem gritante dos valores atualmente pagos pelo município, qual seja, a quantia de R$ 22,00 (vinte e dois) reais que já não estava sendo capaz de suprir a necessidade de alimentação desses profissionais.
E após levantamento prévio realizado, constatou-se que seria justa a presente alteração dos valores, passando dos atuais R$ 22,00 (vinte e dois) reais para o valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco) reais, atendendo assim, esse antigo pleito dos servidores e corrigindo um déficit real nos valores até então pagos a título de auxílio alimentação.
Também na mesma sessão foi aprovado o Requerimento nº 009/2022 do poder Legislativo requerendo a Prefeitura Municipal que informe quais os gastos reais que o Município teria com a separação da Secretaria de Educação, da Cultura e Esporte, aprovadas também as indicações de nº 109, 110 e 111/2022 abaixo:
INDICAÇÃO Nº 109/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de aquisição de um onibus leito excluisivo para o transporte de atletas da area do esporte, no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 110/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de viabilizar o programa de Agro Estrada para ser implantada na entrada da Fazenda Mano Julio, saindo para o municipio de Lucas do Rio Verde, no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 111/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade se instalar mais placas de sinalização nas rua e avenidas, bem como refazer a pintura dos meios fios e faixas de pedestres, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
E não havendo mais nenhum assunto em pauta foi encerrada a 29ª sessão, informando que a próxima sessão será no dia 26/09/2022 as 8:00hs e será transmitida ao vivo pela página Oficial do Facebook da Câmara através do endereço https://www.facebook.com/cmipirangadonorte e espera a participação da população..
O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Srº. Eluir Cavassin, recebe recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para responder ao questionário do Censo Demográfico 2022.
NA 28ª SESSÃO ORDINÁRIA VEREADORES APROVAM PROJETO DE LEI Nº 003/2022, QUE “PROÍBE O MANUSEIO, A UTILIZAÇÃO, A QUEIMA E A SOLTURA DE FOGOS DE ESTAMPIDOS E DE ARTIFÍCIOS, ASSIM COMO DE QUAISQUER ARTEFATOS PIROTÉCNICOS DE EFEITO SONORO RUIDOSO NO MUNICÍPIO
Na 28ª Sessão ordinária realizada na última Segunda-feira (12/09) foi votado e aprovado o Projeto de Lei Nº 003/2022, que “Proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no perímetro urbano do município de Ipiranga do Norte/MT, de autoria do Vereador Antonio de Abrantes Alves Neto o projeto de lei em questão tem como justificativa a de acompanhar uma tendência que está sendo implementada em diversas cidades pelo Brasil e outros países, que é dar cada vez mais atenção aos animais e as pessoas que se encontram em asilos, hospitais e também as pessoas portadoras de deficiências, portadores de Síndrome de Asperger (autistas) e demais crianças e adultos com sensibilidade auditiva que sofrem com os estampidos e ruídos dos fogos de artifícios.
O projeto ainda em sua justificativa apresentou informações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, segundo as quais, nos últimos vinte anos, foram registrados 122 óbitos por acidente com fogos de artifício, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos. Também foram utilizados dados do Ministério da Saúde que apontam que mais de 7000 pessoas, nos últimos anos, sofreram lesões em resultado ao uso de fogos, O PL não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios, apenas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões, causando risco à vida humana e dos animais ao final o PL foi aprovado por 7 votos favoráveis e 1 desfavorável.
Ainda na 28ª Sessão o Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos Srº Sérgio Medeiros de Araújo fez uso da Tribuna para prestar esclarecimentos sobre a construção da rotatória na Avenida Rio Branco que teria apresentado problemas explanando este que o problema se deu em virtude de veículos pesados (caminhão) passarem em cima da rotatória, destruindo partes dessa, mas que esta será consertada, e que o material utilizado na construção é o padrão indicado pelos engenheiros e que é utilizado em outras obras.
Além da votação e aprovação do PL Nº 003/2022 também foram apresentados e votados o Requerimento nº 008/2022 do Poder Legislativo e as indicações nº 102 à 108/2022 sendo aprovados por unanimidade e após foi encerrada a sessão.
A próxima Sessão Ordinária será dia 19 de Setembro as 8 horas da manhã no Plenário da Câmara Municipal aberta ao público e transmitida ao vivo pelo facebook da Câmara e conta com a presença da população.
7 DE SETEMBRO - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
Foi o processo histórico de separação entre o então Reino do Brasil e Portugal, que ocorreu no período de 1821 a 1825, colocando em violenta oposição as duas partes (pessoas a favor e pessoas contra). As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir a autonomia adquirida pelo Brasil, o que na prática o faria retornar ao seu antigo estatuto colonial.
Com toda a certeza, você conhece a frase “Independência ou morte!”. Mas sabia que ele é apenas o final do Grito do Ipiranga, dado por Dom Pedro em 7 de setembro de 1822?
“Amigos, as Cortes Portuguesas querem escravizar-nos e perseguir-nos. A partir de hoje as nossas relações estão quebradas. Nenhum vínculo nos une mais”, começou ele.
Logo após, arrancou a braçadeira azul e branca que usava, símbolo de Portugal, e continuou: “Tirem suas braçadeiras, soldados. Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil.”
Por fim, desembainhou a espada e exclamou: “Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!”
fontes:https://www.fashionbubbles.com/datas-comemorativas/frases-de-7-de-setembro/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm
Hoje, dia 07 de Setembro de 2022 comemoramos 200 anos de independência.
Que nossa ordem sempre contribua para o progresso do nosso país! Feliz 7 de Setembro!
INFORMAMOS QUE A CÂMARA ESTARÁ FECHADA DIA 07 DE SETEMBRO PELO FERIADO DO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Informamos que nesta quarta-feira dia 07 de Setembro a Câmara Municipal estará fechada pelo motivo do feriado de 7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil retornando as atividades normalmente na quinta-feira dia 08 de Setembro
Aproveitamos e convidamos a todos a participarem e prestigiaram a programação de comemoração desta data tão importante começando as 6:30 da manhã com a concentração para o desfile em frente a prefeitura municipal com saída do desfile as 7:30 da manhãem direção à praça central para o ato cívico
Esperamos a presença de todos.
APROVADO EM PLENÁRIO O PROJETO DE LEI N 016 QUE AUTORIZA O USO DE ESPAÇO PÚBLICO PARA A SORRIMED MEDICINA OCUPACIONAL ONDE ESTACIONARÁ O VEÍCULO ÔNIBUS ADAPTADO COMO CONSULTÓRIO PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO MUNICÍPIO DE IPIRANGA DO NORTE
Na 27º Sessão Ordinária os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 016 do Poder Executivo que tem por finalidade autorizar o uso de espaço público situado na unidade Ambulatório Multiprofissional de Especialidades - AME do Município de Ipiranga do Norte para a empresa SORRIMED MEDICINA OCUPACIONAL DE SORRISO estacionar o seu veículo ônibus adaptado como consultório para desenvolvimento de suas atividades no município de Ipiranga do Norte.
Além do Projeto n 016, foram apresentados e votados também o Requerimento de Urgência ao Projeto de Lei nº 019/2022 do Poder Executivo, o Projeto de Lei nº 019/2022 do Poder Executivo e 6 novas indicações, confira:
INDICAÇÃO Nº096/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se construir uma piscina adaptada com elevação pra hidroginástica, na academia de saúde (centro de reabilitação), no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº097/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de de criar uma Av. perimetral paralela a Av. Rio Branco , aos arredores da lavoura do produtor rural Orlei José Grasseli , partido de uma rotatória na Av. Rio Branco com rua das Margaridas descendo até as proximidades do cemitério municipal chegando na rua Arinos no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº098/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade se construir um novo Posto de Saúde Familiar (PSF), no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 099/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de avaliar a possibilidade de separar as secretarias municipais que estão agrupadas, como a Secretaria de Meio Ambiente, Cultura, Lazer e Esporte, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 100/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de de se fazer um estacionamento exclusivo pra motos na praça municipal e próximo a locais com maior movimentação de veículos, no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 101/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se instalar internet wi-fi, de livre acesso, na Praça Central Ilberto Effting, do Município de Ipiranga do Norte/MT.”
Nossa próxima Sessão será dia 12 de Setembro as 8 horas da manhã no Plenário da Câmara Municipal aberta ao público e transmitida ao vivo pelo facebook da Câmara, contamos com a presença de vocês.
DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA
O dia de se comemorar a Independência do Brasil está chegando e teremos uma semana cheia de programação para comemorar essa data tão importante, começando do dia 01 de Setembro ao dia 07
Confira a programação na imagem:
AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A cada 2 minutos, 5 mulheres são vítimas de violência no Brasil.
"1975 casos de violência contra a mulher foram monitorados pela Rede em 2021. Entre eles, 409 são feminicídios.
Um caso de feminicídio foi monitorado a cada 24h.
SP teve um aumento de 27% de casos de violência contra a mulher.
RJ tem um caso de violência contra mulher por dia e aumento de 18% nos registros.
PE é o estado com mais casos de violência contra a mulher no Nordeste.
Ceará tem o maior registro de transfeminícidios entre os cinco estados monitorados.
Bahia tem um caso de violência contra a mulher a cada dois dias.
São dados do levantamento Elas Vivem: dados de violência contra a mulher, realizo pela Rede de Observatórios da Segurança, em 2022. Os dados são produzidos a partir de um monitoramento do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança. As pesquisadoras conferem dezenas de veículos de imprensa, coletam informações e alimentam um banco de dados, posteriormente revisado e consolidado." INSTITUTO PATRÍCIA GALVÃO: DADOS E FONTES
Essa luta não é só esse mês, não é só hoje, é todo dia.
Não se cale, Denuncie! Diga não a violência contra a mulher, nós apoiamos essa causa!
fotografia: Jacke Ferrarezi
INTERESSE DE CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A CONFECÇÃO DE PLACAS EM AÇO INOX, MOLDURAS E PLACAS DE HOMENAGENS PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPIRANGA DO NORTE–MT.
A CÂMARA MUNICIPAL DE IPIRANGA DO NORTE–MT, comunica que possui interesse em contratar empresa especializada para a confecção de placas em aço inox, molduras e placas de homenagens para atendimento das demandas da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte–MT, nas especificações conforme descrito no anexo a seguir:
>> ANEXO <<
Eventuais Empresas interessadas, podem encaminhar suas propostas até às 23h59min, do dia 29/08/2022, por meio do e–mail: licitacaocm@ipirangadonorte.mt.leg.br.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PODER EXECUTIVO: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LDO - 2023
Através deste, a convite da Prefeitura Municipal, convidamos a toda a População para que se faça presente na Audiência Pública que tem por objetivo a apresentação e discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO - 2023 que será apresentada no dia 29 de agosto, Segunda-Feira com início as 8h00 horas da manhã no plenário da Câmara Municipal
A presença de toda a população é de extrema importância para ouvirmos as sugestões e opiniões dos munícipes para que seja executado um trabalho de qualidade e excelência.
VEREADORES APRESENTAM REQUERIMENTO DO LEGISLATIVO ONDE COBRAM O EXECUTIVO SOBRE EMENDAS IMPOSITIVAS QUE NÃO FORAM EXECUTADAS EM ESPECIAL A DESTINADA A SAÚDE NA 26º SESSÃO ORDINÁRIA
Os vereadores apresentaram o Requerimento Legislativo nº 007/2022 do Poder Legislativo onde se faz a cobrança ao Poder Executivo sobre as Emendas Impositivas do ano de 2021 destinadas a diversas áreas onde muitas ainda não foram executadas e indagaram sobre os recursos destinados a secretaria de saúde onde somam a maior parte do recurso para despesas gerais com exames, consultas médicas e cirurgias de alta complexidade e demais despesas oriundas do órgão mas principalmente para a aquisição de um Grupo Gerador de energia para o PSM, tendo como finalidade atender emergências na falta de energia, visando que em épocas de chuva quando há quedas de energia nossos postos de saúde não podem ficar parados sem que seja possível atender a população pela falta de energia, por esse motivo foi feito o requerimento cobrando uma resposta do executivo para que o trabalho continue sendo executado para atender da melhor forma a população da nossa cidade.
Foi apresentado também o Projeto de Lei Ordinária nº 016/2022 do Poder Executivo, o Projeto de Lei Complementar nº 006/2022 do Poder Executivo, e as Respostas do Executivo as indicações nº 087 a 089/2022.
Os vereadores também apresentaram 6 novas indicações de suma importância para a população, confira:
INDICAÇÃO Nº090/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de levantar e cascalhar a estrada que da acesso as Furnas, e fazer reparos na ponte sob o Córrego Ipiranga sentido a propriedade do Sr. Eder Bocoli, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº091/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de realizar a limpeza nos drenos antes do período das chuvas no Parque das Emas, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº092/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se cobrar mais celeridade na manutenção do telhado e nas fiações elétricas, da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, antes do período das chuvas, no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº 093/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se instalar iluminação e pista de caminhada na Av. Amazonas, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº094/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade e adquirir áreas publicas ao entorno e dentro do município para futuras instalações que se fizerem necessárias conforme o crescimento urbano, no município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº095/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se construir ou providenciar um local destinado a Rodoviária ou ponto de ônibus sob concessão ou congêneres, no município de Ipiranga do Norte/MT.”
Nossa próxima Sessão será dia 05 de setembro as 8 horas da manhã, sendo que segunda dia 29 de agosto será a Audiência Pública do Poder Executivo de apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO - 2023 as 8horas da manhã no Plenário da Câmara Municipal, a presença da população é de extrema importância, contamos com a participação de todos.
INTERESSE DE COMPRA DE RECARGA DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
A Câmara Municipal de Ipiranga do Norte/MT, comunica que possui interesse em adquirir recargas de extintores de incêndio, nas especificações a seguir:
• Duas recargas para extintor de incêndio, com carga de pó pressurizado (pó químico seco) – NBR 10721 e NBR 15808 – com capacidade de 06 kg, do tipo B – C.
• Duas recargas para extintor de incêndio, com carga de água pressurizada – NBR 11715 e NBR 15808 – com capacidade de 10 litros, do tipo A-B-C.
Eventuais Empresas interessadas, podem encaminhar suas propostas até às 23h59min, do dia 22/08/2022, por meio do e-mail: licitacaocm@ipirangadonorte.mt.leg.br
VEREADORES INDICAM A NECESSIDADE DE PRORROGAR A DURAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS PARA 02 ANOS NO MUNICÍPIO NA 25º SESSÃO ORDINÁRIA 2022
A 25º Sessão Ordinária foi realizada nessa segunda-feira dia 15 de agosto e iniciada com 1 minuto de silêncio em respeito ao falecimento do Sr. João Clovis Aires dos Santos, logo dando continuidade foi lido e apresentado o Projeto de Lei Ordinária nº 015/2022 do Poder Executivo e as Respostas as indicações nº 081/2022, 085 e 086/2022
Foram apresentados também 3 novas indicações sendo elas:
INDICAÇÃO Nº087/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de prorrogar a duração do Processo Seletivo para contratação de Professores temporários para 02 anos no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº088/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se aderir algum programa de ensino em período integral para as escolas municipais em especial o CMEI, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
INDICAÇÃO Nº089/2022
“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de levantar e cascalhar a estrada que liga a Fazenda Mano Júlio sentido Armazém Trevo, no Município de Ipiranga do Norte/MT.”
Ao final os Vereadores parabenizaram a todos os pais com lindas palavras e mensagens de carinho e admiração pela data tão importante comemorada neste último domingo dia 14 de agosto e desejaram toda a força e carinho as famílias enlutadas, as mais sinceras condolências a todos.
Convidamos a todos para prestigiarem nossa próxima Sessão que será realizada no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira dia 22 de agosto as 8 horas da manhã aberta ao Público e também transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara. A presença de vocês em nossa casa de Leis é de extrema importância, contamos com a presença e participação de todos.
LUTO - NOTA DE PESAR
É com pesar que anunciamos o falecimento do Sr. JOÃO CLOVIS AIRES DOS SANTOS, e declaramos as mais sinceras condolências a família e amigos e desejamos toda a força nesse momento tão difícil.
Na memória de quem ama não há lugar para o esquecimento, só para a saudade daqueles que durante a vida nos trouxeram tanta alegria. Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
Ações do documento